Refrige reduz consumo de água
O engarrafador exclusivo da Coca-Cola em Portugal está cada vez mais próximo do objectivo traçado para 2016 de utilizar menos de 2 litros de água por litro de bebida produzido.
Victor Jorge
El Corte Inglés ilumina-se de azul para sensibilizar importância da luta contra o Cancro da Próstata
Quinta da Vacaria investe na produção de azeite biológico
Grupo Rotom reforça presença no Reino Unido com aquisição da Kingsbury Pallets
Diogo Costa: “Estamos sempre atentos às necessidades e preferências dos nossos consumidores”
Staples une-se à EDP e dá passo importante na descarbonização de toda a sua cadeia de valor
CTT prepara peak season com reforço da capacidade da operação
Já são conhecidos os três projetos vencedores do Prémio TransforMAR
Campolide recebe a terceira loja My Auchan Saúde e Bem-Estar
Montiqueijo renova Selo da Igualdade Salarial
Sensodyne com novidades nos seus dentífricos mais populares
A Refrige, engarrafador exclusivo da Coca-Cola em Portugal, atingiu nos últimos seis anos uma poupança recorde no que toca ao consumo de água, na ordem dos mil e quinhentos milhões de litros, numa redução do rácio de utilização de água de 50%. Valores que ultrapassam largamente os objectivos de desempenho das fábricas da companhia Coca-Cola a nível mundial, firmados com a WWF – World Wildlife Fund em 2007, de melhorar, em 20%, a utilização eficiente da água até este ano.
A fábrica da Refrige em Azeitão, única unidade de engarrafamento de bebidas da Coca-Cola em Portugal, está a um pequeno passo de atingir a meta que traçou para 2016 de baixar o rácio de utilização de água para menos de 2 litros por litro de bebida produzido. Indicadores já muito próximos de atingir, sendo que o esforço de poupança de água na unidade de Azeitão se cifrou num consumo, em 2011, de 2 litros de água por cada litro de bebida produzido.
A nível mundial, a Coca-Cola e as engarrafadoras locais têm vindo a cimentar compromissos abrangentes e ambiciosos de preservação da água, por ser o ingrediente principal das bebidas do seu portfólio e um recurso vital para os ecossistemas, a saúde humana, o progresso e o desenvolvimento.
No caso português, a Refrige tem vindo a trabalhar em estreita colaboração com a Coca-Cola no sentido de, não só melhorar os indicadores de utilização eficiente da água, mas também na sua reciclagem por via de uma Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de última geração, situada no interior das instalações da Refrige, que permite devolver em segurança à natureza, 100 por cento da água não incorporada nas bebidas.