Quem compra a divisão de nutrição infantil da Pfizer?
Pelo que indicam as notícias, existem pelo menos três interessados na divisão de nutrição infantil da Pfizer: os chineses da Mengniu Dairy, os suíços da Nestlé e os franceses da Danone.

Victor Jorge
Casaleiro com nova imagem e novas referências
Mars vai investir 27 milhões de dólares para reduzir emissões em explorações agrícolas
Sophos e Pax8 anunciam parceria para simplificar a gestão da segurança
Wells abre nova loja em Aveiro
Panattoni Iberia constrói parque logístico em Santarém
Corticeira Amorim promove novo programa de recolha seletiva e de reciclagem de rolhas de cortiça em Nova Iorque
MO reabre lojas em Esposende e Abrantes
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
Ao que noticia o Financial Times (FT), o grupo chinês Mengniu Dairy, um dos principais players no mercado lácteo na Ásia, está a preparar uma oferta para a compra do negócio de nutrição infantil dos laboratórios norte-americanos Pfizer.
O diário avança ainda que na corrida poderão estar, para além do grupo chinês, a Danone, Nestlé e Heinz, citando fontes próximas do processo.
Em concreto, as fontes indicaram ao FT que a Mengniu contactou o UBS em relação à possibilidade desta instituição bancário poder vir a apresentar uma oferta pela divisão da Pfizer, empresa que já tinha anunciado em Julho planos para desinvestir neste negócio.
De referir que a divisão de nutrição infantil da Pfizer obteve, em 2010, receitas na ordem dos 1,9 mil milhões de dólares (cerca de 1,4 mil milhões de euros), sendo a sua valorização nos mercados poderá ascender a 10 mil milhões de dólares (cerca de 7,3 mil milhões de euros), avançam os analistas de mercado que estão a seguir este possível negócio.
Além da companhia chinesa, os analistas esperam que a francesa Danone apresente uma oferta através da Lazard e JPMorgan, e que a Nestlé avance assessorada pela Rothschild.
O FT assinala que “a aquisição de uma marca tão reconhecida a nível internacional, contribuiria para posicionar o negócio de nutrição infantil da Mengniu num sector onde os produtos de origem chinesa não geram confiança entre os consumidores”.
Apesar deste possível interesse por parte dos chineses, os analistas admitem que tanto Danone como Nestlé aparecem como os principais candidatos à compra da divisão da Pfizer, embora uma aquisição por parte de qualquer uma das duas companhias implicaria forçosamente à venda de activos na mesma área.