Inédito: Hipers perdem quota de mercado nos combustíveis
A quota de mercado em volume dos hipermercados nos combustíveis derrapou em Fevereiro e Março. No primeiro trimestre, o combustível adquirido em promoção representou 65.7% do total

Rita Gonçalves
Quinta da Lagoalva lança colheita de 2024 de brancos e rosé
Agricultura perde mais de 16 mil trabalhadores num ano e enfrenta desafios estruturais no recrutamento
InPost nomeia Luis Florit como diretor comercial para a Península Ibérica
Continente e Pingo Doce lideram ranking das marcas mais relevantes para os consumidores
DHL Supply Chain adquire IDS Fulfillment e reforça oferta para PME no setor de e-commerce
Pingo Doce regressa à Festa do Livro de Loures
ÉvoraWine celebra 10ª edição com 300 vinhos em prova
Love Butternut apoia e-book sobre abóbora da Associação Portuguesa de Nutrição
Continente promove “O Melhor de Portugal” em feira dedicada à produção nacional
Red Bull lança edição limitada com sabor a pêssego
A quota de mercado em volume dos hipermercados nos combustíveis derrapou, pela primeira vez, em Fevereiro e Março.
“Se até aqui a quota de mercado em volume dos hipers tinha vindo sempre a crescer, nestes dois meses, estes perdem consecutivamente, de acordo com o painel Petrol da Kantar Worldpanel.
Em 2008, os hipers tinham um peso em volume de 18.1%, no ano seguinte 24.3%. Em 2010, alcançaram 28.3% e, em 2011, 31.5%.
Analisando apenas Janeiro de 2012, os hipers alcançam quase 35 % de quota em volume, valor que baixa em Fevereiro para 31.4% e em Março para 30.6%.
“Apesar de pode parecer um contra-senso, tendo em conta que nestes dois meses o preço médio por litro dos combustíveis já tinha atingido valores muito elevados, a situação é explicada pelo facto de os clientes habituais dos hipers serem mais sensíveis aos preço e dado o aumento dos preços reduzir drasticamente o consumo de combustível”.
No primeiro trimestre de 2012, o combustível adquirido em promoção representou 65.7% do volume abastecido pelos condutores portugueses.