O que sabe sobre ‘Sales Intelligence’ e ‘Data Mining’?
Nuno Ferreira, Director da nexium Portugal, explica as vantagens destas plataformas úteis na gestão do negócio
Rita Gonçalves
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A nexium Customer Solutions foi distinguida pela Gartner como uma das empresas com melhor expertise em Sales Intelligence e Data Mining no mercado dos produtos de grande consumo. O Hipersuper entrevistou Nuno Ferreira, Director da nexium Portugal, para saber mais sobre estas plataformas úteis na gestão do negócio.
Em que consistem as competências de Sales Intelligence e Data Mining? Que benefícios trazem ao mercado dos produtos de grande consumo?
Como experts em Shopper Marketing, Sales Intelligence e Data Mining, a nexium conta com os seus próprios centros de desenvolvimento de software e oferece uma gama de soluções inovadoras e sempre “à medida” do cliente. Sendo estas soluções customizáveis, abarcam um amplio espectro: desde a gestão de espaço automática (planogramas inteligentes) e a análise promocional até à realização de estudos personalizados de ‘datamining’ para criar ‘insights’ e acções comerciais de valor acrescentado.
Especificamente, a nexium Sales Intelligence é o resultado de quatro anos de desenvolvimentos com as principais multinacionais de grande consumo na área de ‘Key Account Excellence’. Assume-se como uma plataforma de gestão estratégica de contas que permite integrar num único ambiente todos os componentes do processo previsão, análise e gestão de contas chave, permitindo acrescentar produtividade para todos os macro processos comerciais.
Como por exemplo?
A formulação do orçamento comercial em volume, com o plano estratégico definido por cada ‘Key Account Manager’ para os seus clientes principais, baseado na estimativa por objectivos; Sistematização de condições comerciais: permite introduzir de forma homogénea o perfil dos clientes, simular e monitorizar o impacto no P&L [Profit & Loss] em relação às suas condições comerciais; Previsão contínua (Rolling Forecast): facilita a monitorização e a análise de vendas de forma a detectar oportunidades de melhorias, oferecendo a possibilidade reajustamentos na previsão anual; Gestão de sortido e planeamento promocional por cliente e por cluster, com a possibilidade de gerar ópticas de sortido e promocionais por marca/cliente/mês; e Monitorização de vendas que permite o seguimento dos KPIs [Key Performance Indicators] por cliente.
Quem são os vossos clientes?
Nobre, Campofrio, Carrefour, Walmart, Repsol, Bacardi, Mondelez, entre muitos outros.
Qual a estratégia da nexium para conquistar o mercado de grande consumo em Portugal, em 2014?
A estratégia passa por continuar a inovar nas soluções. Ser um parceiro de confiança dos nossos clientes pelas competências evidenciadas e pela qualidade do serviço, rentabilizando as muitas sinergias com os diferentes escritórios nexium espalhados pelo globo.
Quais os principais desafios deste sector a prazo?
Com um comprador/consumidor cada vez mais exigente e inteligente, é necessário que o sector tenha coragem de arriscar e inovar. Conseguir-se valer pela diferenciação!