noMENU entrega 90 mil encomendas por ano
Nasceu há 15 anos vocaccionada para a entrega de comida ao domícilio. Actualmente, está a diversificar a oferta e conta com uma carteira de 30 mil clientes. “Entregamos 90 mil encomendas por ano”, revela em entrevista ao Hipersuper Lorenzo Herrero, responsável da noMENU
Rita Gonçalves
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Entrevista a Lorenzo Herrero, responsável da noMENU
Nasceu há 15 anos vocaccionada para a entrega de comida ao domícilio. Actualmente, está a diversificar a oferta e conta com uma carteira de 30 mil clientes. “Entregamos 90 mil encomendas por ano”, revela Lorenzo Herrero, responsável da noMENU
A noMENU assume-se líder de mercado no sector de entrega de comida ao domicílio. Que números sustentam esta liderança?
Relativamente à quota de mercado, se considerarmos um segmento de entregas ao domicílio mais abrangente, em que competimos directamente com churrasqueiras, pizzarias, entre outros, que fornecem as soluções de refeição mais imediatas e que têm maior procura por parte do público em geral, ronda os 5%. No nosso sector, um mercado mais específico, em que trabalhamos diariamente com 400 restaurantes, somos líderes, com uma quota de 70%. A noMENU conta hoje com uma carteira de 30 mil clientes e entrega cerca de 90 mil encomendas por ano.
Como surgiu há 15 anos este negócio de entregas ao domicílio?
Há 15 anos atrás não havia no mercado português um serviço de entrega de comida ao domicilio , além das cadeias de fast food. Sentido que daí podia nascer uma oportunidade de negócio, a de oferecer um serviço adequado a todo o tipo de gostos e acessível aos mais diversos paladares, foi criada a noMENU, que hoje em dia é líder de mercado neste sector de actividade. A empresa tem por critérios qualidade, preço e variedade e tem como o objectivo oferecer um serviço adequado a todo o tipo de gostos e acessível aos mais diversos paladares. Em 1988, quando a noMENU foi apresentada ao mercado, contava apenas com a parceria de 8 restaurantes, este número tem vindo a crescer ao longo destes 15 anos e hoje em dia pode garantir aos seus clientes uma selecção de mais de 6 mil pratos de mais de 400 restaurantes.
Qual a cobertura do serviço?
O primeiro escritório foi aberto na capital e hoje a empresa tem já 80 colaboradores distribuídos pelos vários escritórios: Lisboa, Cascais, Oeiras, Almada, Costa da Caparica, Figueira da Foz, Viseu, Porto, Aveiro, Leiria, Sintra, Braga. A noMENU tenta também acompanhar a evolução dos tempos, é por isso que, além dos clientes poderem encomendar através de um contacto telefónico ou do site, os subscritores da Vodafone, Meo e Zon podem ainda fazê-lo através da plataforma yubuy.
Como está a evoluir em Portugal o negócio das entregas ao domicílio? A transferência de consumo de fora para dentro do lar, tem beneficiado de alguma forma este negócio?
A crise que se sente no País também afectou o sector no geral e sentiu-se uma quebra generalizada. No caso da noMENU, é possível afirmar que 2013 tem sido um bom ano e parte deve-se à aposta da marca na inovação.
Além de comida, transportam outro tipo de produtos, como jornais e mais recentemente medicamentos. Qual é o vosso modelo de negócio?
A sustentabilidade de negócio da noMENU é a de entrega de comida ao domicílio mas a a empresa tem como modelo de negocio prestar um serviço de qualidade e que dê resposta à falta de tempo ou disponibilidade dos seus clientes, quer seja para cozinhar, surpreender alguém com flores, comprar jornais ou ir à lavandaria.
Quem são os vossos clientes e potenciais clientes?
Os clientes são maioritariamente de classe média, média alta e empresas com funcionários com este perfil, que procuram um serviço de conveniência de entrega de refeições e ou outros produtos.
Como avalia a concorrência da noMENU?
Existem alguns concorrentes mas nem todos apresentam um serviço tão completo. Lojas como a do El Corte Inglés, Jumbo ou Continente, não podem ser consideradas concorrentes directos da noMENU, uma vez que as refeições já preparadas por eles obrigam sempre a uma deslocação do cliente à loja, e as que são apresentadas na loja online não têm garantia de serem entregues no próprio dia. São serviços diferentes.
Qual o vosso posicionamento em preço?
A noMENU tem parceria com centenas de restaurantes seleccionados que permitem múltiplas opções, desde sandes, hambúrgueres à mais requintada cozinha tradicional e ao exotismo dos pratos internacionais, todos eles nos mais variados valores. O principal objectivo é garantir um serviço de entrega diário com a máxima qualidade e rapidez. O preço depende daquilo que se encomenda, há alternativas mais económicas e outras sofisticadas com preços mais elevados
Qual o volume de negócios em 2012? Perspectivas para 2013?
O volume de negócios em 2012 foi de cerca de 1 milhão de euros. Em 2013, esperamos chegar a 1,2 milhões de euros.
Que desafios enfrenta a vossa empresa a curto prazo no mercado nacional?
O principal desafio é continuar a participar na profissionalização do sector da restauração, e fazer com que os restaurantes contem com este serviço adicional que lhes possibilita aumentar a facturação e ir ao encontro das necessidades do mercado, onde os clientes têm cada vez menos tempo. Não e fácil fazer com que os restaurantes entendam o funcionamento do negócio, esse continua a ser desde o primeiro dia o principal desafio.