Vera Norte, directora de comunicação da Tetra Pak
Tetra Pak duplica embalagens certificadas em 2013
Em Portugal, as marcas da Sumol+Compal e Agros estão entre as primeiras a colocar o símbolo FSC nas embalagens

Rita Gonçalves
Casaleiro com nova imagem e novas referências
Mars vai investir 27 milhões de dólares para reduzir emissões em explorações agrícolas
Sophos e Pax8 anunciam parceria para simplificar a gestão da segurança
Wells abre nova loja em Aveiro
Panattoni Iberia constrói parque logístico em Santarém
Corticeira Amorim promove novo programa de recolha seletiva e de reciclagem de rolhas de cortiça em Nova Iorque
MO reabre lojas em Esposende e Abrantes
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
A Tetra Pak alcançou, esta semana, os 20 mil milhões de embalagens distribuídas com a certificação FSC (Forest Stewardship Council), o equivalente a 14% de todas as suas embalagens no mercado a nível mundial.
Este é um marco significativo para a ambição da empresa de desenvolver produtos mais sustentáveis e utilizar, para o fabrico das embalagens, materiais renováveis geridos de forma responsável.
A ambição da empresa é a de aumentar progressivamente o material de embalagem disponível com certificação FSC.
O primeiro produto em embalagens de cartão a ostentar o selo do FSC foi lançado pela rede de retalho britânica Sainsbury, em 2007. Nesse ano, foram produzidas dois mil milhões de embalagens da Tetra Pak com o símbolo FSC. Em 2011, a Tetra Pak distribuiu mais de 18,4 mil milhões de embalagens certificadas pelo FSC a nível mundial.
Ao nível da Tetra Pak Ibéria, estima-se que, este ano, sejam distribuídas mais de 2,2 mil milhões de embalagens certificadas pelo FSC, valor que deverá duplicar no próximo ano, ficando acima dos 5,1 mil milhões de embalagens.
Em Portugal, as marcas da Sumol+Compal e Agros estão entre as primeiras a colocar o símbolo FSC nas embalagens de cartão. Estima-se que, em Portugal, este ano sejam distribuídas mais de 270 milhões de embalagens com esta certificação, quantidade que se prevê que mais do que duplique em 2013, ultrapassando os 572 milhões de embalagens.
Para Vera Norte, directora de comunicação da Tetra Pak Ibéria, a sustentabilidade florestal é uma preocupação crítica para a empresa: “É na floresta que obtemos a nossa matéria-prima e assumimos como prioridade a adopção das melhores práticas em todo o processo de produção.”