Zurich: “O nosso volume de prémios é superior a €1,5 milhões”
Paulo Aranha, responsável da Zurich, esmiúça em entrevista ao Hipersuper as vantagens das soluções de seguros para a área do retalho

Rita Gonçalves
Casaleiro com nova imagem e novas referências
Mars vai investir 27 milhões de dólares para reduzir emissões em explorações agrícolas
Sophos e Pax8 anunciam parceria para simplificar a gestão da segurança
Wells abre nova loja em Aveiro
Panattoni Iberia constrói parque logístico em Santarém
Corticeira Amorim promove novo programa de recolha seletiva e de reciclagem de rolhas de cortiça em Nova Iorque
MO reabre lojas em Esposende e Abrantes
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
Entrevista Paulo Aranha, Director da área de Desenvolvimento de Soluções de Mercado da Zurich em Portugal
Qual a oferta da Zurich para a área do retalho?
A Zurich oferece uma solução de seguros dirigida e criada especificamente para as empresas que operam no sector do comércio de retalho, denominada Zurich Comércio Tradicional. Esta solução destina-se a diversos tipos de actividade:
Papelaria, Sapatos, Vestuário, Instrumentos musicais, Perfumarias, Decoração, Electrodomésticos e outro tipo de comércio especializado.
Oferece numa única solução a protecção integrada da empresa através da venda conjunta do multi-riscos, acidentes de trabalho, responsabilidade civil, acidentes pessoais e automóvel, permitindo a combinação de produtos, de acordo com as especificidades de cada cliente.
Quais são as coberturas?
A solução Zurich Comércio Tradicional contempla um conjunto de riscos associados numa cobertura base, como por exemplo, a responsabilidade civil exploração inquilino; gastos fixos; danos em bens do senhorio; protecção a clientes e visitantes; garantia de imagem de marca e assistência ao estabelecimento, entre outras, que respondem às principais necessidades do segmento, permitindo ainda a contratação de coberturas complementares, como trespasse ou chave; perda de exploração; avaria de máquinas, mercadorias transportadas ou equipamento electrónico. Trata-se de uma solução com um preço competitivo na medida em que o cliente escolhe de acordo com as suas necessidades de segurança e paga apenas as garantias que contrata.
Quais as principais vantagens para os retalhistas?
Com a solução Zurich Comércio Tradicional, oferecemos aos lojistas ou comerciantes o acesso à protecção do património através do seguro multi-riscos com uma cobertura base alargada. Esta abarca as garantias de seguro específicas para a actividade da empresa, podendo ainda aumentar os níveis de segurança através de um conjunto de garantias complementares, que vão desde a protecção pessoal do empresário e dos seus colaboradores através do seguro de acidentes de trabalho. O acidentes de trabalho, que corresponde a uma obrigação legal, transfere para a Zurich a responsabilidade dos encargos obrigatórios decorrentes de eventuais acidentes de trabalho no desempenho da actividade profissional, permitindo ainda deduzir (dentro dos limites e condições legais), em sede de IRC, os prémios pagos. É também possível contratar a cobertura de responsabilidade civil da frota automóvel e ter acesso a vários benefícios na área de recursos humanos, previdência social e benefícios fiscais.
Qual a quota de mercado da Zurich neste segmento?
Actualmente, a nossa carteira no alvo de mercado Zurich Comércio Tradicional encontra-se fortemente consolidada, cifrando-se num volume de prémios superior a €1,5 milhões.
Quais as principais tendências de mercado neste sector?
O sector encontra-se em retracção, fruto da conjuntura económica, pelo que terá de ter novas abordagens e estratégias para conseguir reinventar-se. No entanto, os momentos de crise também trazem oportunidades. Na Zurich estamos atentos a essas possibilidades, até porque dada a nossa estratégia de segmentação temos um amplo conhecimento do mercado, ouvimos os clientes e sabemos do que eles precisam. É com base nesse conhecimento que concebemos as nossas soluções e cremos que o mercado fará a sua triagem com base na relação qualidade-preço.