Volume de negócios na indústria diminui em Dezembro
O Índice de Volume de Negócios da Indústria registou, em Dezembro, uma variação homóloga nominal de -5,5% (aumento de 2,0% em Novembro), determinada pelas vendas para o mercado interno que diminuíram 10,6% (redução de 6,8% no mês anterior).
Victor Jorge
El Corte Inglés ilumina-se de azul para sensibilizar importância da luta contra o Cancro da Próstata
Quinta da Vacaria investe na produção de azeite biológico
Grupo Rotom reforça presença no Reino Unido com aquisição da Kingsbury Pallets
Diogo Costa: “Estamos sempre atentos às necessidades e preferências dos nossos consumidores”
Staples une-se à EDP e dá passo importante na descarbonização de toda a sua cadeia de valor
CTT prepara peak season com reforço da capacidade da operação
Já são conhecidos os três projetos vencedores do Prémio TransforMAR
Campolide recebe a terceira loja My Auchan Saúde e Bem-Estar
Montiqueijo renova Selo da Igualdade Salarial
Sensodyne com novidades nos seus dentífricos mais populares
De acordo com os últimos dados do Instituo Nacional de Estatística (INE), as vendas na indústria diminuíram 5,5% em termos homólogos (aumento de 2% em Novembro). Este resultado foi determinado pelo índice do mercado nacional, que registou uma variação de -10,6% (-6,8% no mês anterior).
O índice de volume de negócios relativo ao mercado externo apresentou um aumento de 4,4% (17,0% no mês precedente).
Todos os grandes agrupamentos industriais registaram variações homólogas negativas, excepto o agrupamento de energia, que apresentou um crescimento de 3,2% (13,4% no mês anterior). O índice do agrupamento de Bens de Investimento determinou a desaceleração do índice total, passando de um aumento de 5,7% em Novembro para uma diminuição de 16,2% em Dezembro.
Os agrupamentos de Bens Intermédios e de Bens de Consumo apresentaram variações de -7,1% e de -5,7%, taxas inferiores em 4,6 pontos percentuais (p.p.) e em 2,9 p.p. às observadas em Novembro.
Em termos mensais, o volume de negócios da indústria diminuiu 6,1% (aumento de 1,3% em Dezembro de 2010). A variação média dos últimos 12 meses fixou-se em 4,8%, inferior em 1,5 p.p. à variação observada em Novembro.
No 4.º trimestre a variação homóloga nominal das vendas da indústria foi 0,3% (aumento de 3,5% no 3.º trimestre.
As vendas da indústria com destino ao mercado nacional apresentaram, em Dezembro, uma diminuição homóloga nominal de 10,6% (redução de 6,8% em Novembro).
Os índices de todos os grandes agrupamentos industriais registaram variações homólogas mais negativas que as observadas em Novembro. Os agrupamentos de Bens Intermédios e de Energia apresentaram os contributos mais relevantes, de -4,1 p.p. e de -3,2 p.p., respectivamente, para a variação do índice agregado. As taxas de variação homóloga destes agrupamentos situaram-se em -14,1% e em -9,4% (-12,5% e -2,2% em Novembro, pela mesma ordem).
O agrupamento de Bens de Investimento passou de uma variação de -1% em Novembro para -12,9% em Dezembro.
Comparativamente com Novembro de 2011, as vendas da indústria destinadas ao mercado nacional aumentaram 1,3% (aumento de 5,6% em Dezembro de 2010). A variação média dos últimos 12 meses situou-se em -0,2% (1,5% em Novembro).
No 4.º trimestre de 2011 as vendas para o mercado nacional diminuíram 7,2%, após a diminuição de 0,2% observada no trimestre anterior.
Em Dezembro, o volume de vendas da indústria para o mercado externo apresentou um aumento de 4,4% (17,0% no mês anterior).
O agrupamento de Bens de Investimento determinou o comportamento do índice agregado deste mercado, ao passar de uma taxa de variação homóloga de 10,4% em Novembro para -19,1% em Dezembro (contributo de -4,2 p.p. para a variação do índice total).
Em Dezembro de 2011, as vendas da indústria com destino ao mercado externo apresentaram uma diminuição mensal de 16,1% (variação de -6,0% em período idêntico de 2010).
A variação média dos últimos 12 meses fixou-se em 13,5% (14,5% em Novembro).
No 4.º trimestre de 2011, o volume de vendas da indústria para o mercado externo apresentou um aumento de 11,9% (aumento de 10,1% no trimestre anterior).
Em Dezembro, o emprego na indústria diminuiu 2,3% em termos homólogos (redução de 1,9% no mês anterior).
Os agrupamentos de Bens de Consumo (variação de -2%) e de Bens Intermédios (variação de -3,1%) registaram taxas de variação homóloga inferiores em 0,7 p.p. e em 0,2 p.p. às observadas em Novembro.