Angolanos distinguem Superbrands
A Superbrands desenvolveu, pela primeira vez, um estudo global de marcas junto do consumidor angolano

Rita Gonçalves
Quinta da Lagoalva lança colheita de 2024 de brancos e rosé
Agricultura perde mais de 16 mil trabalhadores num ano e enfrenta desafios estruturais no recrutamento
InPost nomeia Luis Florit como diretor comercial para a Península Ibérica
Continente e Pingo Doce lideram ranking das marcas mais relevantes para os consumidores
DHL Supply Chain adquire IDS Fulfillment e reforça oferta para PME no setor de e-commerce
Pingo Doce regressa à Festa do Livro de Loures
ÉvoraWine celebra 10ª edição com 300 vinhos em prova
Love Butternut apoia e-book sobre abóbora da Associação Portuguesa de Nutrição
Continente promove “O Melhor de Portugal” em feira dedicada à produção nacional
Red Bull lança edição limitada com sabor a pêssego
A Superbrands desenvolveu, pela primeira vez, um estudo global de marcas junto do consumidor angolano.
Sonagol, Coca-Cola, Unitel, Cuca, Toyota, Blue, Movicel, Edel, Nokia e Epal, constituem, respectivamente o TOP 10 das marcas mais destacadas espontaneamente.
“O mercado angolano está em acentuado crescimento na generalidade dos sectores, com destaque para o dos bens transaccionáveis. Por essa razão, a afirmação das marcas junto dos consumidores é um activo estratégico cada vez mais desejado pelas empresas que procuram afirmar territórios próprios, cujos retornos possam ser potenciados por vários anos”, conclui o estudo.
Ficha Técnica
Este estudo foi realizado pelo Centro de Estudos, Inquéritos e Sondagens da SINFIC, entre 30 de Outubro e 04 de Novembro de 2012, em pontos representativos da Província de Luanda: Luanda Antiga (8%), Transição (13%), Próxima Periferia (44%) e Periferia (35%).
Com um universo de 1073 indivíduos com 15 ou mais anos de idade, dos inquiridos 49% eram do sexo feminino e 51% eram do sexo masculino. Os resultados do estudo têm um grau de confiança de 95% e uma margem de erro de +/- 3%.
Os atributos avaliados foram a proximidade, a confiança, a afinidade, a satisfação e a notoriedade. Como resultado, foram referidas 1624 marcas, que se podem agrupar em 45 categorias. Das 10 categorias mais referidas, metade concentra-se em quatro sectores: refrigerantes, sumos e néctares; telecomunicações; electrónica de consumo, e energia.
Nos atributos avaliados, os respectivos tops 10 são:
Proximidade – 1º Sonagol; 2º Cuca; 3º Coca-Cola; 4º Toyota; 5º Unitel; 6º Blue; 7º Nokia; 8º FTU; 9º Movicel; 10º Nike.
Confiança – 1º Sonagol; 2º Coca-Cola; 3º Unitel; 4º Blue; 5º Toyota; 6º Cuca; 7º Nokia; 8º Movicel; 9º TAAG; 10º EPAL.
Afinidade – 1º Coca-Cola; 2º Sonagol; 3º Unitel; 4º Cuca; 5º Toyota; 6º Blue; 7º Nokia; 8º Zap; 9º Movicel; 10º Tpa.
Satisfação – 1º EPAL; 2º Unitel; 3º EDEL; 4º Coca-Cola; 5º Sonagol; 6º Movicel; 7º Cuca; 8º Blue; 9º Kero; 10º Nosso Super.
Notoriedade – 1º Sonagol; 2º Coca-Cola; 3º Unitel; 4º Cuca; 5º Toyota; 6º Movicel; 7º EDEL; 8º Blue; 9º Tpa; 10º Nokia.