Quem compra a divisão de nutrição infantil da Pfizer?
Pelo que indicam as notícias, existem pelo menos três interessados na divisão de nutrição infantil da Pfizer: os chineses da Mengniu Dairy, os suíços da Nestlé e os franceses da Danone.

Victor Jorge
Mondelēz Portugal duplamente certificada pela cultura de trabalho implantada
Museu do Pão e ACIP lançam o concurso ‘O melhor Pão de Portugal’
iServices inaugura nova sede regional no Porto com Academia de Formação Técnica
Fundo Shoppings Iberia adquire La Vie Caldas da Rainha e La Vie Guarda
Science4you tem nova identidade visual
Via Verde cria parceria com a Cooltra para aumentar oferta de serviços de mobilidade
Grupo Valouro reuniu colaboradores e parceiros para celebrar os 150 anos
AJAP organiza seminário sobre o Jovem Empresário Rural na Ovibeja
Stratesys implementa plataforma na Sumol+Compal e reforça eficiência nas compras
Auchan apresenta coleção de livros para os mais pequenos aprenderem a gerir as emoções
Ao que noticia o Financial Times (FT), o grupo chinês Mengniu Dairy, um dos principais players no mercado lácteo na Ásia, está a preparar uma oferta para a compra do negócio de nutrição infantil dos laboratórios norte-americanos Pfizer.
O diário avança ainda que na corrida poderão estar, para além do grupo chinês, a Danone, Nestlé e Heinz, citando fontes próximas do processo.
Em concreto, as fontes indicaram ao FT que a Mengniu contactou o UBS em relação à possibilidade desta instituição bancário poder vir a apresentar uma oferta pela divisão da Pfizer, empresa que já tinha anunciado em Julho planos para desinvestir neste negócio.
De referir que a divisão de nutrição infantil da Pfizer obteve, em 2010, receitas na ordem dos 1,9 mil milhões de dólares (cerca de 1,4 mil milhões de euros), sendo a sua valorização nos mercados poderá ascender a 10 mil milhões de dólares (cerca de 7,3 mil milhões de euros), avançam os analistas de mercado que estão a seguir este possível negócio.
Além da companhia chinesa, os analistas esperam que a francesa Danone apresente uma oferta através da Lazard e JPMorgan, e que a Nestlé avance assessorada pela Rothschild.
O FT assinala que “a aquisição de uma marca tão reconhecida a nível internacional, contribuiria para posicionar o negócio de nutrição infantil da Mengniu num sector onde os produtos de origem chinesa não geram confiança entre os consumidores”.
Apesar deste possível interesse por parte dos chineses, os analistas admitem que tanto Danone como Nestlé aparecem como os principais candidatos à compra da divisão da Pfizer, embora uma aquisição por parte de qualquer uma das duas companhias implicaria forçosamente à venda de activos na mesma área.