Promoções salvam retalho alimentar da depressão
“O consumo continua em quebra e é o sector não alimentar que mais contribui para a descida. O retalho alimentar continua a resistir, fruto de uma actividade promocional forte promovida pela indústria e distribuição”
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Rita Gonçalves
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O volume de negócios dos operadores da Distribuição Moderna em Portugal caiu 1,5% no primeiro semestre deste ano, face aos primeiros seis meses de 2012, para para 8.721 milhões de euros, revela o Barómetro da APED (Associação Portuguesa das Empresas de Distribuição).
“O consumo continua em quebra e é o sector não alimentar que mais contribui para a descida [-6,1%]. O retalho alimentar continua a resistir, fruto de uma actividade promocional forte promovida pela indústria e distribuição”, que permitiu ao sector crescer 2,1% nos primeiros seis meses, sublinha Ana Isabel Trigo Morais, directora-geral da APED.
Para compensar o ritmo promocional, os operadores estão a introduzir ganhos de eficiência nas operações de forma a conquistar margem e equilibrar as contas.
Actualmente, um total de 25% das vendas de bens de consumo em Portugal resultam de actividade promocional, revela a APED.
“Continuamos ainda a assistir a transferências de consumo de fora para dentro do lar, tendência à qual o retalho têm vindo a responder com o lançamento de novas categorias de produto e novas propostas de valor”.
O cenário não se vai alterar significativamente até ao final do ano. “O consumo vai continuar a cair, nomeadamente na área não alimentar, um mercado que perdeu 30% das vendas em dois anos, e o retalho alimentar vai continuar a resistir. Aquilo que esperamos é que as quebras não sejam tão elevadas como até aqui”. Até porque a época do Regresso às Aulas agora a decorrer e do Natal são muito importantes para o comércio.
Segundo dados da associação, encerraram 10 lojas nos primeiros seis meses do ano mas abriram outras tantas do sector alimentar, nomeadamente formatos de proximidade, ou seja, lojas mais pequenas, mais próximas dos consumidores e fora dos grandes centros urbanos.