Alimentaria lança Seafood Barcelona
Barcelona organizará no Outono de 2012 uma nova feira dedicada em exclusivo aos produtos do mar.

Victor Jorge
Quinta da Lagoalva lança colheita de 2024 de brancos e rosé
Agricultura perde mais de 16 mil trabalhadores num ano e enfrenta desafios estruturais no recrutamento
InPost nomeia Luis Florit como diretor comercial para a Península Ibérica
Continente e Pingo Doce lideram ranking das marcas mais relevantes para os consumidores
DHL Supply Chain adquire IDS Fulfillment e reforça oferta para PME no setor de e-commerce
Pingo Doce regressa à Festa do Livro de Loures
ÉvoraWine celebra 10ª edição com 300 vinhos em prova
Love Butternut apoia e-book sobre abóbora da Associação Portuguesa de Nutrição
Continente promove “O Melhor de Portugal” em feira dedicada à produção nacional
Red Bull lança edição limitada com sabor a pêssego
A Alimentaria Exhibitions, organizadora da feira Alimentaria, e a norte-americana Diversified Business Cammunications apresentam um novo salão: Seafood Barcelona. Este novo evento a realizar no Outono de 2012 na capital da Catalunha, replicará a maior feira do sector dos produtos do mar – European Seafood Exposition – que decorre todos os anos em Bruxelas.
A primeira edição do Seafood Barcelona tem como objectivo ocupar cerca de 12.000 m2 de área de exposição e atrair 300 expositores e visitantes profissionais. A Seafood Barcelona cobre a totalidade de produtos do mar, bem como equipamentos e tecnologia para processamento, contando com a presença de organismos oficiais, organizações e empresas.
De referir que Espanha é o terceiro fabricante mundial de conservas, atrás da China e Tailândia, com uma produção total de mais de 350.000 toneladas e uma facturação que ascendeu, em 2010, a mais de 2,2 mil milhões de euros.
Em 2010, “nuestros hermanos” exportaram um total de 992.489 toneladas de produtos do mar e de aquicultura e transformados, segundo dados do Eurostat, convertendo o país no principal exportador da União Europeia, representando 17% do total comunitário.
Os principais produtos exportador por Espanha, em volume, são os pescados congelados (50%), moluscos frescos e congelados (17%) e conservas e preparados de pescados e mariscos (15%).
Em valor, a liderança da exportação espanhola pertence aos produtos do mar e de aquicultura e transformados (26%), seguidos dos produtos do mar e de aquicultura e transformados (22%) e moluscos (17%).