Sports Direct investe 5 milhões em Portugal
A cadeia britânica de artigos de desporto vai erguer um parque de 20 lojas no nosso País até ao final do an

Rita Gonçalves
Quinta da Lagoalva lança colheita de 2024 de brancos e rosé
Agricultura perde mais de 16 mil trabalhadores num ano e enfrenta desafios estruturais no recrutamento
InPost nomeia Luis Florit como diretor comercial para a Península Ibérica
Continente e Pingo Doce lideram ranking das marcas mais relevantes para os consumidores
DHL Supply Chain adquire IDS Fulfillment e reforça oferta para PME no setor de e-commerce
Pingo Doce regressa à Festa do Livro de Loures
ÉvoraWine celebra 10ª edição com 300 vinhos em prova
Love Butternut apoia e-book sobre abóbora da Associação Portuguesa de Nutrição
Continente promove “O Melhor de Portugal” em feira dedicada à produção nacional
Red Bull lança edição limitada com sabor a pêssego
A cadeia britânica de artigos de desporto Sports Direct vai investir 5 milhões de euros este ano para abrir 10 lojas em Portugal.
O investimento vai criar cerca de 150 postos de trabalho.
As lojas com entre 1.000 e 1.500 metros quadrados vão localizar-se a Sul de Leiria. “Queremos concentrar este investimento na área da Grande Lisboa”, explica ao Hipersuper Rodolfo Carvalho, gerente da marca que detém 13 lojas no nosso País.
O Algarve recebeu as duas primeiras unidades de 2012. “A aposta no Algarve nada tem a ver com o turismo estrangeiro na região. Foi uma questão de oportunidade”.
No inicio de Janeiro, a Sports Direct abriu portas na Makro, em Albufeira. A loja com 1.500 metros quadrados é a primeira superfície comercial da cadeia britânica no Algarve. Seguiu-se o estabelecimento de Portimão, localizado no Mercado dos Mosqueteiros, com 1.050 metros quadrados. Até ao final de Março, estão agendadas mais quatro lojas mas Rodolfo Carvalho não adianta a localização.
Parque de 50 lojas
As duas unidades que abriram portas em 2012 estão integradas em superfícies comerciais mas o gerente da filial portuguesa da Sports Direct ressalva que 9 das actuais 13 lojas estão inseridas no comércio de rua. “Preferimos abrir em grandes superfícies comerciais, mas não excluímos boas oportunidades de negócio no retalho de rua”.
A meta da retalhista especializada em artigos de desporto é atingir a prazo um parque de 50 lojas no País. “Não pomos de parte a compra de uma cadeia de lojas se a oportunidade surgir”.
A marca britânica entrou no mercado nacional no final de 2010, através da aquisição de 50% da cadeia portuguesa de artigos de desporto Megasport. “A Megasport, fundada em 1996, tinha na altura 16 lojas, seis fecharam portas por terem dimensões muito reduzidas para o novo conceito. As restantes 10 foram convertidas em Sports Direct”.
Com lojas em Maia, precisamente onde está a sede do grupo, Braga, Gaia, Carvalhos, Barcelos, Guimarães, Póvoa do Varzim, Leiria, Setúbal, Portimão, Albufeira, Famalicão e Matosinhos, a cadeia britânica tem como público-alvo todos quantos “gostam de desporto e procuram, acima de tudo, as melhores marcas ao melhor preço”. Além das marcas dos principais fabricantes de artigos de desporto, a Sports Direct comercializa marcas próprias do grupo com mais de 500 lojas na Europa.