ViniPortugal traz 50 jornalistas e 315 provadores a Portugal
A Viniportugal vai organizar um seminário para 50 jornalistas internacionais e uma prova de vinhos destinada aos 315 provadores do Concours Mondial de Bruxelles

Rita Gonçalves
Casaleiro com nova imagem e novas referências
Mars vai investir 27 milhões de dólares para reduzir emissões em explorações agrícolas
Sophos e Pax8 anunciam parceria para simplificar a gestão da segurança
Wells abre nova loja em Aveiro
Panattoni Iberia constrói parque logístico em Santarém
Corticeira Amorim promove novo programa de recolha seletiva e de reciclagem de rolhas de cortiça em Nova Iorque
MO reabre lojas em Esposende e Abrantes
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
Um total de 85 vinhos portugueses das principais regiões demarcadas exportadoras são os grandes protagonistas das duas iniciativas promovidas pela ViniPortugal, no âmbito do Concours Mondial de Bruxelles (CBM) 2012, que vai ter lugar entre 4 e 6 de Maio, em Guimarães.
A entidade responsável pela promoção dos Vinhos de Portugal vai organizar um seminário para jornalistas internacionais, a 2 de Maio, na Pousada de Santa Marinha, em Guimarães, e uma prova de vinhos Portugueses no dia seguinte, destinada aos 315 provadores do CBM 2012, no Paço dos Duques de Bragança.
O seminário, apresentado pelo jornalista e crítico de vinhos João Afonso, conta com a participação de 50 jornalistas de 27 nacionalidades e envolve 8 vinhos portugueses premium ou super premium, oriundos de regiões diferentes.
A produção a partir de castas autóctones, a representatividade da região de origem e a presença no mercado internacional, foram os critérios de acesso a estas iniciativas.
Criado em 1994, o Concours Mondial de Bruxelles é um dos concursos internacionais com maior notoriedade no Mundo. Em 2006, a competição passou a realizar-se noutros países, tendo já passado por Lisboa. Envolve, no total, a participação de 350 profissionais do mundo do vinho. O júri reúne jornalistas, críticos de vinho, importadores, compradores, sommeliers, produtores e enólogos de 40 nacionalidades.