Tiago Lima, Director de Relações Externas da Coca-Cola
“A Refrige ganhou massa crítica para competir no estrangeiro”
Saiba o que mudou com a integração da Refrige – único engarrafador da Coca-Cola em Portugal – no novo grupo Coca-Cola Iberian Partners

Rita Gonçalves
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Montiqueijo procura mini mestres queijeiros em novo passatempo
Brother lança duas impressoras de etiquetas Linerless TD23D
IKEA aposta em Guimarães com novo Estúdio de Planificação e Encomenda
Lidl Portugal promove fan zone na Volta ao Algarve
Vendas das marcas nos centros VIA Outlets crescem 7% em 2024
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
Nestlé Portugal lança série dedicada à literacia alimentar
Casa Relvas aumenta o portfólio com três novos monocastas
Entrevista a Tiago Lima, Director de Relações Externas da Coca-Cola
Saiba o que mudou com a integração da Refrige – único engarrafador da Coca-Cola em Portugal – no novo grupo Coca-Cola Iberian Partners
O que mudou com a integração da Refrige no novo grupo Coca-Cola Iberian Partners em todas as áreas de gestão da empresa (produção, logística, distribuição, marketing)?
Os engarrafadores de Coca-Cola são, em Espanha, empresas de capital 100% espanhol que comercializam, distribuem e vendem as bebidas sob as marcas da The Coca-Cola Company por todo o país. Em Portugal, é a Refrige – uma empresa portuguesa registada em Setúbal com capital maioritariamente espanhol – que fabrica, comercializa, distribui e vende as bebidas sob a marca da The Coca-Cola Company e emprega cerca de 400 pessoas.
A Refrige vai continuar a ser o fabricante e engarrafador da Companhia Coca-Cola para o mercado português e reforça a sua presença industrial e comercial com a integração num engarrafador único que irá permitir criar um modelo mais eficiente dentro do mercado ibérico e ainda mais competitivo a nível internacional.
Para a Refrige, a integração neste engarrafador único representa uma oportunidade para reforçar a sua presença no mercado português.
De resto, no que respeita à produção, logística, distribuição ou marketing, não se vão verificar alterações de registo.
Qual a estratégia delineada para a empresa?
O objectivo da fusão dos engarrafadores é fortalecer um negócio rentável e ganhar massa crítica para competir com os mercados internacionais. Trata-se de um processo que pretende unificar actividades de empresas não redundantes e simplificar o sistema accionista existente até ao momento.
A que objectivos se propõem?
O novo engarrafador enfrenta as metas de aumentar as oportunidades de optimização do negócio dentro do mercado espanhol e português para ganhar massa crítica com vista a competir, conjuntamente, com os mercados internacionais.
Quais os principais desafios desta mudança?
Em Espanha há sete engarrafadores – Begano, Asturbega, Cobega, Norbega, Colebega, Rendelsur e Casbega. Em Portugal, há um único engarrafador – a Refrige.
A integração dos engarrafadores é a melhor decisão para fortalecer a excelência de um negócio de êxito, e graças a esta operação, optimizar-se-á o negócio no mercado ibérico trazendo maior competitividade a nível internacional.