FMCG

Profissional de Cerveja procura-se

A cerveja irlandesa GUINESS está à procura de um Profissional de Cerveja para viver uma experiência “única e exclusiva”

Rita Gonçalves
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Profissional de Cerveja procura-se

A cerveja irlandesa GUINESS está à procura de um Profissional de Cerveja para viver uma experiência “única e exclusiva”

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A cerveja irlandesa GUINNESS, distribuída em Portugal pela SCC – Sociedade Central de Cervejas e Bebidas, através da sua agência, está à procura de um Profissional de Cerveja, para viver uma experiência “única e exclusiva de promoção da marca”.

Descobrir a história e rituais da marca, beber cerveja (de forma responsável), visitar bares e estabelecimentos do canal Horeca, e relatar toda a experiência nas redes sociais, serão as suas principais tarefas. Para tal, o candidato seleccionado irá deslocar-se à Irlanda,à fábrica da GUINNESS para saber mais sobre o “mundo” da marca.

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O processo de selecção decorre até 28 de Abril, na página de Facebook da marca em Portugal.

 

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CBRE lidera mercado de escritórios flexíveis em 2024

A CBRE foi responsável pela colocação de 42% do volume de negócios introduzidos por agentes imobiliários.

O mercado de flex offices continua a demonstrar um crescimento dinâmico em Portugal, com a colocação de 6.700 workstations ao longo de 2024, o que representa um aumento de 10% face ao ano anterior. Das 6.700 workstations colocadas em flex offices durante o ano de 2024, aproximadamente 1.500 foram resultantes de negócios introduzidos por agentes imobiliários.

A CBRE reafirma a sua posição de destaque, ao representar 42% das workstations colocadas no mercado via mediação, com um total de 630 workstations transacionadas.

“A crescente procura por flex offices reflete a necessidade das empresas em ter soluções mais flexíveis e elásticas, que lhes permita crescer ou ajustar-se rapidamente às dinâmicas do mercado. A possibilidade de expandir ou reduzir espaços de forma ágil, sem os compromissos rígidos dos modelos tradicionais, torna este modelo uma escolha estratégica para negócios de todas as dimensões. Esta capacidade de adaptação é um fator crítico para a competitividade das empresas, e é por isso que os flex offices estão a tornar-se uma peça-chave no futuro do trabalho”, refere Margarida Moraes Reis, consultora de Offices Investor Leasing da CBRE Portugal.

Com uma equipa internacional e local dedicada a este segmento, a CBRE tem investido fortemente na promoção e desenvolvimento do mercado de flex offices, tanto a nível nacional como global, tendo, em 2023, transacionado mais de 140.000 workstations a nível global, sublinha em comunicado.

Margarida Moraes Reis acrescenta que “é inegável que os flex offices vieram para ficar, e, por isso, na CBRE, temos estado na linha da frente desta transformação, apoiando as empresas na adaptação a novos modelos de trabalho e promovendo um ecossistema dinâmico e colaborativo. A flexibilidade e a personalização são hoje fatores determinantes para o sucesso empresarial, e os flex offices desempenham um papel central nesta nova realidade”.

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Bebidas

Vinha Maria renova imagem e apresenta novidades

A marca Vinha Maria acaba de se apresentar com uma nova imagem. Produzidos pela Global Wines, estes vinhos do Dão são exclusivamente comercializados nas lojas Continente e o portfeólio foi agora alargado a seis referências.

Vinha Maria está presente no mercado e à mesa de muitos portugueses, desde 2016, e acaba de renovar a imagem, com o intuito de reforçar a sua autenticidade e assumir uma nova identidade, mais premium e em linha com a tradição que a marca tem carregado ao longo dos anos.

Atualmente composta por seis referências distintas: reserva branco e tinto, premium branco e tinto, e dois espumantes brutos, branco e rosé, Vinha Maria aproveitou o momento do rebranding para lançar duas novidades: o espumante rosé e o branco premium, para dar resposta às tendências de mercado.

Com PVP’s recomendados que vão dos 7,99 aos 11,09 euros, os espumantes e vinhos Vinha Maria assumem agora também uma nova garrafa borgonha para os vinhos tranquilos, que é transversal às quatro referências e que vem reforçar a qualidade percebida. Estes vinhos arrecadado vários prémios de referência, designadamente Ouro no Mundus Vini Spring Tasting 2024 e no Berliner Wein Trophy 2024 – Winter Tasting, para o Vinha Maria Reserva Tinto 2021. Já o Vinha Maria Reserva Branco 2023 e Vinha Maria Reserva Tinto 2022 receberam ambos 90 pontos do James Suckling, um dos mais conceituados especialistas em vinhos da atualidade.

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António Boal, CEO da Costa Boal Family Estates
Bebidas

Costa Boal Family Estates apresenta os primeiros vinhos 100% produzidos no Alentejo

As novas referências, Monte dos Cardeais e Quinta dos Cardeais, apresentam-se com uma imagem reformulada e marcam a estreia da assinatura enológica de Paulo Nunes na região. Herdade dos Cardeais representa já 30% da faturação global da Costa Boal Family Estates.

A Costa Boal Family Estates acaba de lançar os primeiros vinhos produzidos integralmente com viticultura e enologia próprias no Alentejo, consolidando a aposta iniciada com a aquisição da Herdade dos Cardeais, em Estremoz, em 2020. As novas referências, Monte dos Cardeais e Quinta dos Cardeais, apresentam-se com uma imagem reformulada e marcam a estreia da assinatura enológica de Paulo Nunes na região.

Segundo António Boal, CEO da empresa, estes vinhos já têm “o perfil que a nossa equipa pretendia, dado que os lançamentos de 2019, foram o seguimento do processo que já se encontrava em andamento quando a Herdade dos Cardeais foi adquirida”.

O produtor não tem planos de expansão territorial, mas pretende reforçar a presença na região com uma estratégia centrada em vinhos de parcela e monocastas, tirando partido das condições únicas do terroir alentejano.

O lançamento teve lugar no restaurante O Plano, do chef Vítor Adão, num evento que assinalou o início de uma nova fase para a marca Herdade dos Cardeais.

Com 10 hectares de vinha e adega própria, a herdade localiza-se numa sub-região fresca de Estremoz, caracterizada por solos de xisto. Entre as castas tintas, destacam-se Aragonês, Syrah, Cabernet Sauvignon, Petit Verdot e Alicante Bouschet, todas com mais de duas décadas. No que respeita às castas brancas, plantadas em 2014, sobressaem Antão Vaz, Roupeiro e Arinto.

Para o enólogo, Paulo Nunes, o que estes vinhos trazem de diferenciador relativamente às colheitas de 2019 é a “expressão perfeita de toda a identidade da região, com um controlo de produção que passa por uma intervenção de viticultura e enologia minimalistas”.

“A nossa missão com a Herdade dos Cardeais é consolidar o Alentejo como um ponto de referência para vinhos de alta qualidade. Acreditamos no enorme potencial da região e estamos empenhados em explorar todas as suas valências, utilizando castas autênticas e técnicas inovadoras”, afirma o produtor, António Boal.

Novas Colheitas
Quinta dos Cardeais Grande Reserva Tinto
Quinta dos Cardeais Grande Reserva Branco
Monte dos Cardeais Reserva Tinto
Monte dos Cardeais Reserva Branco

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Alimentar

Vieira lança novas embalagens sustentáveis e desafia consumidores com campanha Do It Yourself

A Vieira continua a apostar fortemente nas amêndoas 100% portuguesas, que são gluten-free e sem corantes artificiais. A marca não só mantém a embalagem de 180g, contrariando a tendência de reduzir a quantidade de produto, como tem vindo a expandir o seu portfólio com novos sabores premium.

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A Vieira está a lançar a campanha Do It Yourself que desafia os consumidores a assumirem um compromisso com a sustentabilidade. Com o mote “A tradição é o que fazes dela”, a campanha promove a reutilização criativa das novas embalagens de amêndoas, incentivando os consumidores a transformá-las em objetos úteis e decorativos, como vasos, porta-lápis ou guarda-joias, dando-lhes uma nova vida e contribuindo para um futuro mais sustentável.

A marca também lança novas embalagens reutilizáveis e 100% recicláveis, resultantes de um processo de três anos dedicado à sustentabilidade. As embalagens de acetato e saquetas de plástico foram otimizadas para reduzir em 14% e 27%, respetivamente, a utilização de plástico.

Além disso, a Vieira agora apresenta um novo formato de embalagem em tubo de cartão reciclável, ideal para reutilização em diferentes formas criativas. Para tornar o processo ainda mais interativo, todas as embalagens incluem um QR code que direciona os consumidores para uma página dedicada ao caminho sustentável da Vieira.

“A campanha ‘A tradição é o que fazes dela’ reflete o nosso compromisso com a sustentabilidade e a inovação, ao mesmo tempo que queremos envolver os nossos consumidores numa ação positiva para o meio ambiente. Transformar as embalagens em novos objetos é uma forma divertida e criativa de contribuir para a economia circular, sem comprometer a qualidade e tradição que são a nossa marca”, afirma Raquel Vieira de Castro, CEO da empresa, em comunicado.

A Vieira continua a apostar fortemente nas amêndoas 100% portuguesas, que são gluten-free e sem corantes artificiais. A marca não só mantém a embalagem de 180g, contrariando a tendência de reduzir a quantidade de produto, como tem vindo a expandir o seu portfólio com novos sabores premium, como chocolate negro com pistácio, ruby e ginja, chocolate negro com caramelo e flor de sal e a disruptiva amêndoa premium chocolate plant-based de kiwi. Além disso, tem vindo a apostar em segmentos emergentes, como o vegan.

Como já é habitual nas épocas festivas, a Vieira lança também a campanha solidária com as boxes solidárias de Páscoa, disponíveis no seu site. Por cada unidade vendida, €1 será doado à associação Acreditar, que apoia crianças com cancro e suas famílias.

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Bebidas

Danone reforça compromisso com nutrição infantil com Actimel sem açúcares adicionados e sem adoçantes

Actimel sem açúcares adicionados e sem adoçantes é a nova proposta da Danone para o segmento infantil.

Num momento em que as famílias portuguesas estão cada vez mais atentas à importância de escolhas alimentares saudáveis, a Danone reforça o seu portefólio com o lançamento do Actimel Kids sem açúcares adicionados e sem adoçantes. Desenvolvido especificamente para o público infantil, este novo produto surge como uma resposta à crescente procura por alternativas naturais, que aliem nutrição, funcionalidade e sabor.

Com um perfil nutricional ajustado às necessidades das crianças, esta inovação da marca Actimel aposta numa fórmula que dispensa totalmente açúcares adicionados e adoçantes artificiais, sem comprometer o sabor. Cada garrafa inclui ainda as personagens do universo Minions, numa tentativa de aliar saúde e diversão à mesa das famílias.

“Os iogurtes são uma constante na alimentação das crianças, mas não existem muitas opções infantis sem açúcares adicionados e adoçantes. Este lançamento reafirma o nosso compromisso com a sustentabilidade e a diversidade alimentar, respondendo às necessidades específicas de cada membro da família. Na Danone, acreditamos que temos uma solução para toda a família mas, acima de tudo, para todas as famílias. E, como tal, estamos comprometidos em oferecer opções que respeitem as diferentes preferências alimentares, como o corte ou redução de açúcares nas refeições das crianças, promovendo a saúde dos mais pequenos sem comprometer o sabor dos produtos que lhes levamos”,. sublinha Beatriz Antunes, senior brand manager Activia e Actimel

O novo Actimel Kids já se encontra disponível nos principais pontos de venda em Portugal e reforça a posição da marca como referência em soluções de suporte imunitário. Com esta aposta, a Danone pretende promover um maior debate sobre escolhas nutricionais equilibradas, reforçando a confiança dos pais na seleção de produtos que respeitam as exigências da alimentação infantil contemporânea.

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Retalho

Nuno Ferreira reforça equipa de retalho da Cushman & Wakefield

Nuno Ferreira é a nova aquisição  do departamento de Retalho da Cushman & Wakefield, na função de consultor sénior.

Especialista em comércio de rua, e aproveitando a sua reconhecida versatilidade, o profissional será responsável por apoiar diversas marcas na sua expansão e implementação no mercado nacional, com foco na cidade de Lisboa, sublinha a empresa em comunicado.

“Estamos muitos satisfeitos com a entrada do Nuno na nossa equipa, trazendo novas dinâmicas complementares e a possibilidade de satisfazer da melhor forma todos os nossos clientes e necessidades do mercado”, sublinha João Esteves, Partner, head of Retail Agency na Cushman & Wakefield.

Licenciado em Direito pela Universidade Católica Portuguesa, Nuno Ferreira acompanha desde há alguns anos o setor de retalho, nomeadamente na procura e negociação de novas lojas, estabelecendo a ponte entre proprietários e marcas. Anteriormente, o seu percurso profissional foi construído na área financeira e da banca com grande experiência na gestão de carteiras de crédito em incumprimento.

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Logística

Tetra Pak e Schoeller Allibert desenvolvem embalagens logísticas feitas a partir de embalagens de cartão para bebidas recicladas

Num passo significativo rumo à economia circular, a Tetra Pak e a Schoeller Allibert juntam-se para lançar uma nova linha de embalagens logísticas produzidas a partir de PolyAl reciclado, resultante da reciclagem de embalagens de cartão para bebidas. A inovação está a ser apresentada em Amesterdão, durante a feira Plastics Recycling Show.

A colaboração entre a multinacional de soluções de embalagem alimentar e a líder em embalagens reutilizáveis para transporte resultou no desenvolvimento de caixas de armazém e outras soluções logísticas reutilizáveis, compostas até 50% por PolyAl reciclado e materiais provenientes de outros fluxos de reciclagem, sem recurso a plástico virgem. As novas embalagens prometem uma alternativa mais sustentável e económica às soluções convencionais, cumprindo exigentes padrões de durabilidade e desempenho.

Atualmente em fase de testes rigorosos, estas embalagens estão destinadas a substituir mais de 50 mil unidades utilizadas no centro global de distribuição de peças da Tetra Pak, localizado em Lund, na Suécia. Esta iniciativa integra-se na estratégia da empresa de incorporar materiais reciclados e sustentáveis nas suas operações.

Britta Wyss Bisang, vice-presidente de Sustentabilidade e Comunicação Estratégica da Schoeller Allibert, destaca o papel da inovação nos materiais para a construção de cadeias de abastecimento mais sustentáveis e eficientes: “Para os nossos clientes, tornar as suas cadeias de abastecimento mais sustentáveis é uma prioridade e a inovação nos materiais é um dos principais fatores para o conseguir. Por isso, estamos a investir fortemente em novas formas de reduzir a utilização de plásticos virgens e a apostar em materiais reciclados como o PolyAl. Este projeto demonstra como soluções avançadas de reciclagem podem transformar resíduos em embalagens duradouras e reutilizáveis que promovem a logística circular e, consequentemente, a transição para uma economia circular.”.

“As embalagens assépticas são fundamentais para garantir o acesso a alimentos seguros e nutritivos. Na Tetra Pak, compreendemos a importância de considerar também o fim da vida útil das embalagens, mantendo os materiais valiosos em uso. Ao longo dos anos, temos vindo a explorar aplicações viáveis para o PolyAl reciclado e estamos satisfeitos por ver que a nossa colaboração com a Schoeller Allibert resultou num produto industrial robusto e competitivo. Continuaremos a trabalhar com recicladores de todo o mundo para desenvolver produtos comercialmente viáveis e expandir o seu mercado, ajudando assim a reduzir a utilização de plástico virgem e a avançar rumo a uma economia circular.”, explica Kinga Sieradzon, vice-presidente de Operações de Sustentabilidade da Tetra Pak.

Marie Sandin, diretora-geral da Tetra Pak Suécia, conclui: “Na fábrica da Tetra Pak em Lund, na Suécia, temos vindo a trabalhar há mais de um ano, de forma muito intensa, para incorporar materiais reciclados e sustentáveis em tudo o que fazemos. Por exemplo, já temos mobiliário interior e exterior feito de material PolyAl para os nossos funcionários. Com esta iniciativa, realizada em parceria com a Schoeller Allibert, o nosso objetivo era desenvolver uma caixa sustentável e económica, que proporcionasse um elevado desempenho. Os resultados são muito promissores para as nossas operações diárias: cada caixa é feita de aproximadamente 200 embalagens de cartão para bebidas recicladas”.

A Tetra Pak e a Schoeller Allibert estarão presentes no stand da Food & Beverage Carton Alliance na feira Plastics Recycling Show.

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Retalho

Desperdício de plástico no retalho de moda online vai agravar-se até 2030

Estudo da DS Smith revela que, até 2030, serão utilizados quase 22 mil milhões de sacos de plástico nas entregas online de artigos de moda em seis grandes economias europeias, o equivalente a mais de 400 000 sacos de plástico entregues por hora. As medidas para limitar a utilização de sacos de plástico reduziram significativamente a sua presença no comércio tradicional, mas o aumento das compras online fez aumentar a sua utilização no e-commerce.

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Apesar dos avanços no retalho físico na redução do uso de plásticos, o comércio eletrónico de moda está a gerar volumes alarmantes de resíduos plásticos. De acordo com uma análise da Development Economics, encomendada pela empresa de packaging sustentável DS Smith, uma empresa da International Paper, só em 2024, os seis principais mercados europeus (Reino Unido, Alemanha, França, Espanha, Itália e Polónia) receberam 2,9 mil milhões de sacos de plástico “secundários” — utilizados para transporte — nas suas compras online, o equivalente a 7,8 milhões de unidades por dia.

Ao contrário do que se verifica no retalho tradicional, onde medidas como a cobrança obrigatória dos sacos reduziram significativamente o seu uso, o crescimento das vendas online tem impulsionado o consumo de embalagens plásticas. A tendência é preocupante: estima-se que, até 2030, o número de sacos secundários aumente 47%, atingindo os 4,2 mil milhões anuais, o que poderá resultar num total acumulado de 21,8 mil milhões de sacos nos próximos cinco anos.

O estudo revela também que apenas 7% destes sacos são atualmente reciclados ou reutilizados. Os restantes 93% — cerca de 2,6 mil milhões em 2024 — acabam em aterros ou incinerados. Mantendo-se o atual ritmo de crescimento do e-commerce e das baixas taxas de reciclagem, este número poderá ultrapassar os 3,8 mil milhões por ano até ao final da década.

“Em parceria com algumas das maiores marcas do mundo, estimamos que, nos últimos quatro anos, substituímos mais de mil milhões de elementos de plástico, mas precisamos de fazer mais”, refere Luis Serrano, sales, marketing & innovation Diretor da DS Smith Ibéria. “Embora as compras online tenham crescido, os retalhistas de e-commerce estão atrasados em relação às grandes superfícies no que diz respeito à substituição dos sacos de plástico”, acrescenta.

“As empresas podem sentir-se tentadas a focar-se apenas no preço, mas manter o plástico tem um custo: os consumidores não o querem e as marcas arriscam a sua reputação se o ignorarem. Acreditamos que a legislação pode e deve ser mais exigente para todos nós, eliminando gradualmente determinados plásticos para ajudar a criar um contexto de mercado que incentive a inovação e o investimento e gere uma concorrência saudável para os substituir”, sublinha ainda.

Algumas marcas já iniciaram a transição. A Zalando, por exemplo, substituiu desde 2020 os sacos de plástico por alternativas em papel com certificação FSC e conteúdo reciclado. A mudança teve impacto direto na perceção do consumidor: a satisfação com o packaging aumentou 16 pontos percentuais após a introdução da nova solução.

“A substituição dos sacos de plástico por sacos de papel mudou as regras do jogo. Após a introdução dos nossos primeiros sacos de papel nas entregas, a satisfação dos clientes com o nosso novo packaging registou um aumento de 16 pontos percentuais em relação ao ano anterior. A elevada taxa de aceitação deixa-nos confiantes de que estamos no caminho certo com sacos de papel que são fáceis de reciclar na maior parte da Europa.”, afirma David Fischer, director logistics sustainability & packaging da Zalando.

Contudo, e como sublinha a DS Smith em comunicado, persistem desafios. A escalabilidade das alternativas sustentáveis e o cumprimento dos requisitos logísticos continuam a limitar uma adoção mais abrangente. Ainda assim, o inquérito conduzido pela DS Smith revela que 74% dos consumidores apoiam a eliminação progressiva dos sacos de plástico, sempre que existam alternativas viáveis. E 68% preferem embalagens em papel ou cartão.

Além disso, metade dos inquiridos afirma sentir-se culpada pela quantidade de plástico recebida com as suas encomendas, e 55% mostra-se mais propensa a comprar a retalhistas que utilizem embalagens recicláveis.

A análise conduzida pela Development Economics avaliou o potencial de crescimento do mercado de embalagens secundárias – aquelas utilizadas para o transporte de produtos – no setor do e-commerce de moda em seis dos maiores mercados europeus. O estudo baseou-se em dados sobre o volume e valor do comércio eletrónico de moda, a utilização de embalagens plásticas, a proporção de embalagens de transporte, bem como nas taxas de reciclagem, reutilização e destino final dos resíduos plásticos, como a deposição em aterro ou a incineração.

Para sustentar as projeções até 2030, foram analisados dados publicados e não publicados, recolhidos através de uma pesquisa bibliográfica extensa, incluindo estatísticas do Eurostat e documentação política da União Europeia e do Governo do Reino Unido. O objetivo foi modelar cenários de evolução do setor em condições de mercado estáveis e em contextos de políticas mais ambiciosas. Complementarmente, foi realizada uma sondagem junto de 12.000 consumidores nos seis países abrangidos — Espanha, França, Itália, Alemanha, Polónia e Reino Unido — entre 19 e 24 de fevereiro de 2025, seguindo os princípios de rigor metodológico estabelecidos pelas normas da ESOMAR e da Market Research Society.

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Logística

Conferência da APLOG debate os desafios de uma logística urbana mais eficiente

“As cidades deverão dar cada vez mais atenção a este tema da logística urbana. Existem medidas que têm sido tomadas e projetos em curso, mas existe um longo caminho a percorrer”, defende Afonso Almeida, presidente da APLOG.

Apresentar, e discutir, os desafios e destacar as soluções para uma logística urbana mais eficiente, inovadora e sustentável é o objetivo da 6ª edição da conferência Cidades & Logística, que a APLOG (Associação Portuguesa de Logística) realiza esta quarta-feira, 2 de abril.

A logística urbana continua a ser um grande desafio para os players do setor. O aumento exponencial das entregas de artigos do compras on-line que veio influenciar a mobilidade na entrega de mercadorias, as infraestruturas, os meios de transporte, o aumento da frequência da entrega com consequências no aumento do tráfego e no congestionamento das cidades, são alguns desses desafios, aos quais as empresas estão a responder, mas que têm que ser trabalhados em parceria com autarquias.

“As cidades deverão dar cada vez mais atenção a este tema da logística urbana. Existem medidas que têm sido tomadas e projetos em curso, mas existe um longo caminho a percorrer. É um tema que nunca está terminado e deve ser importante envolver todas as partes interessada, no sentido de conseguir arranjar as melhores soluções para a cidade”, defendia o presidente da APLOG, Afonso Almeida, ao Hipersuper no seguimento da conferência Cidades & Logística de 2024.

A edição deste ano da conferência Cidades & Logística tem lugar no Templo da Poesia, Parque dos Poetas, em Oeiras, com início às 11h. Vai receber os profissionais e decisores “que querem estar na vanguarda da mobilidade urbana, logística sustentável e inovação nas cidades”, para um programa que ao longo do dia vai debater a logística urbana sustentável, a descarbonização na última milha, o estacionamento, o armazenamento urbano, as entregas silenciosas. Vai ainda apresentar a visão de quem abastece, as novas abordagens à última milha e ainda divulgar o projeto Standtrack.

Sobre o autorAna Grácio Pinto

Ana Grácio Pinto

Alimentar

Chocolate do Dubai chega esta quarta-feira às lojas Galp

O Chocolate do Dubai, a barra de chocolate de leite recheada de pistácio e Kadaif, que se tornou viral é a mais recente novidade na oferta de conveniência da Galp.

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