Tiago Lima, Director de Relações Externas da Coca-Cola
“A Refrige ganhou massa crítica para competir no estrangeiro”
Saiba o que mudou com a integração da Refrige – único engarrafador da Coca-Cola em Portugal – no novo grupo Coca-Cola Iberian Partners
Rita Gonçalves
Olitrem reforça investimento em inovação com dois novos laboratórios próprios
Cegid com nova aquisição reforça presença em Espanha com aquisição da Microdata
Auchan com nova gama focada em produtos para a nutrição desportiva
Garland com nova rota marítima direta para a Irlanda
Montiqueijo conquista pela primeira vez o selo Quality Awards
Salesforce lança tecnologia voltada para a produtividade e a união de compras em loja e online
CBRE e B. Prime responsáveis pela comercialização de novo armazém na Quinta da Marquesa
Exportações da indústria alimentar e bebidas ultrapassam valores de 2023
Intermarché é o patrocinador oficial da Taça da Liga Portugal
Meu Super eleito Escolha do Consumidor na categoria Supermercados de Proximidade
Entrevista a Tiago Lima, Director de Relações Externas da Coca-Cola
Saiba o que mudou com a integração da Refrige – único engarrafador da Coca-Cola em Portugal – no novo grupo Coca-Cola Iberian Partners
O que mudou com a integração da Refrige no novo grupo Coca-Cola Iberian Partners em todas as áreas de gestão da empresa (produção, logística, distribuição, marketing)?
Os engarrafadores de Coca-Cola são, em Espanha, empresas de capital 100% espanhol que comercializam, distribuem e vendem as bebidas sob as marcas da The Coca-Cola Company por todo o país. Em Portugal, é a Refrige – uma empresa portuguesa registada em Setúbal com capital maioritariamente espanhol – que fabrica, comercializa, distribui e vende as bebidas sob a marca da The Coca-Cola Company e emprega cerca de 400 pessoas.
A Refrige vai continuar a ser o fabricante e engarrafador da Companhia Coca-Cola para o mercado português e reforça a sua presença industrial e comercial com a integração num engarrafador único que irá permitir criar um modelo mais eficiente dentro do mercado ibérico e ainda mais competitivo a nível internacional.
Para a Refrige, a integração neste engarrafador único representa uma oportunidade para reforçar a sua presença no mercado português.
De resto, no que respeita à produção, logística, distribuição ou marketing, não se vão verificar alterações de registo.
Qual a estratégia delineada para a empresa?
O objectivo da fusão dos engarrafadores é fortalecer um negócio rentável e ganhar massa crítica para competir com os mercados internacionais. Trata-se de um processo que pretende unificar actividades de empresas não redundantes e simplificar o sistema accionista existente até ao momento.
A que objectivos se propõem?
O novo engarrafador enfrenta as metas de aumentar as oportunidades de optimização do negócio dentro do mercado espanhol e português para ganhar massa crítica com vista a competir, conjuntamente, com os mercados internacionais.
Quais os principais desafios desta mudança?
Em Espanha há sete engarrafadores – Begano, Asturbega, Cobega, Norbega, Colebega, Rendelsur e Casbega. Em Portugal, há um único engarrafador – a Refrige.
A integração dos engarrafadores é a melhor decisão para fortalecer a excelência de um negócio de êxito, e graças a esta operação, optimizar-se-á o negócio no mercado ibérico trazendo maior competitividade a nível internacional.