Europeus exigem mais conveniência nas compras online
Mais controlo sobre a entrega da encomenda e um processo conveniente de devoluções, são algumas das principais exigências dos consumidores virtuais

Rita Gonçalves
Mondelēz Portugal duplamente certificada pela cultura de trabalho implantada
Museu do Pão e ACIP lançam o concurso ‘O melhor Pão de Portugal’
iServices inaugura nova sede regional no Porto com Academia de Formação Técnica
Fundo Shoppings Iberia adquire La Vie Caldas da Rainha e La Vie Guarda
Science4you tem nova identidade visual
Via Verde cria parceria com a Cooltra para aumentar oferta de serviços de mobilidade
Grupo Valouro reuniu colaboradores e parceiros para celebrar os 150 anos
AJAP organiza seminário sobre o Jovem Empresário Rural na Ovibeja
Stratesys implementa plataforma na Sumol+Compal e reforça eficiência nas compras
Auchan apresenta coleção de livros para os mais pequenos aprenderem a gerir as emoções
Os europeus querem mais conveniência nas compras online. Mais controlo sobre a entrega da encomenda e um processo conveniente de devoluções, são algumas das exigências.
“Os consumidores estão a utilizar as plataformas online para comprarem aos melhores preços e esperam usufruir de mais opções de expedição dos comerciantes online”, conclui um estudo da comScore e da UPS, que inquiriu mais de 5.500 consumidores online em 6 países da Europa (Bélgica, França, Alemanha, Itália, Holanda e Reuni Unido).
Um total de 41% dos consumidores europeus refere que provavelmente aderiria mais às compras online se pudesse comprar e recolher/levantar o item na loja, enquanto 52% quer ter a possibilidade de devolver itens na loja.
No processo de compra online, os consumidores europeus esperam visualizar as opções de entrega e dos custos totais mais cedo. A flexibilidade é também referida como importante, com 55% dos consumidores europeus inquiridos a exigirem mais flexibilidade para escolher uma data de entrega e 53% a quererem uma melhoria nas opções de recolha das encomendas – uma loja ou espaço do comerciante que seja acessível é uma das opções mais sugeridas pelos consumidores.
Também a visibilidade é valorizada, com a maioria (96%) a referir que é essencial ou importante ter a possibilidade de monitorizar o estado da compra. Já 65% quer poder monitorizar através de alertas no e-mail e 62% pretende ter a possibilidade de acompanhar directamente no site do comerciante o estado de transporte da encomenda.
“Como os consumidores na Europa cada vez mais realizam as suas compras online, as suas expectativas relativamente à oferta dos retalhistas continua também a crescer”, sublinha Nick Basford, vice-presidente da divisão de Marketing da UPS Europa.
De acordo com o estudo, as devoluções podem ajudar a impulsionar as vendas e a melhorar a satisfação do cliente. Metade dos europeus que compram online referem que a facilidade de realizar trocas ou devoluções é uma área que exige melhoramentos, dois terços disseram que revêem as políticas de devolução antes de realizarem a compra, e 61% declararam que comprariam mais se os retalhistas tivessem uma política de devoluções sem complicações.