Os desafios das empresas de logística
As empresas de logística podem tornar-se “os motores de busca do mundo real”, revela um relatório da transportadora DHL

Rita Gonçalves
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A DHL apresentou o relatório de tendências sobre “Big Data in Logistics”.
O documento centra-se em três áreas de aplicação da análise de dados pelas empresas de logística e outras indústrias: eficiência operacional, experiência do cliente e novos modelos de negócio.
“Big Data” é o nome utilizado para definir grandes volumes de informação que podem ser sistematicamente recolhidos de diferentes fontes, sendo analisados e avaliados com a ajuda de novas tecnologias. O rápido crescimento da quantidade de dados disponível é, em primeiro lugar, resultado da geração automática de informação. Empresas e outras organizações esperam que a avaliação deste tipo de informação lhes permita reconhecer tendências relevantes numa fase inicial, conseguindo vantagens competitivas concretas.
O objectivo do relatório é identificar tendências relevantes, em três áreas:
– Primeiro, o objectivo em termos de eficiência operacional é a optimização em tempo real dos percursos de entrega de mercadorias, tendo em conta o pedido de entrega, as condições de trânsito e a disponibilidade do destinatário;
– Segundo, a capacidade de prever atrasos na cadeia de fornecimento, respondendo adequadamente aos mesmos com as melhores soluções logísticas, permite melhorar a experiência do cliente;
– Por último, o Big Data oferece aos fornecedores de logística ideias para novos modelos de negócio, tais como análise de correlação entre condições atmosféricas, surtos de gripe e compras online por parte dos consumidores. Este tipo de análise revela que o mau tempo tem tendência a fazer aumentar o número de compras feitas online, o que, por sua vez, afecta directamente o número de entregas. Nestes casos, os modelos Big Data podem ajudar as empresas a optimizarem os seus processos no sentido de oferecer um melhor serviço ao cliente.
“Big Data e logística encaixam perfeitamente. As empresas de logística gerem um grande fluxo de mercadorias, criando enormes volumes de informação. Informação específica sobre milhões de entregas, incluindo destinatários, dimensões, peso e informação sobre o conteúdo, é registada diariamente. Esta informação potencia o desenvolvimento de novos modelos de negócio. Isto permite às empresas de logística tornarem-se motores de busca para os utilizadores em qualquer domínio”, explica Martin Wegner, Vice-Presidente de Research & Development, DHL Customer Solutions & Innovation.