Bruxelas atenta à seca em Portugal e eurodeputado pede acção em vez de fé
A Comissão Europeia está em contacto com as autoridades portuguesas por causa da seca na agricultura e espera uma carta formal do Governo com detalhes sobre a situação. Já o eurodeputado socialista Capoulas Santos solicitou um debate no Parlamento Europeu e pede acção em vez de fé.

Lusa
Quinta da Lagoalva lança colheita de 2024 de brancos e rosé
Agricultura perde mais de 16 mil trabalhadores num ano e enfrenta desafios estruturais no recrutamento
InPost nomeia Luis Florit como diretor comercial para a Península Ibérica
Continente e Pingo Doce lideram ranking das marcas mais relevantes para os consumidores
DHL Supply Chain adquire IDS Fulfillment e reforça oferta para PME no setor de e-commerce
Pingo Doce regressa à Festa do Livro de Loures
ÉvoraWine celebra 10ª edição com 300 vinhos em prova
Love Butternut apoia e-book sobre abóbora da Associação Portuguesa de Nutrição
Continente promove “O Melhor de Portugal” em feira dedicada à produção nacional
Red Bull lança edição limitada com sabor a pêssego
A Comissão Europeia está em contacto com as autoridades portuguesas por causa da seca na agricultura e espera uma carta formal do Governo com detalhes sobre a situação, disse hoje [Quarta-feira] à Agência Lusa fonte comunitária.
“Temos estado em contacto com as autoridades portuguesas e sabemos que vão enviar uma carta formal, esta semana, com detalhes mais precisos sobre a situação e necessidades específicas”, disse à Lusa o porta-voz do executivo comunitário para a Agricultura, Roger Waite.
O porta-voz adiantou também a ministra da Agricultura, Assunção Cristas, pediu para que o tema fosse introduzido no Conselho de Ministros dos 27, no próximo dia 19, em Bruxelas.
Já o eurodeputado socialista Capoulas Santos solicitou um debate no Parlamento Europeu sobre os efeitos da seca no sector agrícola, ao mesmo tempo que exorta o Governo português a actuar rapidamente, em vez de “invocar a fé”.
Uma nota hoje divulgada em Bruxelas, o porta-voz dos Socialistas Europeus para os assuntos agrícolas indica que apresentou, em nome do grupo, um pedido de debate no hemiciclo, “numa das próximas sessões plenárias”, com o objectivo de poder interpelar a Comissão Europeia em Estrasburgo sobre esta matéria.
Capoulas Santos aponta que, face à gravidade da situação, quer pressionar a Comissão Europeia no sentido de Bruxelas elevar o montante máximo que cada Estado-membro pode atribuir como ajudas de Estado, em situações excepcionais, como é o caso da seca, e que neste momento têm como limite 7.500 euros por exploração agrícola.