2012 começa estável para BGC
Para quem temia que o ano 2012 começaria com uma hecatombe, engane-se. Afinal, os BGC iniciaram este conturbado ano de 2012 com uma manutenção das receitas, embora as marcas dos fabricantes caiam e as da distribuição cresçam.

Victor Jorge
Desperdício de plástico no retalho de moda online vai agravar-se até 2030
Conferência da APLOG vai debater os desafios de uma logística urbana mais eficiente
Chocolate do Dubai chega esta quarta-feira às lojas Galp
Grupo Bacalhôa reforça equipa de Enologia e cria nova Direção de Relações Institucionais
Vitacress e Flama unem-se num passatempo que premeia criatividade dos portugueses
Portugália de Alvalade reabre com nova imagem e conceito
Adega de Borba celebra 70 anos com visitas e provas gratuitas
Receitas da Decathlon atingem 16,2 mil M€ em 2024
Action chega a Ovar, Évora e Sintra em abril
Pombos-correio no marketing? Essa é a proposta da E-goi
Os Bens de Grande Consumo (BGC) começaram o ano 2012 a manter a sua facturação (+0,6%) vs período homólogo, avança o mais recente Scantrend da Nielsen relativamente à Quadrisemana 1 à 4 de 2012 (período de 2 de Janeiro a 29 de Janeiro de 2012).
A consultora indica que as Marcas de Fabricante (MdF) decrescem -2,7% e as Marcas da Distribuição + Primeiros Preços (MdD+PP) crescem +6,8%.
Assim, apenas a Alimentação cresce (+2,6%), devido à Mercearia (+4%) e aos Congelados (+2%), enquanto os lacticínios mantêm facturação. Apesar de melhorarem a tendência, as MdF continuam a perder 1,1%, enquanto as MdD+PP começam o ano a crescer 8,2%.
Nas Bebidas, o sector iniciou 2012 com perdas de 2,7%, mas com comportamentos distintos. Assim, enquanto os fabricantes perderam -5,1%, as MdD cresceram +6,2% Destaque para a quebra das Bebidas alcoólicas que começaram o ano a perder -5%. Já as não alcoólicas iniciaram o ano com estabilidade na facturação vs o período homólogo.
Na Higiene do Lar, 2012 começa com uma manutenção nas vendas, mas com uma inversão significativa de tendências. As Marcas de Fabricante, que perderam 3,4% de facturação no ano 2011, começam 2012 a crescer +1,2%, salientando a consultora que “o crescimento atípico das vendas dos fabricante deve-se a um elevado investimento promocional”. Já as concorrentes MdD+PP perdem -2,8% de vendas no início de 2012, destacando a Nielsen que as MdD+PP não perderam facturação em nenhum período de 2011.
Finalmente, a Higiene Pessoal inicia o ano com uma perda significativa de facturação (-5,1%), com os fabricantes a decrescerem bastante (-8,3%), enquanto as MdD+PP evoluem 5,7%.