Alimentação e Retalho: os sectores mais importantes
Os sectores ligados aos bens de consumo são considerados pelos portugueses como os mais relevantes, embora estejam a perder terreno para a área das tecnologias

Rita Gonçalves
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À semelhança de que aconteceu em 2012, o sector melhor valorizado quanto à sua relevância é o de Alimentação & Bebidas, logo seguido do de Retalho, ambos com grande protagonismo ou visibilidade na vida quotidiana dos consumidores, revela o estudo estudo “MeaningfulBrands”, do Havas Media Group.
O estudo ressalva a crescente importância da área das Telecomunicações e Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), que ganharam importância face aos Bens de Consumo.
“As marcas ligadas à tecnologia estão a tornar-se cada vez mais relevantes, não só por nos permitirem passar momentos agradáveis e por tornarem a nossa vida mais fácil, mas também porque nos ajudam a socializar e a ligar-nos aos outros”.
Em resultado do actual contexto económico, “a dimensão relativa ao contributo das marcas para a economia nacional e para a criação de emprego aumenta consideravelmente a sua importância na geração de ‘brand equity’ em todos os sectores. Ganham ainda expressão as dimensões “Intelectual e Social” (especialmente nos sectores da banca, alimentação e bebidas e energia/combustíveis), reflectindo a expectativa dos consumidores quanto às marcas adoptarem um papel mais pedagógico e facilitador da criação de comunidades”, conclui o estudo.