Distribuição Óptica perde 12% das vendas em 4 anos
A facturação agregada das 20 principais cadeias do sector foi de 360 milhões de euros em 2012
Rita Gonçalves
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A debilidade da procura e as contínuas promoções e ofertas lançadas pelos operadores do sector da Distribuição de Óptica provocaram uma redução das vendas próxima dos 12% no período 2008-2012, revela o estudo sectorial da Informa D&B.
A conjuntura desfavorável motivou igualmente um aumento da concentração da oferta das principais cadeias que foram ganhando quota face aos estabelecimentos independentes, “graças à maior solidez financeira e à capacidade para ajustar os preços dos seus produtos”.
A facturação agregada das 20 principais cadeias do sector foi de 360 milhões de euros em 2012, representando 94% do mercado total.
“As empresas confrontam-se com um cenário marcado pela contracção do consumo e forte concorrência que obrigará à continuação das promoções agressivas de modo a incentivar as vendas. No final de 2013, estimam-se receitas de 370 milhões de euros, menos 3,9 % do que em 2012. Para o exercício de 2014, num contexto macro-económico um pouco mais favorável, espera-se uma estagnação da facturação sectorial”.
O número de ópticas em Portugal tem vindo a assinalar uma tendência descendente desde 2008, que se acentuou nos últimos anos. Em Maio de 2013, operavam no País 1 540, das quais perto de metade estava concentrada nos distritos de Lisboa, com cerca de 340 pontos de venda, Porto (230) e Setúbal (160).
“A descida do número de estabelecimentos deve-se principalmente aos efeitos da actual crise económica e à saturação de pontos de venda atingida em alguns núcleos urbanos, que provocou o aumento considerável da intensidade concorrencial no sector”.
A dificuldade de financiamento de novos estabelecimentos levou algumas grandes empresas a concentrar o crescimento na integração de ópticas independentes já existentes, como associadas ou através de contratos de franchising, conclui o estudo.