A estratégia da Gallo para a nova categoria de temperos picantes
A Gallo lançou o piri-piri com azeite e entrou na categoria dos temperos picantes. Sara Oliveira, directora de Marketing da Gallo WordWide, explica em entrevista a estratégia da marca para o novo produto
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Rita Gonçalves
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A Gallo lançou o piri-piri com azeite e entrou na categoria dos temperos picantes. Sara Oliveira, directora de Marketing da Gallo WordWide, explica em entrevista a estratégia da marca para o novo produto
Como surgiu esta aposta na categoria de temperos picantes?
A aposta na categoria de temperos picantes surge através da tendência do consumidor em procurar constantemente produtos mais saudáveis, sem nunca comprometer o sabor.
Com o conhecimento profundo da marca em azeite, conseguimos oferecer um produto com excelente qualidade, forte e com muita personalidade, para os verdadeiros apreciadores de piri-piri. Um produto diferenciado mais saudável, por ser feito com azeite.
Qual o investimento feito no novo produto?
O investimento será feito maioritariamente em acções conjuntas com a restante gama, em particular o azeite, dada a elevada penetração do nosso produto.
Além disso, estamos a apostar em várias parcerias com restaurantes onde o consumo de piri-piri é mais elevado.
Fizeram estudos de mercado para lançar o novo produto?
A marca faz com bastante regularidade estudos de mercado para garantir que a oferta de produtos está alinhada com as necessidades do consumidor português.
Foi com base nestes estudos que foi detectada a oportunidade: um tempero picante, diferenciado dos restantes produtos já existentes: com azeite, mais saudável.
Quem é o público-alvo do novo produto?
O público-alvo do produto é o verdadeiro apreciador de um forte tempero picante, que cruza as diferentes faixas etárias do consumidor português, mas que procura sempre que possível, sem comprometer o sabor, opções mais saudáveis.
Qual a estratégia delineada para o novo produto?
A estratégia passa essencialmente por potenciar a marca gama através de uma gama completa de produtos. Queremos oferecer mais um produto de elevada qualidade aos consumidores, que resulta do elevado conhecimento que temos na categoria de azeites.
Ambicionam desenvolver a categoria com o lançamento de novos produtos?
Desenvolver a categoria é sempre uma ambição da marca líder. Ao trazer uma inovação relevante e diferenciadora, estamos não só a trazer valor para a categoria, como a atrair novos consumidores para a mesma, deitando por terra a barreira de produto menos saudável característico desta categoria.
Quais os objectivos da marca com este lançamento em termos de vendas até ao final do ano?
Neste momento, o único objectivo para este ano é dar a conhecer e a provar aos consumidores Gallo e da categoria de temperos picantes o excelente produto que colocámos no mercado.
Que balanço faz da actividade da marca em Portugal no primeiro semestre do ano? A crise tem feito mossa no consumo da marca?
É um semestre onde Gallo volta a liderar em inovação, através de categorias novas – como é o caso do piri-piri – como em produtos ligados à portugalidade e com o objectivo de elevar aquilo que Portugal tem de melhor, contrariando o pessimismo e tendência negativa do nosso País. No primeiro trimestre, lançamos uma Homenagem ao Fado, ao Mar e à Arte e, recentemente, homenageámos a Calçada e a Pesca Portuguesa, agora com um Azeite Extra Virgem Suave.
Os resultados são muito positivos! Temos uma marca mais forte e completa. O consumidor vê a marca como moderna e próxima, mantendo a referência em qualidade.
Que acções tem levado a cabo a marca para combater a recessão no consumo que se verifica no sector alimentar?
Contrários à recessão de consumo, temos vários movimentos que afectam positivamente a categoria de azeite.
Há uma tendência de saudabilidade, onde o azeite ganha protagonismo e beneficia da excelente imagem que tem para o consumidor.
Por outro lado, temos um aumento grande de refeições e casa, tanto no dia-a-dia, como em ocasiões especiais. Mais uma vez a categoria sai aqui beneficiada
Tudo isto resulta num aumento do consumo ano após ano, de forma sustentada.
As acções da marca passam, então, por tirar o maior partido deste crescimento, quer através do nível de inovação, quer a nível de construção da categoria através de educação do consumidor.
Por último, e não menos importante, é fundamental para a marca manter a qualidade dos produtos, definida através do perfil organoléptico do azeite, garantindo a competitividade do mesmo. Este ano olhámos para a nossa gama e tentámos cobrir ao máximo os vários “price points”, sem nunca comprometer a qualidade. Tanto nas acções com os clientes, como nas inovações (a Inovação Saboreie Portugal: Fado-Mar-Arte teve um preço mais competitivo associado).
Ambicionam internacionalizar o novo produto?
Gallo é hoje uma marca global, e todos os produtos são pensados de acordo com este alinhamento.