Indústria alimentar espanhola cresce 1,8% em 2011
Nem tudo são más notícias em Espanha. As vendas da indústria alimentar do país vizinho aumentaram em 1,8% e as exportações cresceram 12% em 2011

Rita Gonçalves
Nestlé Portugal lança série dedicada à literacia alimentar
Casa Relvas aumenta o portfólio com três novos monocastas
CONFAGRI diz ser “incompreensível” a redução do apoio à horticultura
Snacking é uma forma de conexão segundo estudo de tendências da Mondelēz
HAVI implementa em Portugal um projeto-piloto de gestão de armazéns
Jerónimo Martins entre as 100 melhores empresas mundiais em diversidade e inclusão social
Essência do Vinho regressa ao Porto com 4.000 vinhos de 400 produtores
Indústria alimentar e das bebidas exportou 8.190 M€ em 2024
Festival da Comida Continente de volta em julho
Embalagem e logística têm melhorado a eficiência operacional
Nem tudo são más notícias em Espanha. As vendas da indústria alimentar do país vizinho aumentaram em 1,8% no ano passado, face ao ano anterior, para 83.773 milhões de euros.
O desempenho deve-se às exportações, que aceleraram12%, segundo dados da Federação das Indústrias de Alimentação de Bebidas (Fiab).
As vendas no exterior representam 24% do total, disse Horacio González Alemán, director-geral do Fiab. “Em quatro anos, vamos suplantar a Itália nas exportações”.
O documento revela que o sector manteve estável o número de empregos nos últimos anos e actualmente representa 20% do emprego industrial em Espanha.
Quando ao mercado interno, o consumo global de alimentação de bebidas caiu 1,2%, cifra que se repete pelo segundo ano consecutivo.
As previsões para 2012 apontam uma quebra de 1,40% no consumo nos lares, 0,75% na hotelaria e restauração e 1,01% nas instituições. No global, as estimativas apontam uma quebra de 1,27% no consumo interno. As exportações, essas, deverão crescer 16%.