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Dados de negócio da SAP em tempo real no Google Maps

A SAP está a colaborar com a Google para dotar as suas soluções de “Business Analytics” de funcionalidades inovadoras que permitam a interacção em tempo real com grandes volumes de dados de negócio através do Google Maps

Rita Gonçalves
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Dados de negócio da SAP em tempo real no Google Maps

A SAP está a colaborar com a Google para dotar as suas soluções de “Business Analytics” de funcionalidades inovadoras que permitam a interacção em tempo real com grandes volumes de dados de negócio através do Google Maps

Rita Gonçalves
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A SAP está a colaborar com a Google para dotar as suas soluções de “Business Analytics” de funcionalidades inovadoras que permitam a interacção em tempo real com grandes volumes de dados de negócio através do Google Maps.

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Com a visualização e análise de dados e informação de negócio geolocalizada, com recurso ao dinamismo, interactividade e detalhe dos mapas, perspectivas de satélite e de rua da ferramenta da Google, a SAP ambiciona tornar mais clara a avaliação de dados e mais fácil e eficaz a análise da informação, potenciando melhores decisões de negócio.

“Esta parceria vai tornar mais fácil analisar negócios num contexto geo-espacial que potencia a compreensão da informação, a detecção de tendências globais, locais e regionais e a antevisão do impacto de diversos cenários e projecções de negócio em termos geográficos e de mercado, ajudando os decisores a melhorar a eficiência e a rentabilidade”, sublinha Paulo Coelho, Director de Business Development and Solutions da SAP Portugal.

“A SAP e a Google têm vindo a colaborar para que as aplicações empresariais beneficiem das capacidades de ferramentas como Google Maps, Google Earth e Google Docs, cujas funcionalidades são utilizadas por milhões de pessoas no dia-a-dia.”

“Actualmente, temos cada vez mais informação e dados de negócio classificados e referenciados geograficamente”, salienta Paulo Coelho.

“Quando juntamos a nossa capacidade ímpar de tratamento e análise da informação com a capacidade de visualização da plataforma de mapeamento mais popular do mundo, estamos a criar valor e a abrir caminho para novas formas de interagir com dados e de extrair conhecimento e informação por parte dos decisores e executivos nas empresas”

As soluções conjuntas com a Google irão ser disponibilizadas nos próximos meses, integradas em novas versões de soluções SAP, nomeadamente das soluções SAP BusinessObjects e das soluções de mobilidade.

 

 

Sobre o autorRita Gonçalves

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Exportação

Indústria alimentar e das bebidas exportou 8.190 M€ em 2024

O mercado espanhol continua a ser o mais relevante para as exportações portuguesas da indústria alimentar e das bebidas nacional, representando quase 39%. Os países que mais contribuíram para o aumento foram Itália, Espanha, Países Baixos e Polónia.

“Ao ultrapassar a barreira dos 8 mil milhões de euros, a indústria alimentar e das bebidas não só alcançou o objetivo previsto para 2024, como praticamente duplicou as exportações em valor na última década”, destaca o presidente da Federação das Indústrias Portuguesas Agroalimentares (FIPA), em comunicado. Jorge Tomás Henriques afirma-se otimista para os resultados em 2025, apesar da situação na economia global em função das guerras comerciais e pacotes tarifários de alguns países e blocos económicos.

A União Europeia representou 5.593M€ nas exportações da indústria alimentar e das bebidas nacional, com os dados do Instituto Nacional de Estatística a indicarem que nos 12 meses de 2024, e por comparação a igual período de 2023, houve uma variação de 12,6% ao nível das exportações para os 27 Estados-membros.

O mercado espanhol continua a ser o mais relevante para as exportações portuguesas da indústria alimentar e das bebidas nacional, representando quase 39%. Os países que mais contribuíram para o aumento foram Itália, Espanha, Países Baixos e Polónia.

Já para fora do bloco comunitário as exportações alimentares e de bebidas alcançaram 2.596M€, o que representou um crescimento de 1,21% face a 2023. Brasil e Estados Unidos da América, com 13,9% e 4,2%, respetivamente, foram os países que mais contribuíram.

Ainda por comparação a 2023, o défice da balança comercial da indústria alimentar e das bebidas decresceu e situa-se agora em 5,44%.

“Os dados oficiais permitem perceber que a indústria alimentar e das bebidas tem sabido adaptar-se, antecipar-se e responder às exigências do consumidor, ao mesmo tempo que se afirma em mercados cada vez mais exigentes e contribuiu para mudar o perfil da economia portuguesa”, destaca a FIPA num comunicado.

A indústria alimentar e das bebidas é responsável por mais de 113 mil postos de trabalho diretos e cerca de 500 mil indiretos e “assume, simultaneamente, uma grande importância no desenvolvimento do tecido empresarial, nomeadamente nas zonas do interior, onde o setor situa as suas unidades industriais, e na afirmação do potencial de evolução da autossuficiência alimentar do país”, sublinha a Federação.

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Retalho

Festival da Comida Continente de volta em julho

No ano em que celebra 40 anos, a festa será ainda maior, o Continente oferece dois dias repletos de concertos, receitas preparadas por chefs de renome, experiências gastronómicas e
provas de vinhos.

O Festival da Comida Continente está de volta ao Parque da Cidade do Porto, nos dias 12 e 13 de julho de 2025, com o melhor da gastronomia e o objetivo de democratizar o acesso à cultura e ao entretenimento, proporcionando momentos de partilha e diversão para toda a gente.

O maior evento gratuito em Portugal ‘Dá Palco todos os Gostos ‘ e junta grandes nomes da música portuguesa e internacional às mais recentes tendências da gastronomia. No ano em que celebra 40 anos, a festa será ainda maior, o Continente oferece dois dias repletos de concertos, receitas preparadas por chefs de renome, experiências gastronómicas e
provas de vinhos.

O Festival da Comida Continente, premiado pelos BEA Word Awards tem entrada livre e é pet Friendly.

Reconhecido pela Sociedade Ponto Verde com a certificação 3R6, é um evento comprometido com a Sustentabilidade. O recinto tem cerca de 250 mil m 2 e estará aberto das 10h30 à 01h00 no sábado, dia 12 de julho, e das 10h30 às 23h00 no domingo, dia 13 de julho.

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Logística

Embalagem e logística têm melhorado a eficiência operacional

A organização da Empack e Logistics & Automation Porto defende que o crescimento do comércio eletrónico em Portugal tem ajudado a implementar soluções logísticas mais ágeis e flexíveis. 

As embalagem e logística portuguesas têm melhorado a eficiência operacional, garantem os especialistas da cimeira nacional que representa toda a cadeia de valor do setor. A Empack e Logistics & Automation Porto 2025 vai realizar-se na Exponor, de 9 a 10 de abril.

Andrea Iorio, um dos maiores palestrantes internacionais sobre transformação digital, inteligência artificial e inovação, é keynote speaker do programa de conferências que decorre em paralelo. Defende que o setor logístico português “está a passar por uma transformação muito significativa, marcada pela digitalização e automação dos processos”. Uma evolução em que “é notória a adoção de tecnologias avançadas”, como sistemas de gestão de armazéns automatizados e soluções de rastreamento em tempo real, que, por sua vez, “têm melhorado a eficiência operacional global, bem como a imagem que os operadores internacionais possuem do mercado luso”.

“O setor de embalagem em Portugal tem mostrado um crescimento notável”, afirma Oscar Barranco

Um quadro geral para o qual tem “sido determinante” o crescimento do comércio eletrónico no país, que fomentou a adoção de “soluções logísticas mais ágeis e flexíveis para atender às expectativas dos consumidores”, assegura, por sua vez, Oscar Barranco, Managing Director da Easyfairs Iberia e um dos responsáveis pela Empack e Logistics & Automation Porto 2025. Com a 9.ª edição em marcha, a análise de Oscar Barranco reflete a perspetiva de vários especialistas que têm colaborado com a organização do certame. “O setor de embalagem em Portugal tem mostrado um crescimento notável, impulsionado pela procura de soluções mais sustentáveis e eficientes. As empresas estão a investir em materiais ecológicos e em designs que facilitam a reciclagem e a reutilização, alinhando-se com as tendências globais de sustentabilidade”, sublinhou.

Para a edição deste ano, ainda com as inscrições a decorrer, a equipa de trabalho organizativa já assegurou a participação de 82 operadores do setor, “o que, a dois meses da cimeira, significa um crescimento de 17% relativamente à última edição”. O certame receberá a visita de líderes da indústria, CEO, diretores de logística e embalagem e gestores. Da agenda de atividades complementares da Empack e Logistics & Automation Porto 2025 fazem ainda parte pequenas visitas guiadas, que permitirão aos visitantes conhecer as principais inovações dos expositores presentes.

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Retalho

Método de pagamento Bizum com crescimento de cerca de 2000% no último mês

Lançado em Portugal pela Eupago em dezembro passado, o método de pagamento instantâneo espanhol representa atualmente cerca de meio milhão de euros da faturação mensal da empresa, com um crescimento de 15% ao dia.

A solução de pagamento Bizum registou um crescimento de cerca de 2000% no último mês, revelam dados da Eupago, consolidando-se como um método de pagamento amplamente utilizado em Espanha e com cada vez mais popularidade em Portugal.

Lançado em Portugal pela Eupago em dezembro passado, o método de pagamentos instantâneos espanhol, Bizum, representa atualmente cerca de meio milhão de euros da faturação mensal da empresa, com um crescimento de 15% ao dia.

“Estamos entusiasmados com a adesão ao Bizum em Portugal e com o impacto positivo que a nossa estratégia está a ter no comércio digital. O crescimento exponencial deste segundo mês vem reforçar a importância do nosso plano de internacionalização e o seu impacto junto dos comerciantes portugueses, que desta forma veem facilitada a relação com clientes espanhóis”, afirma Telmo Santos, co-CEO da Eupago, em comunicado.

De acordo com a fintech portuguesa, esta evolução destaca o impacto do Bizum na modernização dos pagamentos digitais, pois é uma solução rápida, segura e eficiente para consumidores e comerciantes. Do volume transacionado via Bizum, 75% provém atualmente de comerciantes portugueses, e apenas 25% resulta da crescente adesão no mercado espanhol.

“Com o sucesso do Bizum continuaremos a apostar em soluções inovadoras para os nossos clientes, promovendo a digitalização dos pagamentos. Vamos continuar a ser uma força motriz do crescimento do comércio eletrónico”, promete Telmo Santos.

A empresa mantém o objetivo de atingir um volume anual de transações de mil milhões de euros em Espanha, até 2027, consolidando o seu papel no setor financeiro ibérico.

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Retalho

Auchan lança campanha focada nas suas pessoas

A Auchan acaba de lançar uma nova campanha de Employer Brand, que reforça o compromisso da empresa com os seus atuais e futuros colaboradores, destacando a proposta de valor única da marca empregadora ‘Auchan Respect’.

tagsAuchan

Com o objetivo de materializar os pilares da marca, lançada em 2024, a campanha multicanal – OOH, digital e redes sociais – inclui ainda uma webserie de cinco episódios, que retrata a essência de fazer parte da Auchan, mostrando como esses valores se concretizam no dia-a-dia dos colaboradores, através de histórias reais.

“O ‘Respect’ é a representação da nossa política de pessoas e a essência da nossa cultura empresarial. Antes de mais, reflete a nossa proposta de valor para os colaboradores que já fazem parte da Auchan, reconhecendo o seu talento e o seu papel fundamental na nossa organização. Ao mesmo tempo, queremos atrair novos talentos que se identifiquem com os nossos valores e propósito, inspirando-os a fazer parte de uma empresa que respeita as pessoas em todas as suas dimensões. Porque, para nós, o respeito não se afirma, demonstra-se. É essa mensagem que queremos passar com esta campanha. A ‘Auchan Respect’ reforça o nosso compromisso com todos, mostrando, acima de tudo, o quanto valorizamos as pessoas e o impacto que cada uma tem no nosso sucesso coletivo”, explica Clara Costa, diretora de Pessoas e Sustentabilidade, da Auchan Retail Portugal, em comunicado.

“O nosso CEO começou como estagiário” define o mote da nova campanha, através do exemplo do percurso profissional do CEO da Auchan em Portugal, Pedro Cid, e tem como objetivo consolidar a marca empregadora e o EVP (Employee Value Proposition) da Auchan, tanto interna como externamente.

Já a webserie, de cinco episódios, será transmitida no Youtube e plataformas digitais da marca a partir da próxima semana, concretizando os diferentes pilares da ‘Auchan Respect’, tais como o bem-estar físico e mental, o crescimento, através de diversos percursos formativos e programas de desenvolvimento, o espírito de proximidade e abertura, o modelo de gestão com base na autonomia e responsabilidade, assim com a diversidade e inclusão, um compromisso que reflete a preocupação da retalhista em valorizar experiências, culturas e perspetivas variadas.

 

 

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I&D

Mercadona distinguida com dois prémios de inovação

O Observatório de Inovação em Grande Consumo do Institut Cerdà distinguiu esta manhã, em Valência, as principais inovações do setor para 2024, destacando dois avanços da Mercadona, um na categoria de produto e outro nos processos operacionais.

No campo dos produtos, a insígnia foi reconhecida pelo lançamento de um arroz de vegetais cozinhado diretamente na embalagem, um recipiente de alumínio adequado para micro-ondas, desenvolvido em parceria com o fornecedor Platos Tradicionales. Já na vertente dos processos, a cadeia espanhola foi premiada pela adoção do código QR como substituto do tradicional código de barras, uma inovação que promete melhorar a eficiência operacional e a rastreabilidade dos produtos.


Uma revolução no arroz pronto a consumir

O arroz premiado replica um prato tradicional valenciano que, até agora, era difícil de recriar nos produtos de grande consumo. A inovação reside na embalagem metálica, concebida e patenteada pela Platos Tradicionales, que permite cozinhar o arroz diretamente no recipiente, preservando as características organoléticas do prato original. Além disso, a embalagem pode ser levada ao micro-ondas, permitindo que o consumidor aqueça e consuma o produto de forma prática, tornando-o ideal para refeições fora de casa.

Código QR substitui código de barras nos produtos Mercadona

No domínio dos processos, o Observatório reconheceu a Mercadona pela implementação de códigos QR nos seus produtos, tornando-se a primeira cadeia de distribuição a adotar esta tecnologia em grande escala. Desenvolvido em colaboração com a AECOC (Associação de Fabricantes e Distribuidores de Espanha), este sistema oferece uma dupla funcionalidade para o consumidor (o QR direciona para uma página com informações sobre o produto, sugestões de consumo e receitas) e para a empresa (permite integrar informações como data de validade, lote, fornecedor e peso exato, melhorando a rastreabilidade, a segurança alimentar e a eficiência logística).

Atualmente, o código QR já foi implementado nos produtos da secção do talho em Espanha e Portugal, com planos de expansão para as áreas de peixaria e frutas e legumes até 2025.

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ESG

ÚNICO vai operar em Portugal na gestão do plásticos de uso único

A ÚNICO – Associação de Gestão de Plásticos de Uso Único já tem licença para operacionalizar em Portugal. Reúne as empresas que colocam no mercado produtos de tabaco e o Electrão.

A licença para a gestão do sistema foi publicada no final de 2024, na sequência do processo iniciado junto da Agência Portuguesa do Ambiente, em março de 2023, e vem dar resposta a uma diretiva europeia.  A ÚNICO (Associação de Gestão de Plásticos de Uso Único) refere que este é “o primeiro sistema de responsabilidade alargada do produtor que irá gerir os resíduos com origem nos produtos de tabaco com filtros”.

A nova associação, sem fins lucrativos, reúne as empresas que colocam no mercado produtos de tabaco – BAT, Imperial Brands Portugal, JTI Portugal, Landewick e Tabaqueira, e o Electrão-Associação de Gestão de Resíduos.
“Tem como missão contribuir para a prevenção de resíduos no espaço público e para a eficiência e eficácia da gestão na limpeza urbana, de forma a reduzir o impacto dos produtos descartáveis com plástico no meio ambiente, especialmente no meio marinho”, destaca num comunicado.

A obrigação de gestão de fim de vida de determinados produtos com plásticos de uso único, que abrangem os produtos de tabaco com filtros que contêm plástico, decorre de uma diretiva europeia, integralmente transposta para legislação nacional. Outros fluxos abrangidos por esta diretiva serão geridos no âmbito de novos sistemas a implementar no futuro. É o caso das redes de pesca, toalhetes e balões, que correspondem aos itens mais encontrados nas praias da União Europeia.
As novas regras incluem também uma forte componente de investigação e desenvolvimento e de educação e sensibilização, com o objetivo de promover comportamentos mais responsáveis por parte dos consumidores, principalmente em relação ao descarte destes produtos, que quando eliminados incorretamente podem ter impactos muito negativos no meio ambiente.

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Alimentar

António Campos: “Vemos o futuro com muita expetativa e ambição”

“Se atingirmos os objetivos de investigação previstos, se estes resultados forem conclusivos, de forma positiva, havendo investimentos com as unidades industriais, estaremos perante uma complementaridade muito grande e saudável no setor alimentar, como um todo”, defende António Campos, Secretário-Geral da Agenda Mobilizadora InsectERA, ao Hipersuper.

Criar um novo setor produtivo de valor acrescentado; instalar unidades bioindustriais, centros de I&D e um centro logístico; conseguir desenvolver 100 novos produtos, processos e serviços; criar 140 novos postos de trabalho; gerar novas cadeias e valor. Estes são os principais objetivos da InsectERA. “Se atingirmos os objetivos de investigação previstos, se estes resultados forem conclusivos, de forma positiva, havendo investimentos com as unidades industriais, estaremos perante uma complementaridade muito grande e saudável no setor alimentar, como um todo”, defende António Campos, secretário-geral da Agenda Mobilizadora InsectERA.

António Campos sabe que este novo setor bioindustrial ainda tem um longo caminho a percorrer, mas não tem dúvidas de que se esse caminhos continuar a ser percorrido, “estaremos perante uma complementaridade muito grande e saudável no setor alimentar, como um todo”.

Em que áreas se concentra o trabalho no âmbito da Agenda Mobilizadora InsectERA?
A Agenda está muito focado na investigação, como suporte ao desenvolvimento de um conjunto de produtos para o mercado, que vai desde os fertilizantes orgânicos, proteína para incorporação em compostos alimentares para os animais, em farinhas para adicionar em produtos alimentares para humanos, até aos bioplásticos e cosmética. Em suma, temos o compromisso de concluir 105 PPS (Processos, Produtos e Serviços).

Que mais valias tem trazido para este novo setor bioindustrial e o que já conseguiu concretizar?
Tratando-se de um novo setor, é fundamental haver capacidade de I&D para analisar e testar, sendo necessária alguma capacidade financeira para percorrer este caminho. Mas alguns não são conclusivos, como é natural, mas os custos de desenvolvimento estão lá. Como concluídos, já temos a introdução da proteína na formulação de rações para cães e fertilizantes orgânicos para as culturas agrícolas, com claras melhorias dos solos, promovendo uma maior sustentabilidade no cultivo agrícola.

Que entraves ou desafios enfrentam este novo setor e os seus players?
Os entraves são mais no que respeita à legislação, dado tratar-se de novos produtos e as regras serem muito apertadas e omissas, em muitas circunstâncias. Há um trabalho em rede com os organismos oficiais, nacionais e europeus, para que tudo seja testado, salvaguardada a segurança alimentar, rastreando-se todo o processo produtivo e que permita criar legislação adequada para o setor.

Que investimentos está realizar e/ou a projetar a Agenda Mobilizadora InsectERA?
De momento o grande investimento está a ser realizado na investigação, com recursos humanos altamente qualificados que estão alocados nos nossos parceiros, quer seja na academia, quer seja nos organismos de investigação. Paralelamente, há uma grande expetativa de passar da demonstração, para a industrialização do produto, para que seja competitivo e tenha uma exploração com dimensão

Que conclusões tiram do I Congresso InsectERA?
Foi muito bom. Foi possível debater duas áreas fundamentais para o projeto, na produção de matéria-prima para alimentação humana e para os compostos alimentares para animais. Ainda existem algumas dúvidas ou dogmas relativamente às alternativas e o Congresso permitiu, de forma aberta e livre, trazer estas questões a debate.

Como vê o futuro desta área da alimentação, tanto a nível humano como animal e ainda noutras áreas?
Vemos o futuro com muita expetativa e ambição de podermos contribuir para uma maior sustentabilidade na produção de muitos produtos, tais como a proteína, utilizando subprodutos, na alimentação das larvas, que apesar de não serem resíduos, não têm um aproveitamento por outras indústrias, como sejam o bagaço de azeitona. Se atingirmos os objetivos de investigação previstos, se estes resultados forem conclusivos, de forma positiva, havendo investimentos com as unidades industriais, estaremos perante uma complementaridade muito grande e saudável no setor alimentar, como um todo. A proteína é fundamental para alimentação humana.

 

Sobre o autorAna Grácio Pinto

Ana Grácio Pinto

Não Alimentar

Head & Shoulders apresenta nova fórmula 2X Protect

A Head & Shoulders apresenta a fórmula 2X Protect, que promete duplicar a proteção do couro cabeludo e reforçar a eficácia na eliminação da caspa.

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Graças a uma tecnologia avançada, esta nova fórmula é ativada pela água, libertando duas vezes mais Piroctone Olamine (PO), o ingrediente ativo responsável pela ação antifúngica e anticaspa, sublinha a marca em comunicado.

Segundo a Head & Shoulders, a nova fórmula, desenvolvida para se adaptar a todos os tipos de cabelo e couro cabeludo, assenta em duas inovações científicas que maximizam a proteção do couro cabeludo: ativação pela água e rede Inteligente de Moléculas.

Com este lançamento, a Head & Shoulders reafirma o seu compromisso com a inovação e a ciência capilar, oferecendo aos consumidores uma solução avançada para um couro cabeludo saudável e livre de caspa.

Sobre o autorHipersuper

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ESG

Entrou em operação a central fotovoltaica da loja do Pingo Doce de Castelo Branco

É a primeira loja do projeto com a Engie Soluções de Energia para a instalação de centrais fotovoltaicas em 21 lojas Pingo Doce, distribuídas pela região Centro, Alentejo e Algarve.

Hipersuper

Entrou em operação a central fotovoltaica da loja do Pingo Doce de Castelo Branco, a primeira loja de um projeto com a Engie Soluções de Energia para a instalação de centrais fotovoltaicas em 21 lojas Pingo Doce, distribuídas pela região Centro, Alentejo e Algarve.

Segundo a Engie, no total, esta iniciativa vai permitir a estas lojas produzirem anualmente cerca de 10.000 MWh de energia própria, evitando a emissão de cerca de 2.150 toneladas de CO2. Este projeto, num total de cerca de 7,5 MWp, que inclui ainda a criação de 4 comunidades de energia renovável em 4 lojas, conta com um investimento 100% Engie Soluções de Energia e vai gerar uma poupança anual de 33% da energia consumida nestas lojas.

No total, vão ser instaladas quase 13 mil painéis solares nas coberturas das instalações destas 21 lojas Pingo Doce, que irão resultar em poupanças energéticas anuais de 33% da energia consumida nestas lojas. O sistema de produção de energia terá uma potência global instalada de 7,5MWp, que vai gerar aproximadamente 10.000 MWh de energia por ano, o equivalente ao consumo médio de eletricidade de mais de 3.000 habitações.

Este projeto segue-se a outros, realizados em 2021, e que permitiu instalar centrais fotovoltaicas em outras 4 lojas Pingo Doce no concelho de Lisboa e que já se encontram em operação desde então.

“Esta intervenção em 21 lojas Pingo Doce reforça a parceria e o trabalho realizado para a Jerónimo Martins nos últimos anos e é o primeiro a ser realizado com investimento 100% Engie Soluções de Energia com esta empresa. É entusiasmante poder trabalhar com esta empresa nacional de referência e com uma marca tão familiar de todos os portugueses, e contribuir ativamente para a sua jornada de descarbonização e para as suas metas ESG, baixando significativamente os seus custos energéticos e a sua pegada de carbono, aumentando ainda o seu impacto nas comunidades circundantes de 4 destas lojas, através da criação de comunidades de energia que permitem reforçar o seu compromisso com a transição energética”, salienta Duarte Caro de Sousa, diretor geral do Solar Distribuído pela ENGIE Soluções de Energia.

“Trata-se de um contrato a longo prazo e no qual a Engie Soluções de Energia está empenhada em trabalhar diariamente para potenciar a sua eficiência”, acrescenta.

A parceria entre a Engie Soluções de Energia e a Jerónimo Martins foi firmada para os próximos 15 anos, com o objetivo de apoiar o grupo na descarbonização da sua atividade e reforçar o seu compromisso com a transição energética.

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