O que sabe sobre ‘Sales Intelligence’ e ‘Data Mining’?
Nuno Ferreira, Director da nexium Portugal, explica as vantagens destas plataformas úteis na gestão do negócio

Rita Gonçalves
iServices inaugura nova sede regional no Porto com Academia de Formação Técnica
Fundo Shoppings Iberia adquire La Vie Caldas da Rainha e La Vie Guarda
Science4you tem nova identidade visual
Via Verde cria parceria com a Cooltra para aumentar oferta de serviços de mobilidade
Grupo Valouro reuniu colaboradores e parceiros para celebrar os 150 anos
AJAP organiza seminário sobre o Jovem Empresário Rural na Ovibeja
Stratesys implementa plataforma na Sumol+Compal e reforça eficiência nas compras
Auchan apresenta coleção de livros para os mais pequenos aprenderem a gerir as emoções
Takis lança Blue Heat em Portugal e reforça aposta em sabores ousados
Primeiro vinho do Douro da Casa Ermelinda Freitas eleito o melhor tinto no Citadelles Du Vin 2025
A nexium Customer Solutions foi distinguida pela Gartner como uma das empresas com melhor expertise em Sales Intelligence e Data Mining no mercado dos produtos de grande consumo. O Hipersuper entrevistou Nuno Ferreira, Director da nexium Portugal, para saber mais sobre estas plataformas úteis na gestão do negócio.
Em que consistem as competências de Sales Intelligence e Data Mining? Que benefícios trazem ao mercado dos produtos de grande consumo?
Como experts em Shopper Marketing, Sales Intelligence e Data Mining, a nexium conta com os seus próprios centros de desenvolvimento de software e oferece uma gama de soluções inovadoras e sempre “à medida” do cliente. Sendo estas soluções customizáveis, abarcam um amplio espectro: desde a gestão de espaço automática (planogramas inteligentes) e a análise promocional até à realização de estudos personalizados de ‘datamining’ para criar ‘insights’ e acções comerciais de valor acrescentado.
Especificamente, a nexium Sales Intelligence é o resultado de quatro anos de desenvolvimentos com as principais multinacionais de grande consumo na área de ‘Key Account Excellence’. Assume-se como uma plataforma de gestão estratégica de contas que permite integrar num único ambiente todos os componentes do processo previsão, análise e gestão de contas chave, permitindo acrescentar produtividade para todos os macro processos comerciais.
Como por exemplo?
A formulação do orçamento comercial em volume, com o plano estratégico definido por cada ‘Key Account Manager’ para os seus clientes principais, baseado na estimativa por objectivos; Sistematização de condições comerciais: permite introduzir de forma homogénea o perfil dos clientes, simular e monitorizar o impacto no P&L [Profit & Loss] em relação às suas condições comerciais; Previsão contínua (Rolling Forecast): facilita a monitorização e a análise de vendas de forma a detectar oportunidades de melhorias, oferecendo a possibilidade reajustamentos na previsão anual; Gestão de sortido e planeamento promocional por cliente e por cluster, com a possibilidade de gerar ópticas de sortido e promocionais por marca/cliente/mês; e Monitorização de vendas que permite o seguimento dos KPIs [Key Performance Indicators] por cliente.
Quem são os vossos clientes?
Nobre, Campofrio, Carrefour, Walmart, Repsol, Bacardi, Mondelez, entre muitos outros.
Qual a estratégia da nexium para conquistar o mercado de grande consumo em Portugal, em 2014?
A estratégia passa por continuar a inovar nas soluções. Ser um parceiro de confiança dos nossos clientes pelas competências evidenciadas e pela qualidade do serviço, rentabilizando as muitas sinergias com os diferentes escritórios nexium espalhados pelo globo.
Quais os principais desafios deste sector a prazo?
Com um comprador/consumidor cada vez mais exigente e inteligente, é necessário que o sector tenha coragem de arriscar e inovar. Conseguir-se valer pela diferenciação!