“A Refrige ganhou massa crítica para competir no estrangeiro”
Saiba o que mudou com a integração da Refrige – único engarrafador da Coca-Cola em Portugal – no novo grupo Coca-Cola Iberian Partners

Rita Gonçalves
Quinta da Lagoalva lança colheita de 2024 de brancos e rosé
Agricultura perde mais de 16 mil trabalhadores num ano e enfrenta desafios estruturais no recrutamento
InPost nomeia Luis Florit como diretor comercial para a Península Ibérica
Continente e Pingo Doce lideram ranking das marcas mais relevantes para os consumidores
DHL Supply Chain adquire IDS Fulfillment e reforça oferta para PME no setor de e-commerce
Pingo Doce regressa à Festa do Livro de Loures
ÉvoraWine celebra 10ª edição com 300 vinhos em prova
Love Butternut apoia e-book sobre abóbora da Associação Portuguesa de Nutrição
Continente promove “O Melhor de Portugal” em feira dedicada à produção nacional
Red Bull lança edição limitada com sabor a pêssego
Entrevista a Tiago Lima, Director de Relações Externas da Coca-Cola
Saiba o que mudou com a integração da Refrige – único engarrafador da Coca-Cola em Portugal – no novo grupo Coca-Cola Iberian Partners
O que mudou com a integração da Refrige no novo grupo Coca-Cola Iberian Partners em todas as áreas de gestão da empresa (produção, logística, distribuição, marketing)?
Os engarrafadores de Coca-Cola são, em Espanha, empresas de capital 100% espanhol que comercializam, distribuem e vendem as bebidas sob as marcas da The Coca-Cola Company por todo o país. Em Portugal, é a Refrige – uma empresa portuguesa registada em Setúbal com capital maioritariamente espanhol – que fabrica, comercializa, distribui e vende as bebidas sob a marca da The Coca-Cola Company e emprega cerca de 400 pessoas.
A Refrige vai continuar a ser o fabricante e engarrafador da Companhia Coca-Cola para o mercado português e reforça a sua presença industrial e comercial com a integração num engarrafador único que irá permitir criar um modelo mais eficiente dentro do mercado ibérico e ainda mais competitivo a nível internacional.
Para a Refrige, a integração neste engarrafador único representa uma oportunidade para reforçar a sua presença no mercado português.
De resto, no que respeita à produção, logística, distribuição ou marketing, não se vão verificar alterações de registo.
Qual a estratégia delineada para a empresa?
O objectivo da fusão dos engarrafadores é fortalecer um negócio rentável e ganhar massa crítica para competir com os mercados internacionais. Trata-se de um processo que pretende unificar actividades de empresas não redundantes e simplificar o sistema accionista existente até ao momento.
A que objectivos se propõem?
O novo engarrafador enfrenta as metas de aumentar as oportunidades de optimização do negócio dentro do mercado espanhol e português para ganhar massa crítica com vista a competir, conjuntamente, com os mercados internacionais.
Quais os principais desafios desta mudança?
Em Espanha há sete engarrafadores – Begano, Asturbega, Cobega, Norbega, Colebega, Rendelsur e Casbega. Em Portugal, há um único engarrafador – a Refrige.
A integração dos engarrafadores é a melhor decisão para fortalecer a excelência de um negócio de êxito, e graças a esta operação, optimizar-se-á o negócio no mercado ibérico trazendo maior competitividade a nível internacional.