Smartphones representam 42% das vendas de telemóveis
Um total de 1,08 milhões telemóveis foram comercializados no segundo trimestre de 2012, menos 21% face ao mesmo período de 2011

Rita Gonçalves
Quinta da Lagoalva lança colheita de 2024 de brancos e rosé
Agricultura perde mais de 16 mil trabalhadores num ano e enfrenta desafios estruturais no recrutamento
InPost nomeia Luis Florit como diretor comercial para a Península Ibérica
Continente e Pingo Doce lideram ranking das marcas mais relevantes para os consumidores
DHL Supply Chain adquire IDS Fulfillment e reforça oferta para PME no setor de e-commerce
Pingo Doce regressa à Festa do Livro de Loures
ÉvoraWine celebra 10ª edição com 300 vinhos em prova
Love Butternut apoia e-book sobre abóbora da Associação Portuguesa de Nutrição
Continente promove “O Melhor de Portugal” em feira dedicada à produção nacional
Red Bull lança edição limitada com sabor a pêssego
Um total de 1,08 milhões de unidades de telemóveis foram comercializados no segundo trimestre de 2012, menos 21% face ao mesmo período do ano passado, revela o estudo “IDC European Mobile Phone Tracker”.
Por mês foram vendidos menos 96 mil telefones por mês, “a maior queda registada em períodos homólogos”.
Durante o trimestre, foram comercializados 623 mil unidades de telefones tradicionais, menos 37%, e 457 mil smartphones, mais 37% face ao período homólogo. O segmento dos smartphones representou 42% das vendas totais do trimestre.
“O segundo trimestre continuou a ser afectado pela forte contracção da procura em virtude da deterioração da economia portuguesa. Apesar da queda verificada, que afectou a maioria dos fabricantes, a quota de mercado da Samsung continua a crescer no segmento dos smartphones. A gama de produtos Galaxy continua a ser um caso de sucesso em toda a Europa, ao qual os consumidores portugueses não têm sido indiferentes”, afirma Francisco Jerónimo, Responsável Europeu de Research da Área de Telefones Móveis da IDC.
Verifica-se também que, à semelhança do que aconteceu na Europa, os rumores de lançamento de vários modelos dos principais fabricantes, previstos para o terceiro trimestre, têm contribuído para que muitos consumidores adiem a intenção de compra de smartphones. Uma tendência que afectou principalmente a alta gama do mercado.
Samsung lidera mercado
Em Portugal, a quota de mercado da Samsung continua a crescer, sobretudo devido ao desempenho da gama de produtos Android. “O fabricante coreano tem conseguido dominar a alta gama, na qual só encontra concorrência por parte do iPhone da Apple. Contudo, são os produtos de média gama que registam as maiores vendas. O domínio do sistema operativo Android é também uma das características a destacar no período analisado. As vendas totais do sistema operativo alcançaram 338 mil unidades, ou seja, 74% das vendas totais de smartphones em Portugal, o que corresponde a um crescimento de 37% face ao período homólogo”.