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“Portugueses preferem retalhistas com uma estratégia multi-canal”

“O consumidor gosta de se sentir no controlo da situação e não ficar restrito ao que as marcas ou insígnias lhe querem oferecer”, revela em entrevista ao Hipersuper Sílvia Faria, coordenadora do estudo “Consumer behavior in Retail: online and offline – what is the future?”

Rita Gonçalves
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“Portugueses preferem retalhistas com uma estratégia multi-canal”

“O consumidor gosta de se sentir no controlo da situação e não ficar restrito ao que as marcas ou insígnias lhe querem oferecer”, revela em entrevista ao Hipersuper Sílvia Faria, coordenadora do estudo “Consumer behavior in Retail: online and offline – what is the future?”

Rita Gonçalves
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“O consumidor gosta de se sentir no controlo da situação e não ficar restrito ao que as marcas ou insígnias lhe querem oferecer”, revela em entrevista ao Hipersuper Sílvia Faria, docente do IPAM – The Marketing Scool Porto e coordenadora do estudo “Consumer behavior in Retail: online and offline – what is the future?”

Quais as actuais tendências do ecommerce em Portugal e no resto do Mundo?

No que diz respeito ao consumo em massa, a escolha pelo formato de venda online, a nível mundial, tem sido uma alternativa que, apesar de não revelar um grande índice de crescimento (quer a nível de facturação, quer ao nível da contribuição para o lucro total dos players de mercado), tem vindo a assumir um papel determinante no desenvolvimento do negócio da Distribuição Moderna, seja como opção de escolha e/ou complementaridade ao acto de compra numa loja física – porque permite rápida reunião de informação e comparação de preços – seja como resposta a um grupo crescente de indivíduos que desenvolvem uma afinidade com o uso da internet e com as compras online.

Por outras palavras, o online tem vindo a ganhar importância e a integrar-se progressivamente no modelo de negócio das insígnias, quer na vertente de ecommerce em si, quer na vertente de presença para reforçar notoriedade (maior visibilidade) e complementar as acções nas redes sociais.

Qual a evolução das vendas?

De acordo com estudos desenvolvidos em 2013, as vendas em e-commerce crescem aproximadamente 19% ao ano, a nível mundial; a Europa representa a maior percentagem de compras efectuadas neste meio (34%), logo seguida pelos EUA (29%). Índia, Arábia Saudita e Indonésia são os três países, de um grupo de dez, que maior crescimento revelam no tocante a compras online; Portugal, Hungria e Grécia são os três países, de um grupo de dez, que revelam um menor crescimento e/ou adesão. Contudo, os portugueses estão online 13,20 horas por semana: um estudo do Kantar Worldpanel, em 2011, verificou que 58% dos portugueses tinham internet em casa, 10,3% acediam a sites de compras online e que o share das compras FMCG online era de aproximadamente 0,6%; a previsão para 2015 aponta para um share de 2,1%.

Podemos, então, referir que os últimos anos conduziram-nos à dificuldade e/ou inviabilidade de se dissociar a tecnologia do sector da Distribuição Moderna, um sector de mercado que é, efectivamente, um dos mais evoluídos ao nível tecnológico, com processos de actuação que permitem a criação de bases de dados sempre actuais no tocante a preferências e hábitos de compra o que, por sua vez, permite promover verdadeiras experiências de compra, quer off quer online.

Ecommerce em Portugal

Que balanço faz do desenvolvimento do comércio virtual em Portugal?

Segundo um estudo desenvolvido pela ACEPI (Associação do Comércio Electrónico e da Publicidade Interactiva, 2012), 97% dos portugueses usa os sites online para pesquisar bens ou serviços que tencionam adquirir, 78% acaba por concretizar a compra nos mesmos e 34% visitam sites novos diariamente.

Previsões apontam para uma tendência de crescimento pelo que as empresas nacionais terão de estar atentas a esta realidade e actuarem em conformidade.

Assim, Portugal está aquém das tendências de crescimento da Europa em si, mas caminha a passos largos no mesmo sentido.

Para este facto também tem contribuído a decisão das empresas por disponibilizar os seus produtos e/ou serviços mediante uma estratégia multichannel – lojas físicas (offline) e lojas virtuais (online), em resposta ao fenómeno internacional designado por ROPO (www.ebeltoftgroup.com): Procura (Research) Online e Compra (Purchase) Offline (Ropo A – research online and purchase offline); ROPO B – research offline and Puchase Online).

Qual o volume de negócios e a evolução esperada este ano?

No final de 2010, em Portugal, foram efectuadas compras de bens e serviços no valor de 3,2 mil milhões de euros por dois milhões de indivíduos (internautas) portugueses. A previsão aponta para um crescimento gradativo até 2015.

Quais as categorias de produto com mais sucesso de vendas na Internet?

Livros, revistas, artigos de informática, produtos para casa, higiene pessoal, arte e decoração são os produtos mais comprados; viagens, roupas, acessórios, férias e bilhetes de espetáculos são os mais procurados.

Em que áreas de negócio há mais potencial de crescimento no online?

Penso que a questão não se prende propriamente com as áreas de negócio em si, pois o crescimento online parece exequível para a maior parte dos produtos e serviços, mas sim ao nível das modalidades em si; vários estudos apontam para um crescimento considerável ao nível do Mobile-Commerce e da criação de lojas virtuais no Facebook, uma realidade a que os players de mercado não podem ficar alheios.

Quais os principais desafios do sector do retalho para trazer novos consumidores às lojas virtuais?

Basicamente, estar sempre a par das tendências de mercado e desenvolver experiências de compra, não apenas nas lojas físicas mas também nas suas lojas virtuais. Ser capaz de observar atentamente o comportamento dos consumidores e interpretar o mesmo, conseguindo identificar quais os factores-chave que não apenas permitem a satisfação dos clientes mas conseguem exceder as suas expectativas (ex.: métodos de pagamento absolutamente seguros e inovadores; sistemas de devolução de produtos rápidos e eficazes, entre outros), desenvolvendo a vontade de voltar a efectuar compras (compromisso); perceber a fórmula para o casamento perfeito entre online e offline de maneira a conceber situações de compra por impulso nas duas alternativas; perceber que tipo de acções promocionais deverão ser implementadas online e offline de forma a estimular o consumidor e levá-lo a compreender valor acrescentado (numa perspetiva Win-Win). Enfim…experiências de compra e comunicação assentes em factores distintos e não apenas na informação sobre preços e promoções ditas usuais.

Portugueses valorizam multi-canal

Há possibilidade de algumas lojas físicas desaparecerem para dar lugar às lojas exclusivamente online?

Esse é um tema bastante actual e pertinente e que, de facto, nos motivou para realizar um estudo, digamos que inicial, bem recentemente. De facto, foi nossa intenção e, para já, numa amostra não probabilística, tentar perceber qual o ponto de vista do consumidor final, não obrigatoriamente aficionado pelas novas tecnologias, sobre esta questão. De acordo com o que nos foi possível concluir, pelos dados que obtivemos, o consumidor português não quer apenas uma das alternativas… considerando que preferem os players que lhes oferecem as duas alternativas. Se tivermos em consideração o fenómeno internacional já atrás referido – ROPO – parece que teremos sempre lugar para as duas alternativas. No caso concreto da realidade nacional, o consumidor português gosta, de facto, de se sentir no controlo da situação e não ficar restrito ao que as marcas ou insígnias lhe querem oferecer… Veja-se, por exemplo, o facto de em Portugal o conceito de Discount puro não ser aceite… Lidl e Dia Minipreço são, actualmente, tudo menos discounts: fazem promoções (Minipreço tem cartão cliente), alargaram o leque de oferta ao nível de marcas, têm serviços (Lidl – pagamento por multibanco). O Pingo Doce reposicionou-se para supermercado de proximidade… a Auchan comunica de forma inequívoca a maior variedade da sua oferta… também imitado pelo Intermarché. Estamos, para já, em tempos de complementaridade da oferta – on e off – porque é isso que o consumidor nos indica que pretende.

Como podem os operadores combater os efeitos do showrooming: pessoas visitam as lojas com o intuito de testar produtos ou serviços, que mais tarde acabam por comprar online ou noutra loja?

Precisamente permitindo as duas alternativas… e, claro, mantendo-se competitivos ao nível dos preços, promoções e formas de pagamento. E transformando o acto de compra numa experiência positiva… a repetir.

Quais os segredos para comprometer o consumidor com o ponto de venda?

Tendo em mente que é preciso fazer com que o consumidor se sinta no controlo do processo de compra. Porque hoje em dia temos indivíduos cada vez mais racionais que desejam a melhor experiência de compra e a melhor relação qualidade-preço, disponibilizando-se para reunir informação de várias fontes, fazer levantamento e comparação de preços e promoções… Portanto, falamos da evolução do marketing em si… passar da oferta de produtos ou serviços que satisfazem ou surpreendem o consumidor para algo que crie emoções, focado em dar experiências de consumo. Note-se que os consumidores dos nossos dias têm, efectivamente, menos poder de compra, no caso da realidade portuguesa, estão a envelhecer gradativamente e, como tal, necessitam de soluções adaptadas (lojas fáceis de encontrar, próximo do seu local de residência ou até no seu próprio computador, informação correcta e clara sobre produtos, stocks, preços e promoções) para verem reduzido o risco e esforço associado à compra de bens e serviços… risco esse que também é associado à compra de produtos mass market.

Quais os desafios dos retalhistas de forma a melhorarem a experiência de compra quer off quer online?

Essencialmente estar focados em experiências positivas: evitar rupturas de produtos em linear (sempre negativo para todas as partes envolvidas e gerador de percepções negativas), ajustar a sua oferta – produtos, marcas e serviços – ao seu segmento de mercado específico, comunicar de forma assertiva as promoções que os consumidores mais desejam e fomentar experiências únicas de compra. A título de exemplo, as lojas Carrefour, em Espanha, reviram o seu layout e design de interiores (redesenhando os espaços) – Carrefour Planet: Espaço Saúde e Bem-estar; Espaço Bébé; Espaço Bio, entre outros. E ainda o MOBI – o novo modelo de carrinho de compras que, além de ter um design que se adapta aos vários tipos de produtos que o consumidor possa querer adquirir, facilitando o seu transporte, permite ainda a incorporação/utilização de Smartphones, Tablets e Scanners de Produtos… desta forma, o cliente não tem que pegar nos produtos mas pode, uma vez na caixa, “descarregar” os produtos desejados e a loja fará com que os mesmos lhe sejam entregues (ou na caixa, no momento de pagamento, ou em morada a fornecer pelo próprio).

Mais do que cartões verdadeiramente bem trabalhados, como é o caso do cartão Continente, mais do que acções de cross-selling (bombas de gasolina, ginásios, cinemas, entre outros) bem idealizadas… há o explorar de sentimentos positivos, que transformam o momento de compra em algo agradável e estimulam a vontade de permanecer com a marca e/ou insígnia. O Marketing Sensorial irá, com toda a certeza, ser uma vertente a explorar.

Sobre o autorRita Gonçalves

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El Corte Inglés ilumina-se de azul para sensibilizar importância da luta contra o Cancro da Próstata

A campanha Novembro Azul pretende sensibilizar os clientes para o tema do Cancro da Próstata e angariar fundos para a Liga Portuguesa contra o Cancro.

Depois de terem estado iluminados de cor-de-rosa, no âmbito da campanha Outubro Rosa, as fachadas do El Corte Inglés de Lisboa e Gaia-Porto voltam a iluminar-se, agora de azul.

A campanha Novembro Azul pretende sensibilizar os clientes para o tema do Cancro da Próstata e angariar fundos para a Liga Portuguesa contra o Cancro.
Até 28 de novembro, na venda de qualquer artigo da marca exclusiva El Corte Inglés Emidio Tucci, nas lojas físicas e online, 1€ reverte a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro. O valor angariado será doado à associação que o aplicará em ações de prevenção e combate ao Cancro.
Sobre o autorHipersuper

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Quinta da Vacaria investe na produção de azeite biológico

A quinta, situada no Peso da Régua, assegura a produção de azeites Premium, Olival do Feytor e Olival da Cobiça, inteiramente destinados ao mercado nacional. No futuro, a estratégia passa por entrar no mercado internacional.

Além da produção dos vinhos e da recente aposta no enoturismo, a Quinta da Vacaria, uma das mais antigas do vale do Douro, datada de 1616, investe, também, na produção de azeite biológico, dispondo no seu portefólio de três tipos de azeites de “alta qualidade”, que expressam toda a pureza do terroir do Douro.

Por todo o olival, de bordadura, isto é, de oliveiras que existem na delimitação das vinhas, predominam as variedades de azeitona Cobrançosa, Madural e Negrinha do Freixo que dão origem aos azeites Premium, Olival do Feytor e Olival da Cobiça. O total das vendas deste produto está, para já, alocado ao mercado nacional, mas a propriedade espera, em breve, poder entrar no mercado internacional.

O processo de colheita da azeitona é realizado de forma artesanal, através do varejamento, um método ancestral de colheita, sem intervenção de maquinaria. Esta técnica atesta o compromisso assumido pela Quinta da Vacaria com a sustentabilidade, refletida, também, em todo o Olival, cultivado em “regime biológico, sem recorrer a produtos fitofármacos ou adubos de síntese”, explica Duarte Nabais, diretor geral.

O terroir, a exposição solar e a idade secular das oliveiras contribuem para a qualidade e diversidade dos azeites produzidos no alto Douro Vinhateiro, extraídos “mecanicamente, a baixas temperaturas, o que preserva as nuances frutadas e a subtileza das azeitonas maduras”. Após um processo “cuidadoso de decantação”, por um período de dois a três meses, alcançam-se resultados de excelência, com azeites que revelam um “final de boca longo, intenso e ligeiramente picante”.
Atualmente, estes azeites estão apenas disponíveis no mercado nacional. Na Quinta da Vacaria, são, maioritariamente, utilizados para realização de provas de azeites e parings com os principais pratos servidos no Hotel, sendo que, num futuro próximo, farão, também, parings com as iguarias servidas no restaurante da Adega, revela a produtora.

Os azeites estão disponíveis no site oficial da Quinta da Vacaria e em parceiros como Vinha.pt, Garrafeira Nacional.

Sobre o autorHipersuper

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Logística

Grupo Rotom reforça presença no Reino Unido com aquisição da Kingsbury Pallets

O Grupo Rotom reforçou ainda mais a sua posição no mercado do Reino Unido com a aquisição da Kingsbury Pallets. “É com grande entusiasmo que damos as boas-vindas à equipa altamente qualificada da Kingsbury Pallets. Esta aquisição reforça a nossa presença no importante mercado de paletes de madeira do Reino Unido, com o qual podemos servir melhor os clientes com um âmbito internacional.”, afirma Arjan Kuiper, diretor executivo do Grupo Rotom.

Esta última operação acrescenta ao grupo 76 funcionários qualificados e duas grandes instalações no Reino Unido, totalizando 34.000 m².

Nos últimos dois anos, a Rotom efectuou uma série de aquisições estratégicas em toda a Europa, incluindo a All Pallets Ltd – goplasticpallets.com, Lievaart-Slaghuis (Países Baixos), Englmeier (Alemanha) e, atualmente, a Kingsbury Pallets.

Fundada por Jon Towers em 1995, a Kingsbury Pallets processa 40.000 paletes de madeira e artigos de embalagem semanalmente em duas instalações – a sua sede em Tamworth e uma segunda em Lichfield. A empresa fornece paletes de madeira novas e recondicionadas, ao mesmo tempo que oferece serviços de recuperação e reciclagem de paletes. No total, a Kingsbury Pallets recicla e reutiliza 15 000 toneladas de embalagens de madeira por ano.

O compromisso da Kingsbury Pallets para com as práticas sustentáveis está estreitamente alinhado com os objetivos ambientais da Rotom, sublinha a empresa em comunicado. As instalações de Tamworth incorporam uma sofisticada instalação solar de 100 kW, que alimenta um triturador elétrico Untha XR e uma linha de reciclagem, reduzindo as emissões de carbono em 22,3 toneladas por ano. A empresa também detém várias acreditações, incluindo da Forestry Commission, Environment Agency, e Wood Recyclers Association, sublinhando o seu compromisso com operações responsáveis. A Rotom possui a certificação de prata Ecovadis.

“Nos últimos 30 anos, trabalhámos arduamente para transformar a Kingsbury Pallets num dos fornecedores de paletes de madeira mais sustentáveis do Reino Unido. Agora, ao juntarmo-nos à Rotom, temos a oportunidade de expandir ainda mais a nossa missão, apoiados pelos recursos e pela visão de um líder em soluções sustentáveis com a mesma mentalidade.”, sublinha Jon Towers.

“É com grande entusiasmo que damos as boas-vindas à equipa altamente qualificada da Kingsbury Pallets. Esta aquisição reforça a nossa presença no importante mercado de paletes de madeira do Reino Unido, com o qual podemos servir melhor os clientes com um âmbito internacional. Mas também reúne uma valiosa experiência em práticas sustentáveis. Os valores da Kingsbury Pallets alinham-se perfeitamente com os nossos e, juntos, estamos entusiasmados por promover um futuro centrado na inovação, no crescimento e na sustentabilidade. Estamos ansiosos por trabalhar em estreita colaboração com a nova equipa para impulsionar o sucesso partilhado.”, afirma Arjan Kuiper, diretor executivo do Grupo Rotom.

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Bebidas

Diogo Costa: “Estamos sempre atentos às necessidades e preferências dos nossos consumidores”

A marca Activia continua a inovar para responder ao crescimento do mercado de bebidas funcionais, especialmente no segmento da saúde digestiva. Diogo Costa, diretor de marketing da Danone, sublinha que a Activia mantém a sua relevância com base em três pilares estratégicos: a escuta ativa dos consumidores, a inovação no portefólio e uma comunicação eficaz.

A crescente procura por alimentos funcionais tem impulsionado o dinamismo do segmento de leites fermentados com probióticos. Para Diogo Costa, o sucesso da Activia reside, em grande parte, na capacidade de ouvir o consumidor e adaptar-se às suas necessidades. “Estamos sempre atentos às necessidades e preferências dos nossos consumidores em Portugal, e é a partir dessa conexão direta que conseguimos adaptar a nossa oferta”, afirma.

Esse foco no consumidor traduziu-se, por exemplo, no lançamento da gama Activia Triplo Zero em 2023, uma resposta direta a dois grandes insights do mercado: a crescente preocupação com a redução do consumo de açúcar e a maior procura por produtos sem lactose. “Esta gama tem trazido excelentes resultados com crescimento a dois dígitos em volume, valor e penetração”, explica Diogo Costa, salientando a importância da inovação no portfólio para acompanhar as mudanças no mercado.

Além da gama Triplo Zero, a Activia tem também apostado na expansão da sua linha de kefir, que já conta com cinco referências e continua a crescer, refletindo as tendências de consumo mais recentes. “Pretendemos continuar a expandi-la, acompanhando as novas tendências de consumo”, refere.

Outro ponto crucial para o sucesso de Activia tem sido a constante validação de insights junto dos consumidores, ajustando as suas campanhas de comunicação para garantir que estas sejam eficazes. “Temos investido fortemente na validação de insights junto dos consumidores, testando constantemente para identificar quais os elementos que geram maior relevância e conversão”, explica Diogo Costa. Esta estratégia permite à marca manter-se presente e relevante na vida dos consumidores, ajustando continuamente as mensagens e campanhas.

O papel dos especialistas em saúde e nutrição

Os especialistas em nutrição e saúde desempenham um papel fundamental na promoção dos benefícios das bebidas probióticas da Activia, reforçando o seu posicionamento como uma marca funcional de referência. Diogo Costa destaca que, para além da investigação e desenvolvimento rigorosos, a colaboração com estes profissionais é essencial para validar a proposta de valor dos produtos. “Chegamos mesmo a sentar-nos com especialistas para encontrar mais insights e reforçar a nossa proposta de valor”, afirma.

Esta colaboração resulta numa promoção orgânica e natural dos produtos da Activia por parte dos especialistas durante as suas consultas, reconhecendo a relevância das bebidas probióticas como parte da alimentação diária dos seus pacientes. “Eles reconhecem o benefício e relevância dos nossos produtos enquanto parte diária da alimentação dos seus pacientes”, salienta Diogo Costa.

A Activia aposta numa oferta diversificada e adaptada a diferentes perfis de consumidores, sempre com uma base científica sólida. A linha de kefir, por exemplo, é uma das inovações que tem sido bem recebida, combinando os tradicionais fermentos da marca com grãos de kefir, que proporcionam uma fermentação com 16 microrganismos específicos distintos. “Este é o tipo de inovação e superioridade que trazemos, sempre assente em evidência científica comprovada”, reforça Diogo Costa.

 

Sobre o autorAna Rita Almeida

Ana Rita Almeida

ESG

Staples une-se à EDP e dá passo importante na descarbonização de toda a sua cadeia de valor

A Staples é o primeiro cliente da EDP em Portugal a escolher, em simultâneo, soluções de energia elétrica, comunidades de energia solar e mobilidade sustentável. A retalhista sublinha que esta parceria permite, por exemplo, produzir localmente metade da energia que necessita diariamente e partilhar a energia restante com vizinhos.

Hipersuper

A Staples escolheu a EDP Comercial como fornecedora de uma solução integrada para a descarbonização do consumo elétrico da empresa, combinando fornecimento de energia, produção local de energia solar para consumo próprio e partilha com vizinhos e mobilidade elétrica conectada à rede pública MOBI.E.

Esta parceira inclui a instalação de comunidades de energia em mais de 20 lojas por todo o país: os Bairros Solares EDP terão uma capacidade combinada de cerca de 2,5 MWp e uma produção anual estimada de aproximadamente 3,5 GWh. Esta energia limpa vai permitir evitar a emissão de cerca de 1.800 toneladas de CO2 por ano, que seria emitido para produzir a mesma eletricidade a partir de fontes poluentes.

A instalação destas centrais solares vai permitir à Staples uma independência da rede elétrica de aproximadamente 50%  e partilhar estes benefícios com cerca de dois mil vizinhos. Podem aderir famílias ou empresas que se encontrem num raio de dois quilómetros das lojas Staples aderentes, ao inscreverem-se no site da EDP Comercial (edp.pt/bairro-solar).

Para além de promover o uso de eletricidade renovável nas comunidades em que está inserida, esta parceria permite à Staples alcançar poupanças de mais de 60% no custo mensal com eletricidade e reduzir significativamente a sua pegada ambiental. Já os vizinhos que fizerem parte deste projeto terão uma poupança de até 35% em parte da eletricidade que consomem, para além de contribuírem para a transição energética do seu bairro, pode ler-se no comunicado enviado.

A EDP vai também instalar 60 pontos de carregamento de veículos elétricos em quase 90% das lojas Staples de norte a sul do país, que estarão ligados à rede pública MOBI.E, que podem ser utilizados por qualquer condutor de veículos elétricos, independentemente do seu Comercializador de Energia de Mobilidade Elétrica (CEME).

Além destas soluções de mobilidade elétrica e da implementação das comunidades de energia, a EDP vai ainda fornecer energia elétrica a todas as localizações Staples em Portugal durante sete anos. Ao escolher um contrato de fornecimento de energia a longo prazo, a Staples deverá reduzir em cerca de 30% os seus custos com eletricidade, avança em comunicado.

Com este projeto, a Staples reforça o seu empenho na descarbonização de toda a sua cadeia de valor, um passo importante na redução significativa das emissões de CO2, enquanto envolve as comunidades onde está inserida na transição energética, sublinha ainda.

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Logística

CTT prepara peak season com reforço da capacidade da operação

Em Portugal, a área de tratamento de encomendas terá capacidade para processar cerca de 500 mil encomendas por dia, sendo o pico da atividade esperado para a semana da Black Friday, que arranca a 25 de novembro.

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Os CTT – Correios de Portugal vão reforçar a operação de tratamento e distribuição de encomendas para fazer face à procura da peak season, período entre a Black Friday e o Dia de Reis. A nível ibérico a expectativa é que sejam feitas mais de um milhão de entregas de encomendas pelos CTT em dias de pico, avança a empresa em comunicado.

Em Portugal, a área de tratamento de encomendas terá capacidade para processar cerca de 500 mil encomendas por dia, sendo o pico da atividade esperado para a semana da Black Friday, que arranca a 25 de novembro.

Já na distribuição em Portugal, existirá um reforço de recursos humanos e de rotas de distribuição, com a contratação de mais de 800 pessoas para esta época, elevando para cerca de 7800 os trabalhadores das operações de correio e expresso dedicados à peak season, com mais veículos para o transporte de encomendas e mais 850 rotas suplementares.

Será ainda implementado o trabalho suplementar aos feriados, sábado e domingos e, sempre que possível, serão antecipadas as recolhas junto dos clientes empresariais, refere ainda os CTT que terão equipas de manutenção em permanência nos centros da CTT Expresso (MARL, em Lisboa, e Perafita, no Porto) e uma equipa de Sistemas de Informação reforçada.

Também no apoio ao cliente existirá um reforço de 25% a 30% da equipa de atendimento, sendo que o chatbot Helena, solução de Inteligência Artificial dos CTT, estará também com uma robustez reforçada para dar resposta aos clientes dos CTT. A nova assistente virtual dos CTT disponibiliza uma assistência em tempo real, conjugando as componentes informativa e transacional, sendo possível, por exemplo, saber o estado de uma encomenda.

Os CTT lembram que é importante estar atento contra eventuais esquemas de phishing, devendo os clientes seguir todos procedimentos para assegurar a segurança dos seus dados pessoais e bancários.

Já em Espanha a CTT Express está preparada para gerir entre 500 a 600 mil envios por dia nos dias de maior movimento e reforçará a contratação para esta época com cerca de 200 pessoas para o tratamento e cerca de 600 fornecedores de distribuição.

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ESG

Já são conhecidos os três projetos vencedores do Prémio TransforMAR

Os projetos LIFE SeaBIL, OCEAN4FUEL e MESMERISING, focados na proteção dos oceanos e dos ecossistemas aquáticos, foram os três projetos vencedores do Prémio TransforMAR, lançado este ano para tornar a iniciativa ainda mais abrangente.  

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Um dos três projetos vencedores, o LIFE SeaBIL, liderado pela SPEA – Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, tem o objetivo de reduzir o impacto direto e indireto do lixo marinho nas aves que dependem dos ecossistemas costeiros e marinhos, além de promover a consciencialização e incentivar práticas mais ecológicas. A sua principal prioridade será continuar a recolher dados mensais nas Berlengas, monitorizar as aves arrojadas, reunir cientistas, autoridades e entidades reguladoras em prol da identificação das melhores soluções.

O OCEAN4FUEL, um projeto submetido pela Universidade de Aveiro – Centro de Estudos do Ambiente e do Mar, foi outro dos vencedores. A sua missão consiste em transformar plásticos marinhos, que poluem os oceanos e afetam os ecossistemas, em combustível líquido. Para isso, utiliza um processo denominado pirólise, que permite produzir um combustível compatível com a gasolina e gasóleo, oferecendo uma solução sustentável para enfrentar dois grandes desafios globais: a poluição marinha e a crise energética e ambiental associada aos combustíveis fósseis.

Apresentado pelo Instituto de Telecomunicações, o projeto MESMERISING, o terceiro vencedor, concentra-se no desenvolvimento de tecnologias para a monitorização em tempo-real de microplásticos em meios aquáticos. Isso permitirá identificar e caracterizar os diminutos microplásticos, recorrendo a canais microscópicos para conduzir a água por sensores eletromagnéticos, cujos dados serão recolhidos e processados por sistemas eletrónicos avançados.

As inscrições para o Prémio TransforMAR decorreram durante os meses de junho a setembro deste ano. As 38 candidaturas recebidas foram avaliadas segundo critérios estratégicos: alinhamento com o objetivo de proteção do oceano e dos ecossistemas aquáticos; robustez e/ou capacidade de implementação; inovação e criatividade; e qualidade do pitch. Podiam candidatar-se projetos nas áreas de redução de plástico nos oceanos; limpeza dos mares e orla costeira; transformação e/ou reciclagem de resíduos marinhos; proteção das espécies marinhas e sensibilização e/ou educação ambiental.

A par do Prémio TransforMAR em 2024, o Lidl Portugal levou a sua forte estratégia de sustentabilidade a 10 praias de norte a sul do país, durante o mês de agosto, com a dinamização de atividades de sensibilização para toda a família. Além disso, entre junho e julho, foram realizadas atividades para colónias de férias em 18 praias, aproximando-nos da comunidade escolar, promovendo ações lúdico-pedagógicas para crianças. Em parceria com a ONG Brigada do Mar, o Lidl Portugal promoveu 11 ações de limpeza na costa portuguesa, tanto em praias como nos rios, contribuindo para a descontaminação e proteção destas zonas, bem como dos ecossistemas aquáticos.

O programa TransforMAR surge de uma iniciativa pioneira do Lidl Portugal, juntamente com o Electrão, em parceria com a Marinha Portuguesa e a Brigada do Mar, contando com o apoio da  Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE), Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e Quercus. Desde 2018, o TransforMAR recolheu mais de 253 toneladas de resíduos plásticos e metal das praias, mares e rios portugueses, transformando-os em benefício da comunidade.

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Retalho

Campolide recebe a terceira loja My Auchan Saúde e Bem-Estar

Com esta nova abertura, a Auchan Retail Portugal reforça a sua estratégia de expansão no mercado da saúde e bem-estar.

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A Auchan Retail Portugal reforça a aposta no segmento de ultra proximidade com a inauguração da terceira loja My Auchan Saúde e Bem-Estar.

Num espaço de 204 metros quadrados, a My Auchan Saúde e Bem-Estar de Campolide, localizado na Avenida Columbano Bordalo Pinheiro, em Campolide, abre  portas esta sexta-feira.

“Sabemos que a Saúde é hoje extremamente relevante na sua componente de prevenção e na lógica de “viver mais e melhor”. A nossa missão é proporcionar o acesso a soluções integradas que vão ao encontro das necessidades do consumidor, numa experiência de compra completa, com uma oferta diversificada de marcas nacionais e internacionais, que alia qualidade e acessibilidade. A nova loja de Campolide reflete esse compromisso”, explica Inês Matos, diretora de nutrição, saúde e bem-estar na Auchan Retail Portugal.

“Temos um plano de expansão forte para os centros urbanos e pretendemos levar estes espaços, adaptados às necessidades específicas de cada bairro, a vários pontos do país nos próximos anos, reforçando a proximidade com os nossos clientes”, acrescenta.

Aberta todos os dias das 9 às 21 horas, a loja oferece ainda vantagens exclusivas para membros do Clube Auchan.

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Alimentar

Montiqueijo renova Selo da Igualdade Salarial

“O primeiro passo para o sucesso de uma empresa é valorizar as suas pessoas e a renovação desta distinção é precisamente um reflexo desse facto e das nossas boas práticas. Estamos comprometidos com a mudança para um mundo mais igualitário e justo”, afirma Dina Duarte, diretora geral da Montiqueijo.

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Pelo segundo ano consecutivo, no âmbito do Dia Mundial para a Igualdade Salarial – assinalado a 14 de novembro – a Montiqueijo foi distinguida com o Selo da Igualdade Salarial, atribuído anualmente pela Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego (CITE), reforçando, assim, o seu compromisso com a equidade no local de trabalho.

O Selo da Igualdade Salarial procura reconhecer as boas práticas das empresas na promoção da Igualdade Remuneratória entre Mulheres e Homens. Este certificado Salarial sublinha o empenho da Montiqueijo em garantir que todos os seus colaboradores recebem remunerações justas e que vão ao encontro das suas competências e desempenho, independentemente do género.

“O primeiro passo para o sucesso de uma empresa é valorizar as suas pessoas e a renovação desta distinção é precisamente um reflexo desse facto e das nossas boas práticas. Estamos comprometidos com a mudança para um mundo mais igualitário e justo”, afirma Dina Duarte, Diretora Geral da produtora.

Sendo a responsabilidade social um pilar fulcral para a empresa, este selo reafirma a importância da adoção de práticas laborais justas e transparentes, bem como da criação de um ambiente de trabalho equitativo e inclusivo, procurando promover não só igualdade e respeito como também a motivação dos colaboradores, sublinha a Montiqueijo em comunicado.

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Sensodyne com novidades nos seus dentífricos mais populares

A Sensodyne ouviu os consumidores e apresenta várias novidades nas seis pastas dentífricas da gama base da marca. 

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“Sensodyne tem como missão melhorar a qualidade de vida dos que sofrem de sensibilidade dentária. Ao renovar a sua gama essencial, pretende incentivar mais pessoas a usar um produto adequado à sua condição. Estamos a investir na gama essencial para mostrar aos consumidores que Sensodyne tem todos os atributos de uma pasta regular, com o benefício acrescido de também proteger contra a sensibilidade dentária.” explica Cristina Rosa, Sensodyne Brand Manager – Haleon Portugal.

Depois de ouvir os consumidores, a marca concluiu que 36% dos portugueses que sofrem de sensibilidade dentária não usam dentífrico específico. Segundo a marca, a justificação está relacionada com dois fatores. Por um lado, há quem pense que um dentífrico específico só deve ser usado perante um quadro de dor relacionada com a sensibilidade dentária; por outro lado, há quem acredite que essas mesmas pastas não têm os benefícios de uma pasta regular, como proteção contra as cáries e limpeza profunda.(*IPSOS U&A Study 2018).

Para combater esta condição, Sensodyne introduziu novidades nos seus dentífricos mais populares (Proteção diária, Multicare, Gengivas, Extra Fresh, Branqueadora, Limpeza e Frescura): uma nova fórmula com tripla ação de limpeza, que elimina a placa bacteriana e que contém flúor para proteger contra as cáries, e uma imagem renovada.

 

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