Marktest TGI: Continente lidera preferências no Pet Food
Os portugueses têm vindo a alterar e a retrair os hábitos de consumo, mas será que estas alterações se reflectem também numa mudança de comportamentos face à alimentação dos seus animais de estimação? A Marktest dá a resposta à questão.

Rita Gonçalves
Desperdício de plástico no retalho de moda online vai agravar-se até 2030
Conferência da APLOG vai debater os desafios de uma logística urbana mais eficiente
Chocolate do Dubai chega esta quarta-feira às lojas Galp
Grupo Bacalhôa reforça equipa de Enologia e cria nova Direção de Relações Institucionais
Vitacress e Flama unem-se num passatempo que premeia criatividade dos portugueses
Portugália de Alvalade reabre com nova imagem e conceito
Adega de Borba celebra 70 anos com visitas e provas gratuitas
Receitas da Decathlon atingem 16,2 mil M€ em 2024
Action chega a Ovar, Évora e Sintra em abril
Pombos-correio no marketing? Essa é a proposta da E-goi
Os portugueses têm vindo a alterar e a retrair os seus hábitos de consumo, mas será que estas alterações se reflectem também numa mudança de comportamentos face à alimentação dos seus animais de estimação?
Estarão os portugueses a optar por outras soluções ou a escolher outras marcas com um custo mais baixo?
A análise de tendências TGI, centrada na comida para cães, revela um aumento na utilização de alimentação húmida (TGI 2012 – 43%; TGI 2011 – 37.6%) mantendo-se o indicador de utilização de alimentação seca constante quando analisados os últimos 2 anos (TGI 2012 – 90.3%; TGI 2011 – 90.1%).
No entanto, e apesar do aumento registado ao nível da alimentação húmida, observa-se também uma redução na quantidade utilizada por semana deste produto, verificando-se a mesma tendência de redução na quantidade utilizada de alimentação seca.
Embora mantendo a preferência por uma alimentação seca, a redução das quantidades utilizadas é justificada também por uma tendência de crescimento da utilização partilhada dos dois produtos, estando os donos de cães a combinar alimentação seca e húmida.
Mas, estarão também os donos de cães a optar por mudar de marcas? Marcas essas com um custo mais baixo?
De facto, denota-se uma crescente preferência por Marcas da Distribuição (MdD), sendo que ambas as categorias de produto (alimentação húmida e seca) são este ano lideradas pela marca Continente, que acentua a sua tendência de crescimento.
A marca Friskies é a segunda marca preferida para as duas categorias de produto mantendo-se praticamente constante. Já marca a Pedigree, que ocupa a terceira posição nas escolha dos donos de cães, regista ligeira quebra quando analisados os últimos dois anos.
Se, por um lado, é verdade que os donos de cães têm vindo a combinar os dois tipos de alimentação, seca e húmida, o mesmo não se verifica junto dos donos de gatos. O indicador de utilização de comida húmida e seca para estes animais mantêm-se constante quando analisados os últimos dois anos.