Tiago Lima, Director de Relações Externas da Coca-Cola
“A Refrige ganhou massa crítica para competir no estrangeiro”
Saiba o que mudou com a integração da Refrige – único engarrafador da Coca-Cola em Portugal – no novo grupo Coca-Cola Iberian Partners
Rita Gonçalves
Expo Fish Portugal vai reunir importadores de pescado de 25 países
Rotom Portugal distinguida como PME Excelência
Portugal Fresh defende papel das organizações de produtores para o crescimento do setor das frutas e legumes
Sidul acaba de lançar a sua coleção limitada de Natal
GLS Portugal reforça presença em Portugal com mais de 1000 Parcel Shops
Pedro Loureiro é o novo Business Manager Food da Nestlé Portugal
MAR Shopping Matosinhos oferece novos serviços funcionais e inclusivos
Campanha da ViniPortugal e OIVE chegou a mais de 100 milhões de consumidores europeus
Ferrero apresenta coleção de produtos para o Natal
Conveniência na alimentação e marcas próprias impulsionam consumo em Portugal
Entrevista a Tiago Lima, Director de Relações Externas da Coca-Cola
Saiba o que mudou com a integração da Refrige – único engarrafador da Coca-Cola em Portugal – no novo grupo Coca-Cola Iberian Partners
O que mudou com a integração da Refrige no novo grupo Coca-Cola Iberian Partners em todas as áreas de gestão da empresa (produção, logística, distribuição, marketing)?
Os engarrafadores de Coca-Cola são, em Espanha, empresas de capital 100% espanhol que comercializam, distribuem e vendem as bebidas sob as marcas da The Coca-Cola Company por todo o país. Em Portugal, é a Refrige – uma empresa portuguesa registada em Setúbal com capital maioritariamente espanhol – que fabrica, comercializa, distribui e vende as bebidas sob a marca da The Coca-Cola Company e emprega cerca de 400 pessoas.
A Refrige vai continuar a ser o fabricante e engarrafador da Companhia Coca-Cola para o mercado português e reforça a sua presença industrial e comercial com a integração num engarrafador único que irá permitir criar um modelo mais eficiente dentro do mercado ibérico e ainda mais competitivo a nível internacional.
Para a Refrige, a integração neste engarrafador único representa uma oportunidade para reforçar a sua presença no mercado português.
De resto, no que respeita à produção, logística, distribuição ou marketing, não se vão verificar alterações de registo.
Qual a estratégia delineada para a empresa?
O objectivo da fusão dos engarrafadores é fortalecer um negócio rentável e ganhar massa crítica para competir com os mercados internacionais. Trata-se de um processo que pretende unificar actividades de empresas não redundantes e simplificar o sistema accionista existente até ao momento.
A que objectivos se propõem?
O novo engarrafador enfrenta as metas de aumentar as oportunidades de optimização do negócio dentro do mercado espanhol e português para ganhar massa crítica com vista a competir, conjuntamente, com os mercados internacionais.
Quais os principais desafios desta mudança?
Em Espanha há sete engarrafadores – Begano, Asturbega, Cobega, Norbega, Colebega, Rendelsur e Casbega. Em Portugal, há um único engarrafador – a Refrige.
A integração dos engarrafadores é a melhor decisão para fortalecer a excelência de um negócio de êxito, e graças a esta operação, optimizar-se-á o negócio no mercado ibérico trazendo maior competitividade a nível internacional.