Nova sede do Lidl é amiga do ambiente
Localizada em Sintra, a nova sede é um “projecto verde” que vai usar os recursos da natureza como principal fonte de energia

Rita Gonçalves
HAVI implementa em Portugal um projeto-piloto de gestão de armazéns
Jerónimo Martins entre as 100 melhores empresas mundiais em diversidade e inclusão social
Essência do Vinho regressa ao Porto com 4.000 vinhos de 400 produtores
Indústria alimentar e das bebidas exportou 8.190 M€ em 2024
Festival da Comida Continente de volta em julho
Embalagem e logística têm melhorado a eficiência operacional
Método de pagamento Bizum com crescimento de cerca de 2000% no último mês
Auchan lança campanha focada nas suas pessoas
Mercadona distinguida com dois prémios de inovação
ÚNICO vai operar em Portugal na gestão do plásticos de uso único
No ano em que celebra o 18º aniversário, o Lidl lançou a primeira pedra daquele que será o novo edifício da sua sede em Portugal.
Localizada em Sintra, a nova sede é um “projecto verde” que vai usar os recursos da natureza como principal fonte de energia.
Com este eco projecto, cujo orçamento ronda os 15 milhões de euros, o Lidl pretende obter uma “excelente classificação ambiental, não só no que se refere à utilização das energias renováveis mas, também, ao tratamento de resíduos e à organização dos espaços verdes. Prova disso, é o facto da construção começar pelos espaços verdes e não pelo betão”.
O novo edifício, onde vão trabalhar cerca de 250 colaboradores dos serviços centrais, vai ficar localizado num terreno, contíguo ao da actual sede, com 42.000 metros quadrados e com uma área de escritórios de cerca de 10 mil metros quadrados. As obras de construção agora iniciadas deverão estar concluídas até ao fim do próximo ano.
A nova sede foi pensada de forma a “reforçar o bem-estar e o conforto dos colaboradores. Por isso, integra uma vasta área de lazer para uso exclusivo dos funcionários. O tema da responsabilidade social é, aliás, uma das apostas estratégicas da cadeia que, já no final de Março, decidiu recompensar o empenho de todos os colaboradores aumentando os subsídios de almoço”.
Desde 1995, data da abertura das primeiras lojas do Lidl em Portugal, o grupo já investiu mais de mil milhões de euros no País. Durante este ano, prevê investir mais 45 milhões de euros (mais 25% face ao ano anterior) e criar ainda 60 novos postos de trabalho. Este investimento, onde se inclui parte da construção da nova sede, será também aplicado para o melhoramento, renovação e ampliação do actual parque de lojas e respectivas infra-estruturas logísticas.