DIA avança 5,6% no trimestre
O grupo de distribuição DIA registou, entre Janeiro e Março, vendas brutas de 2.730 milhões de euros

Rita Gonçalves
Casaleiro com nova imagem e novas referências
Mars vai investir 27 milhões de dólares para reduzir emissões em explorações agrícolas
Sophos e Pax8 anunciam parceria para simplificar a gestão da segurança
Wells abre nova loja em Aveiro
Panattoni Iberia constrói parque logístico em Santarém
Corticeira Amorim promove novo programa de recolha seletiva e de reciclagem de rolhas de cortiça em Nova Iorque
MO reabre lojas em Esposende e Abrantes
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
O grupo de distribuição DIA registou, entre Janeiro e Março, vendas brutas de 2.730 milhões de euros, mais 5,6% em relação a igual período do ano passado.
O resultado foi sobretudo impulsionado pelo desempenho da retalhista nos países emergentes, onde as vendas da dona do Minipreço cresceram 28,2%.
Em Espanha, as vendas brutas obtiveram um crescimento de 3% ascendendo a 1.205 milhões de euros, revela um comunicado da DIA, que não revela o resultado em Portugal.
Em Fevereiro deste ano, a DIA integrou a Schlecker, uma cadeia de lojas de produtos para o lar, beleza e saúde. “O primeiro trimestre constituiu um desafio. A integração da Schlecker foi concluída com sucesso e em tempo recorde, ao mesmo tempo que continuamos com o plano de reforçar o nosso posicionamento competitivo e melhorar as vendas. Em Espanha, é de destacar que num cenário de consumo muito complicado, a DIA continuou a aumentar a quota de mercado. Para 2013, apesar de um contexto europeu desafiante, estamos optimistas na nossa capacidade de continuar a crescer, concentrando os nossos esforços de investimento nas regiões-chave”, declara Ricardo Currás, CEO da DIA.
O lucro líquido ajustado ficou em 28 milhões de euros, 19% a mais que no mesmo período de 2012. O investimento da DIA no primeiro trimestre do ano foi de 70.300 milhões de euros (sem considerar aquisições), cerca de 61% deste investimento foi destinado ao mercado ibérico, um aumento de 14% comparativamente ao ano anterior. No final de Março, a DIA operava 6.997 lojas.
Em Abril de 2013, a DIA chegou a acordo para a venda do negócio na Turquia. As contas do primeiro trimestre são apresentadas com as actividades deste país suspensas.