Smartphones representam 42% das vendas de telemóveis
Um total de 1,08 milhões telemóveis foram comercializados no segundo trimestre de 2012, menos 21% face ao mesmo período de 2011

Rita Gonçalves
Adega da José Maria da Fonseca distinguida como a mais sustentável da Europa
Rui Miguel Nabeiro apresenta livro sobre a liderança e legado do avô, fundador da Delta Cafés
Grupo Global Quality Ibéria entrega prémios Top Beleza 2025, Troféu da Casa e Pet Care em Barcelona
Super Bock Group conquista 11 medalhas no Monde Selection de La Qualité
Action chega a Ovar, Évora e Sintra em abril
Mário David Carvalho assume direção Hisense HVAC em Portugal
DPD Portugal lança calculadora de carbono para monitorizar impacto ambiental das entregas
LASO Transportes nomeada para os ESTA Awards 2025 com transporte de pontes metálicas de 80 toneladas
Vitacress e STEF formalizam parceria estratégica para otimizar distribuição nacional de frescos
Monchique Can: uma nova experiência de hidratação em garrafa de alumínio
Um total de 1,08 milhões de unidades de telemóveis foram comercializados no segundo trimestre de 2012, menos 21% face ao mesmo período do ano passado, revela o estudo “IDC European Mobile Phone Tracker”.
Por mês foram vendidos menos 96 mil telefones por mês, “a maior queda registada em períodos homólogos”.
Durante o trimestre, foram comercializados 623 mil unidades de telefones tradicionais, menos 37%, e 457 mil smartphones, mais 37% face ao período homólogo. O segmento dos smartphones representou 42% das vendas totais do trimestre.
“O segundo trimestre continuou a ser afectado pela forte contracção da procura em virtude da deterioração da economia portuguesa. Apesar da queda verificada, que afectou a maioria dos fabricantes, a quota de mercado da Samsung continua a crescer no segmento dos smartphones. A gama de produtos Galaxy continua a ser um caso de sucesso em toda a Europa, ao qual os consumidores portugueses não têm sido indiferentes”, afirma Francisco Jerónimo, Responsável Europeu de Research da Área de Telefones Móveis da IDC.
Verifica-se também que, à semelhança do que aconteceu na Europa, os rumores de lançamento de vários modelos dos principais fabricantes, previstos para o terceiro trimestre, têm contribuído para que muitos consumidores adiem a intenção de compra de smartphones. Uma tendência que afectou principalmente a alta gama do mercado.
Samsung lidera mercado
Em Portugal, a quota de mercado da Samsung continua a crescer, sobretudo devido ao desempenho da gama de produtos Android. “O fabricante coreano tem conseguido dominar a alta gama, na qual só encontra concorrência por parte do iPhone da Apple. Contudo, são os produtos de média gama que registam as maiores vendas. O domínio do sistema operativo Android é também uma das características a destacar no período analisado. As vendas totais do sistema operativo alcançaram 338 mil unidades, ou seja, 74% das vendas totais de smartphones em Portugal, o que corresponde a um crescimento de 37% face ao período homólogo”.