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Mercadona: o “Chefe”, o Empregado e o fornecedor

O que está por trás da história de sucesso da Mercadona? A explicação é dada pela Daymon Worlwided que analisou a realidade do maior retalhista espanhol.

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O que está por trás da história de sucesso da Mercadona? A explicação é dada pela Daymon Worlwided que analisou a realidade do maior retalhista espanhol.

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A Mercadona foi fundada em 1977, mas tem sido gerido desde 1981 por Juan Roig, um dos filhos dos fundadores. Quando Roig assumiu a liderança, a Mercadona era um retalhista familiar, constituído por 8 lojas apenas em Valência. Hoje, 30 anos depois, o Mercadona é o líder do mercado espanhol e um caso de sucesso reconhecido em todo a mundo.

Na década de 90, com a entrada no mercado espanhol dos grandes grupos internacionais franceses, e dos hard discounts alemães, o grupo debateu-se com sérias dificuldades e quase se deixou comprar. No entanto, em 1993, Roig decidiu remar contra a maré e posicionar-se como uma cadeia de proximidade e com uma estratégia de “Sempre preços baixos”(SPB). A Mercadona cortou nas despesas em publicidade, cancelou promoções e comprometeu-se em praticar sempre preços baixos. O modelo exigia por isso estabilidade não só no preço, mas também nas relações com os fornecedores e empregados. Desta forma, a Mercadona criou um modelo próprio de “Qualidade Total”, segundo o qual, todas as decisões devem satisfazer cinco componentes da empresa: o “chefe [forma como a Mercadona designa o cliente], o trabalhador, o fornecedor, a sociedade e o capital e é esta ordem que indica a prioridade de cada um”. Ou seja, qualquer decisão que seja tomada não pode prejudicar o cliente, o fornecedor ou o empregado. Segundo Zeynep Ton, um professor de Harvard que estudou a Mercadona, o modelo do retalhista permite-lhe ser incrivelmente inovador, porque se baseia em valores sólidos.

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Vários exemplos demonstram que estes valores são colocados em prática no dia-a-dia. Por exemplo, em 2008 a empresa não atingiu os objectivos por razões externas, mas mesmo assim os empregados receberam o prémio, porque não tiveram responsabilidade neste resultado. Isto fez com que a equipa nos anos seguintes se mantivesse coesa e não se alterasse a sua alta produtividade. Outro exemplo, é a relação que estabelece de “interfornecedores” com a maioria dos fornecedores de Marca Própria. Este conceito de “interfornecedor” baseia-se em explorar ao máximo as vantagens de colaboração entre o fornecedor e retalhista, baseando-se numa relação de confiança e de longo prazo. Não existe contracto, sendo que a principal garantia é o alto custo para a Mercadona de mudar de fornecedor numa categoria inteira. Esta relação permite que em conjunto sejam encontradas soluções que optimizem a logística e os processos produtivos.

O modelo de “Sempre preços baixos” implica uma oferta de sortido reduzida, mas que satisfaça todas as necessidades (“o carro completo”) do chefe. Por esta razão a Mercadona não se considera um distribuidor (para isso teria que ter muitas marcas), mas sim um “TOTALERS”, ou seja, a sua função é proporcionar soluções completas ao chefe, de forma que este encontre tudo o que precisa nas suas lojas e não sinta necessidade de ir a outro sítio.

As Marcas Próprias desempenham um papel muito importante neste modelo, sendo compostas por 4 marcas: Hacendado (tudo o que é alimentar); Deliplus (produtos de higiene e beleza); Bosque Verde (produtos de limpeza lar, roupa e loiça) e Compy (alimentação animal). Segundo um estudo recente da Havas Media “Meaningful Brands for Sustainable Future”, as Marcas Próprias da Mercadona são das preferidas dos consumidores espanhois e estão ao nível de Marcas de Fabricante reconhecidas internacionalmente como, por exemplo, Danone e Coca-Cola.

O modelo de Total Qualidade implementado na década de 90, permitiu que o grupo crescesse de uma forma sustentada, permitindo uma politica de confiança com todas as partes, bem como, inovar e ter uma alta produtividade. Por esta razão, um estudo de Harvard compara a Mercadona à Toyota da década de 70.

Em 2008, a recessão económica mundial afectou fortemente Espanha, que apresenta actualmente uma das maiores taxas de desemprego dos países industrializados (22,85%). Este contexto desafiou a Mercadona a ser mais criativo na forma de atrair clientes e aumentar as suas margens.

Uma das estratégias seguidas pela Mercadona foi dar mais espaço à Marca Própria, retirando das lojas todas as marcas que não tivessem rotatividade diárias, mesmo que fossem de líderes importantes. Esta medida não foi muito popular na opinião pública, mas sem impactos negativos para o grupo, que continuou a crescer. A Mercadona é, aliás, segundo um estudo recente da Kantar, a cadeia responsável pelo crescimento do peso das Marcas Próprias em Espanha, sendo o país com a segunda maior taxa de penetração de Marca Própria do mundo em 2010, ultrapassando o Reino Unido. Segundo uma fonte do grupo, os hábitos dos consumidores alteraram-se nos últimos anos, “os clientes já não querem uma grande variedade de produtos, mas sim uma selecção que lhes proporcione a melhor relação preço/qualidade do mercado. É nosso dever adaptar o sortido às necessidades do chefe”.

Outras medidas importantes para fazer face à recessão foram várias alterações no packaging, na logística e no transporte das mercadorias (alguns exemplos podem ser visto na Caixa 2), de forma a reduzir custos, tendo o grupo conseguido poupar entre 2009 e 2010 mais de 2.200 milhões de euros!

Por tudo isto não é de admirar que Roig tenha sido dado como exemplo de empreendorismo pelo editorial do El País em Março de 2011. Para Roig um alto padrão de vida exige uma alta produtividade e isso implica remover tudo o que não acrescenta valor, mesmo que seja impopular, ilustrando com o nível de absentismo do país que representa um desperdício de 18 milhões de euros dos salários pagos.

Com a crise a manter-se, será que outros retalhistas mundiais vão seguir o exemplo da Mercadona?

História da Mercadona
1977 – Fundação do grupo pelo pai do actual presidente, Francisco Roig
1981 – Juan Roig e a sua mulher compram o grupo Mercadona à família
1982 – Primeiro retalhista Espanhol a usar código de barras
1988 – Aquisição do grupo Superette
1989 – Aquisição do grupo Cesta Distribución, que permitiu ao Mercadona a expansão para Madrid
1991 – Aquisição dos retalhistas Dinos e Super Aguilar
1993 – Introdução “Todos os dias preços baixos”
1996 – Introdução da Marca propria
1998 – Aquisição do grupo Paquer na Catalunha
1999 – Processo de passar a quadros efectivos todos os quadros do grupo
2004 – Decisão de fechar aos Domingos de forma a proporcionar melhor qualidade de vida aos empregados
2006 – A cadeia abre a 1.000ª loja
2007 – A cadeia atinge 60.000 empregados, todos com contracto efectivo
2009 – Anúncio da maior redução de preços de forma a manter o nível de preços
2011 – Turnover de 16.485€ milhões. Lucro de €398 milhões (crescimento de 47%)

Poupanças de algumas medidas do Mercadona
O Mercadona poupou € 2 Mil Milhões através de medidas específicas de redução de custos. Alguns dos exemplos com maior impacto:

Anchovas: alteração do packaging de metal para plástico. Eliminação de caixas de papelão para plástico.
Poupança Anual: €3.000.000

Ovos: redução da tinta usada no packaging e eliminação do cartão da caixa no transporte.
Poupança Anual: 370.000€

Pizza fresca: alteração das caixas de transporte para serem também caixas de demonstração e melhoramento na logística.
Poupança Anual: €3.229.215

Peixe Congelado: alteração do packaging e melhoramentos na logística.
Poupança Anual: €3.328.931

Pasta de dentes: alteração da fórmula e do tamanho da embalagem para 125ml.
Poupança Anual: 1.800.000€

Agua Melhoramento da logística de transporte com mais unidades por palete.
Poupança Anual: 1.125.000€

Pão Fatiado: Transportar mais por menos, através de embalagens de 15 fatias em vez de 12.
Poupança Anual: 3.400.000€

Presunto: Melhoramento no processo e investimento em novas linhas de produção.
Poupança Anual: 2.700.000€

Catarina Cordas, ccordas@daymon.com

 

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Casaleiro com nova imagem e novas referências

A Casaleiro amplia o portefólio com duas novas referências: Casaleiro Colheita Selecionada Rosé 2024 e Casaleiro Reserva IGP Tejo Tinto Syrah 2022.

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A marca Casaleiro, uma das mais antigas da região do Tejo, inicia um novo capítulo com uma identidade visual modernizada e uma oferta mais diversificada. A grande novidade é a elevação dos seus vinhos Reserva à Denominação de Origem Controlada (DOC) do Tejo, reforçando o compromisso com a qualidade e a autenticidade.

Mantendo a consistência e equilíbrio que a caracterizam, a marca continua a valorizar as castas tradicionais portuguesas. Os tintos destacam-se pelos aromas frutados e taninos sedosos, enquanto os brancos impressionam pela frescura e notas cítricas e tropicais, sublinha em comunicado.

A gama Casaleiro, da Enoport, é composta por três reservas – Casaleiro Reserva Tinto DOC Tejo, Casaleiro Reserva Branco DOC Tejo e Casaleiro Reserva IGP Tejo Tinto Syrah – e três colheitas selecionadas – Casaleiro Colheita Selecionada Tinto, Casaleiro Colheita Selecionada Branco e Casaleiro Colheita Selecionada Rosé. Agora, a marca amplia o portefólio com duas novas referências: Casaleiro Colheita Selecionada Rosé 2024 e Casaleiro Reserva IGP Tejo Tinto Syrah 2022.

Com esta renovação, Casaleiro reforça a sua presença no mercado com uma oferta ainda mais abrangente, aliando tradição e modernidade para conquistar consumidores exigentes e apreciadores de vinhos autênticos.

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ESG

Mars vai investir 27 milhões de dólares para reduzir emissões em explorações agrícolas

O ‘Farmer Forward’ é um programa de investimento a cinco anos, em parceria com o produtor global de laticínios Fonterra, e vai financiar ferramentas e tecnologias com foco em sustentabilidade a cerca de 2.000 agricultores.

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A Mars anuncia um investimento de 27 milhões de dólares e com uma duração de cinco anos, em parceria com a Fonterra, um dos maiores fornecedores de laticínios do mundo. O programa ‘Farmer Forward’ tem como objetivo capacitar produtores de laticínios a adotar práticas agrícolas ambientalmente eficientes, “em linha com os esforços da Mars de reduzir as suas emissões de gases de efeito estufa (GEE) em 50% até 2030, em relação a 2015”, informa a multinacional de produtos alimentares, snacks, produtos de cuidados para animais e serviços veterinários.

De acordo com a empresa, aproximadamente metade do investimento será destinado ao financiamento de ferramentas e tecnologias nas explorações agrícolas de quase 2.000 produtores da Fonterra. Os restantes fundos serão atribuídos aos cerca de 165 agricultores que fizerem o maior progresso em relação aos objetivos de sustentabilidade definidos. Em média, cada agricultor poderá receber até 15 mil dólares por ano. O Programa ‘Farmer Forward’ vai abranger 26 mil hectares de terras agrícolas.

O ‘Farmer Forward’ vai abranger 26 mil hectares de terras agrícolas e chegar a cerca de quase 2.000 produtores

Através desta iniciativa com a Fonterra, a Mars pretende reduzir 150 mil toneladas métricas das suas emissões de Âmbito 3 provenientes da produção láctea até 2030, em relação aos valores de 2015. “Os agricultores estão na linha da frente do desenvolvimento de uma agricultura inteligente em termos climáticos, motivo pelo qual estamos a atribuir-lhes um papel prioritário através do lançamento do nosso programa ‘Farmer Forward’”, refere Amanda Davies, Chief R&D, Procurement and Sustainability Officer da Mars Snacking.

“A Fonterra e a Mars já colaboram há décadas, e a sustentabilidade tem vindo a assumir uma posição de destaque nos últimos anos. A Fonterra tem ambições bem definidas no que diz respeito ao clima e é através de parcerias como esta com a Mars que podemos apoiar os nossos agricultores a atingir os objetivos que definimos”, destaca Charlotte Rutherford, Diretora de Sustentabilidade da Fonterra.

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cibersegurança

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I&D

Sophos e Pax8 anunciam parceria para simplificar a gestão da segurança

“A colaboração traz o portefólio mais abrangente de soluções de cibersegurança disponível, para a rede de mais de 40.000 fornecedores de serviços geridos (MSPs) da Pax8”, destaca a Sophos.

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A Sophos anuncia uma parceria estratégica com a Pax8, marketplace de cloud commerce. “A colaboração traz o portefólio mais abrangente de soluções de cibersegurança disponível, para a rede de mais de 40.000 fornecedores de serviços geridos (MSPs) da Pax8”, destaca a Sophos.
Os MSPs da rede Pax8 dispõem agora uma ‘one-stop shop’ completa com as melhores soluções de cibersegurança disponíveis por parte de um único fornecedor – incluindo o Sophos Managed Detection and Response (MDR), o Sophos Endpoint powered by Intercept X e a Sophos Firewall. Isto revoluciona as oportunidades para os parceiros de canal agilizarem as suas operações, simplificarem a faturação e reduzirem significativamente a complexidade da gestão da cibersegurança nos diferentes clientes.

“A Sophos e a Pax8 estão solidamente alinhadas na missão de capacitar os MSPs com os melhores serviços e produtos de segurança de ponta a ponta, simplificando a gestão do ciclo de vida destas soluções e reduzindo as despesas operacionais. Os MSPs querem alinhar-se com fornecedores com os quais é fácil trabalhar, e este acordo tornará ainda mais fácil trabalharem com a Sophos, algo em que há muito estamos empenhados,” disse Joe Levy, CEO da Sophos.

A geração de novas oportunidades de receita para parceiros, a redução dos custos gerais, a capacitação dos parceiros através de iniciativas coordenadas de capacitação, suporte e formação em vendas para MSP e a segurança compatível e abrangente 24/7 para os clientes Microsoft Defender dos MSPs, com o serviço Sophos MDR para ambientes Microsoft, são as vantagens desta parceria, enumeradas pelas duas empresas.A oferta da Sophos estará disponível no marketplace da Pax8 a partir de 28 de fevereiro de 2025.

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Wells abre nova loja em Aveiro

A Wells inaugurou esta quinta-feira, dia 20 de fevereiro, em Aveiro, a 27ª Wells com o conceito Beauty, que reúne num único espaço perfumaria, makeup e cosmética, além da oferta de saúde e bem-estar e serviços especializados de ótica, audiologia e um hair studio.

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tagsWell's

Localizada na Avenida Lourenço Peixinho, esta abertura reforça o plano de expansão da Wells para 2025, a loja funcionará de domingo a quinta-feira, entre as 9 e as 20 horas, e às sextas e sábados das 9 às 21 horas.

Entretanto, no dia 18 de fevereiro, a Wells inaugurou a sua primeira loja no Almada Fórum com um espaço totalmente dedicado à ótica e à contactologia. Localizada no piso 0, a loja oferece consultas gratuitas de optometria e contactologia, além de um portfólio com 50 marcas e mais de 700 modelos de óculos.

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Logística

Panattoni Iberia constrói parque logístico em Santarém

A conclusão do projeto, que possui uma área total de 34.340 m², está prevista para o terceiro trimestre de 2025.

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A Panattoni, empresa europeia de desenvolvimento imobiliário logístico-industrial, inaugurou oficialmente as obras do seu projeto Panattoni Park Santarém. “Apesar de a nossa chegada à Península Ibérica ter demorado, estamos a consolidar-nos rapidamente como um dos principais promotores de armazéns logísticos e industriais em Espanha e Portugal”, afirma Gustavo Cardozo, Diretor-Geral e sócio da Panattoni Iberia.

Com acesso direto à A1 e às autoestradas A15, A23 e A2, tem uma área bruta locável de 34.344 m². A plataforma logística, “que já tem 50% do seu espaço pré-arrendado, deixa disponíveis 17.500 m² para um segundo inquilino”, refere a empresa. O Panattoni Park Santarém está a ser construído num terreno de 100.000 m² e contará com um armazém de 33.000 m², além de uma área total de escritórios de 1.344 m² com mezzanine. A instalação incluirá 48 cais de carga e descarga, uma placa de manobra de 35 metros e uma altura livre de 10,6 metros.

O projeto visa obter a certificação BREEAM ‘Excellent’, incorporando características como painéis fotovoltaicos para autoconsumo e iluminação LED, refere ainda a Panattoni Ibéria, acrescentando que a conclusão do projeto deverá ocorrer no terceiro trimestre de 2025.
Este desenvolvimento segue os projetos Panattoni Park Porto Valongo, com 76.000 m² e próximo da sua conclusão, e Panattoni Park Lisbon-City com 85.000m2, em Santa Iria de Azóia, que acaba de iniciar o seu processo de construção.

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ESG

Corticeira Amorim promove novo programa de recolha seletiva e de reciclagem de rolhas de cortiça em Nova Iorque

As rolhas recolhidas em restaurantes e hotéis de Manhattan e Brooklyn serão recicladas e a cortiça aproveitada para novos usos, inclusive desenvolvimento de recursos para valorizar espaços públicos.

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A Corticeira Amorim está a unir forças com alguns parceiros nos EUA para lançar Cork Collective, um novo programa de recolha seletiva e de reciclagem de rolhas de cortiça.

O Cork Collective envolve parceiros de renome como Rockwell Group, BlueWell e Southern Glazer’s Wine & Spirits, distribuidora líder mundial de bebidas alcoólicas, e está a ser desenvolvido em Nova Iorque, abrangendo a recolha de rolhas em restaurantes e hotéis icónicos de Manhattan e Brooklyn. As rolhas de cortiça usadas serão recolhidas, recicladas e reaproveitadas para novos usos, criando recursos para a valorização de espaços públicos na cidade de Nova Ioque.

“Os EUA são um mercado crucial tanto para vinhos, como para bebidas espirituosas, por isso não podíamos estar mais satisfeitos por sermos um dos membros fundadores do Cork Collective, que possibilita a verdadeira implementação de uma economia circular na cadeia de abastecimento. Como líder mundial da transformação da cortiça, fornecendo cerca de seis mil milhões de rolhas por ano, temos colaborado com diversas organizações em todo o mundo para dar uma segunda vida à cortiça, reciclando as rolhas para dar origem a diversas aplicações.”, sublinha António Rios de Amorim, presidente e CEO da Corticeira Amorim, em comunicado.

“Estou extremamente orgulhoso por ser um membro fundador do Cork Collective, que representa muito do que inspira e impulsiona o Rockwell Group todos os dias: a oportunidade de retribuir à nossa comunidade e fazer a diferença, de aplicar a nossa visão de hotelaria, associando um design fantástico e colaborações inesperadas para responder a este novo desafio. Temos vindo a experimentar a cortiça há algum tempo — a sua adaptabilidade e as suas poderosas qualidades sustentáveis fazem dela um material do futuro.”, acrescenta David Rockwell, fundador e presidente do Rockwell Group.

Lee Schrager, Chief Communications Officer da Southern Glazer’s Wine & Spirits, reforça: “A missão do Cork Collective está alinhada com a nossa própria visão de sustentabilidade ambiental — aproveitar a paixão das nossas equipas, parceiros comerciais e comunidades para implementar ações ambientais mensuráveis e contribuir para um planeta sustentável e acolhedor para as futuras gerações. Como o principal distribuidor de bebidas alcoólicas, estamos numa posição perfeita para conectar produtores de vinhos e bebidas espirituosas em prol da sustentabilidade, envolvendo-os, como valiosos parceiros fornecedores, nesta importante iniciativa. Estamos confiantes de que terá um impacto significativo em toda a nossa grande indústria da hotelaria e restauração.”

Além dos benefícios diretos da reutilização de um material de economia circular, o programa Cork Collective também colabora com instituições não-governamentais e agências governamentais para melhorar espaços públicos, demonstrando o potencial da cortiça como um material versátil e amigo do ambiente, apoiando projetos de design sustentável em diversas comunidades.

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MO em Abrantes

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MO reabre lojas em Esposende e Abrantes

Situadas nas galerias comerciais dos respetivos Modelos Continente, as duas lojas reforçam a presença da marca nos distritos de Braga e Santarém.

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A MO, marca de moda portuguesa do grupo Sonae reabriu a 20 de fevereiro as suas lojas em Esposende e Abrantes, com espaços completamente renovados.
A loja de Esposende (Zona Industrial da Gandra), com 485 m² de área de vendas, e a loja de Abrantes (Rua da Esperança), com 518 m², apresentam a mais recente coleção da MO. Situadas nas galerias comerciais dos respetivos Modelos Continente, estas lojas MO exibem agora um design mais moderno, reforçando a presença da marca nos distritos de Braga e Santarém.
A loja de Esposende funciona diariamente das 8h30 às 21h, enquanto a loja de Abrantes está aberta todos os dias das 9h às 21h.

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Logística

Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025

A APLOG – Associação Portuguesa de Logística volta a promover o Prémio de Excelência Logística, com o objetivo de estimular o desenvolvimento da logística em Portugal, prestando reconhecimento público aos projetos, profissionais e organizações que contribuem para o seu progresso, distinguindo em cada ano civil projetos na área da logística.

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tagsAplog

As inscrições estão abertas até 2 de maio para três categorias a concurso:

PEL Empresas: Cujo objetivo é premiar empresas na área da logística pela importância e excelência com que contribuem para promover o conhecimento, ajudando a alcançar elevados níveis de desempenho nos processos ou serviços através da implementação de projetos e ou soluções que possam ser utilizados como exemplo e estímulo na procura de novos modelos de competitividade.

PEL Start-Up: Para distinguir projetos com um produto viável, uma componente de inovação elevada aplicada à atividade logística e que demonstrem um significativo potencial de crescimento.

PEL Academia: Com o objetivo de distinguir trabalhos académicos, cursos, mestrados ou escolas que desenvolvam e promovam o conhecimento e inovação em projetos do sector logístico, com aplicabilidade no domínio dos negócios/empresas/sector e com magnitude ou relevância para a Investigação, assim como com um grau de inovação associado.

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Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março

É primeira das 10 aberturas previstas para este ano de 2025, bem como a chegada a um novo concelho, Loures.

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A abertura da nova loja da Mercadona em Santa Iria de Azóia, Loures, tem data marcada para o dia 20 de março, pelas 9 horas, na Rua D. Afonso Albuquerque, 100.

Este novo supermercado, que vai gerar cerca de 90 novos postos de trabalho, terá uma área de vendas de cerca de 1.900 m2, com corredores amplos, que permitem fazer compras de forma confortável, divididos entre as secções de charcutaria, peixaria, pastelaria e padaria, perfumaria, talho, frutas e legumes e pronto a comer.

A abertura deste novo supermercado, que será o primeiro da Mercadona a abrir em Loures, estando previsto ainda em 2025 um segundo no concelho, em Frielas, reflete a continuidade do plano de expansão da empresa a nível nacional.

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Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024

A ajuda chegou a 1099 instituições de apoio social e de bem-estar animal, de todo o país, com o equivalente a mais de 30 milhões de euros em doações.

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Na sequência do seu apoio às comunidades e aproximando-se do compromisso assumido pela MC em reduzir o desperdício alimentar em 50% até 2028 (base 2020), antecipando em 2 anos a meta legal imposta pela União Europeia para 2030, o Continente voltou a doar, os excedentes alimentares e não alimentares das suas 393 lojas, ao longo de 2024

Através da Missão Continente, a ajuda chegou a 1099 instituições de apoio social e de bem-estar animal, de todo o país, com o equivalente a mais de 30 milhões de euros em doações.

Só os bens alimentares doados, como frescos, mercearia, artigos de padaria entre muitos outros, que apresentavam perfeitas condições de consumo e que simultaneamente cumpriam os devidos requisitos legais, totalizaram mais de 28 milhões de euros, o equivalente a 8.800 toneladas de alimentos e a mais de 8 milhões de refeições salvas.

“Os resultados alcançados comprovam a eficácia da nossa política de doação de excedentes, que evitou o desperdício de milhares de toneladas de alimentos, mas também contribuiu para a segurança alimentar de várias comunidades vulneráveis. Além de reduzir impactos ambientais, promovendo a economia circular, essa iniciativa da Missão Continente fortalece a solidariedade social e incentiva a um consumo mais sustentável.”, sublinha Nádia Reis, diretora de brand responsibility do Continente.

 

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