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Lisbon Machine Learning School reúne investigadores de todo o Mundo

A Priberam patrocina e é um dos co-organizadores da primeira edição da Lisbon Machine Learning School (LxMLS) uma escola de Verão intensiva que inclui aulas, laboratórios e palestras sobre aprendizagem automática

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A Priberam patrocina e é um dos co-organizadores da primeira edição da Lisbon Machine Learning School (LxMLS) uma escola de Verão intensiva que inclui aulas, laboratórios e palestras sobre aprendizagem automática

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A Priberam, especialista no desenvolvimento de software para o tratamento computacional da língua portuguesa, patrocina e é um dos co-organizadores da primeira edição da Lisbon Machine Learning School (LxMLS), uma escola de Verão intensiva que inclui aulas, laboratórios e palestras sobre aprendizagem automática.

 

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Subordinada ao tema “Learning from the Web”, o evento, que se realiza de 20 a 25 de Julho no Instituto Superior Técnico, vai debruçar-se sobre formas de aplicar estas ferramentas no processamento computacional da língua e na extracção e análise de conteúdos da Web, contando para tal com a presença de uma série de conceituados oradores.

“Trata-se de uma iniciativa muito importante para a Priberam já que nasceu em grande parte do sucesso das duas primeiras temporadas dos Priberam Machine Learning Lunch Seminars que, desde Março de 2010, têm lugar quinzenalmente no Instituto Superior Técnico e se tornaram um fórum de debate científico na área da aprendizagem automática, cada vez mais utilizada na resolução de problemas de processamento automático da língua. Tenho a certeza que esta Escola de Verão irá, a curto ou médio prazo, proporcionar novos avanços pelo intercâmbio de ideias que terá lugar entre especialistas de todo o mundo, alguns dos quais, referências internacionais na área da aprendizagem automática”, refere Carlos Amaral, CEO da Priberam.

Mais de 130 investigadores, estudantes e profissionais das áreas de linguística computacional, com destaque especial para as técnicas de aprendizagem automática, participam nesta primeira edição da LxMLS que se prolonga até à próxima segunda-feira.

Jason Eisner, da Johns Hopkins University (EUA), João Graça, da University of Pennsylvania (EUA), Koby Crammer, do Technion, Israel Institute of Technology (Israel), Mário Figueiredo, do Instituto Superior Técnico, Miles Osborne, da University of Edinburgh (Reino Unido), Noah Smith, da Carnegie Mellon University (EUA), Phil Blunsom, University of Oxford (Reino Unido), Slav Petrov, da Google (EUA) e Xavier Carreras, da Universitat Politècnica de Catalunya (Espanha), são os oradores.

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Fundação Auchan apoia projetos sociais que promovem alimentação saudável

O concurso decorre até 31 de março e destina-se a organizações que desenvolvam iniciativas nesta área, com impacto social significativo.

tagsAuchan

A Fundação Auchan, que já apoiou 146 organizações e atribuiu mais de 2 milhões de euros a projetos sociais, reforçando a importância da alimentação como fator de coesão social, volta a abrir candidaturas para o apoio a projetos sociais que fomentem uma alimentação saudável, reforçando o seu compromisso com o acesso a uma alimentação equilibrada e sustentável.

A iniciativa pretende destacar e apoiar projetos sustentáveis que estimulem o conhecimento e as competências alimentares, promovam laços sociais através da alimentação e combatam a desnutrição. O objetivo é responder às necessidades das comunidades onde a Auchan Retail está presente, alinhando-se com os valores da empresa: confiança, abertura e excelência.

Podem candidatar-se todas as pessoas coletivas nacionais, sem fins lucrativos e de natureza privada, que façam parte da economia social e estejam legalmente constituídas. As candidaturas devem ser submetidas através da plataforma Fundação Auchan.

O concurso prevê a seleção de três vencedores em Portugal, sendo que um deles terá ainda a oportunidade de representar o país na fase internacional da Fundação Auchan.

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Enoturismo no Alentejo recebeu 195 mil visitantes em 2024

Mercado nacional, Brasil e EUA lideraram o ranking de visitantes naquele que foi, segundo a CVRA, o melhor ano de sempre no enoturismo da região.

Segundo a Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), 2024 foi o melhor ano de sempre no enoturismo da região, registando-se um aumento de 21,6% face ao ano anterior. Mercado nacional, Brasil e EUA lideraram o ranking de visitantes.

“À imagem do ano anterior, os turistas nacionais continuam a ser os que mais visitam os centros de enoturismo alentejanos, representando 55% do total de visitantes. No ranking, seguem-se os visitantes brasileiros e os americanos. No entanto, foi a nacionalidade alemã que registou o maior aumento, na ordem dos 22%. O Canadá, a Argentina, a Austrália, a Áustria e a China são, também, alguns dos países que se destacam entre os interessados pelos programas vínicos da região”,  revela a CVRA.

Quanto às preferências de roteiro enológico disponíveis nos três distritos do Alentejo, a Rota Histórica, no distrito de Évora, foi a ais procurada e a que teve o maior aumento de visitantes face a 2023, tendo registado um crescimento de 36,25%. O segundo maior crescimento foi detido pela Rota do Guadiana, no distrito de Beja, com uma fatia de 3,38%. Em terceiro lugar, surge a Rota de São Mamede, no distrito de Portalegre, com uma percentagem de crescimento correspondente a 2,95%.

Quanto às experiências de enoturismo, destaque para as visitas guiadas às vinhas, às adegas e às caves, provas de vinhos, workshops e cursos vínicos, sessões de vinoterapia e passeios a pé, de bicicleta e, até a cavalo pelas vinhas. Os dados recolhidos pela CVRA reportam-se a uma análise aos 76 enoturismos aderentes à Rota dos Vinhos do Alentejo e o inquérito aplicado obteve uma taxa de resposta de 86,84%.

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Foto: Facebook Electrão
ESG

Recolha de eletrodomésticos porta a porta do Eletrão chega a Sintra

O município de Sintra criou uma parceria com o Electrão que permite aos munícipes usufruírem da recolha porta a porta de grandes equipamentos elétricos usados.

O serviço gratuito de recolha porta a porta e encaminhamento de grandes equipamentos elétricos usados para reciclagem, chega a Sintra, no âmbito de uma parceria entre o município, através dos SMAS de Sintra, e o Electrão.

O serviço abrange as 11 freguesias e uniões de freguesia do município – Agualva e Mira Sintra, Algueirão-Mem Martins, Almargem do Bispo, Pêro Pinheiro e Montelavar, Cacém e São Marcos, Casal de Cambra, Colares, Massamá e Monte Abraão, Queluz e Belas, Rio de Mouro, São João das Lampas e Terrugem e Sintra – chegando, assim, a 385 mil habitantes.

Para usufruir deste serviço, o cidadão deverá fazer o pedido diretamente à Junta de Freguesia/União de Freguesias ou SMAS de Sintra na respetiva área de território, conforme pode ser consultado em https://www.smas-sintra.pt/residuos/rede-derecolha-de-residuos-urbanos/eletrodomesticos-volumosos/
Para solicitar esta recolha ao domicílio é necessário ter um eletrodoméstico volumoso para entrega, como um frigorífico, uma arca congeladora ou uma máquina de lavar ou secar. Adicionalmente, no momento da recolha a equipa poderá levar pilhas, baterias usadas e pequenos equipamentos elétricos avariados ou fora de uso, normalmente esquecidos nas gavetas, como telemóveis ou lâmpadas.

“Agora também disponível em Sintra, este serviço gratuito permite ao cidadão, de forma simples e cómoda, solicitar a recolha de grandes eletrodomésticos em fim de vida. Todos os equipamentos elétricos recolhidos são encaminhados para unidades especializadas em reciclagem, garantindo a sua descontaminação e contribuindo para a proteção da saúde pública e do ambiente”, destaca o Diretor-Geral de Elétricos e Pilhas do Electrão, Ricardo Furtado.

Desde que o Electrão iniciou o projeto de recolha de eletrodomésticos porta a porta, em 2021, já foram reencaminhadas para reciclagem, no total, mais de 780 toneladas de equipamentos elétricos avariados ou fora de uso na Grande Lisboa, informa a associação de gestão de resíduos.

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Juan Roig, CEO da Mercadona
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Mercadona rentável em Portugal: lucro de 7 milhões de euros

“Portugal foi rentável pela primeira vez”, sublinhou Juan Roig, CEO da Mercadona, na apresentação dos resultados referentes ao exercício de 2024. No total terminou o ano com 38.835 milhões, sendo que 1.778 milhões de euros correspondem à faturação da empresa de Portugal.

Cinco anos após a sua chegada a Portugal, a Mercadona assinala pela primeira vez um resultado positivo, registando 7 milhões de euros de lucro. Em 2024, consolidou a sua posição no mercado português, alcançando um volume de negócios de 1.778 milhões de euros, um crescimento de 27% face ao ano anterior, anunciou Juan Roig na apresentação de resultados, esta terça-feira.

“Este ano, ganhámos 7 milhões em Portugal” sublinhou na conferência de imprensa realizada em Valência, avançando que apesar do valor ter sido menor do que o esperado, “estamos contentes” com a operação em Portugal. E garantiu querer continuar a desenvolver este mercado. Sobre Portugal referiu ainda que a Mercadona prevê que os lucros da operação “dupliquem” para 14 milhões de euros este ano. Para isso, acredita que irá fazer a diferença melhorar o sortido e a relação com os fornecedores nacionais.

A Mercadona encerrou o ano com 60 lojas em território nacional, de um do total de 1.674, após um investimento acumulado de mais de 1.000 milhões de euros desde 2019. Só em 2024, a empresa investiu 219 milhões de euros. Para o abastecimento da sua rede, a Mercadona trabalhou em proximidade com fornecedores nacionais, registando compras no valor de 1.400 milhões de euros, foi ainda avançado.

A estratégia de crescimento incluiu ainda a redução de preços de 1.500 produtos, garantindo um sortido eficaz e competitivo, que permitiu atrair mais clientes e fortalecer a sua posição no setor da grande distribuição em Portugal.

No que diz respeito à contribuição fiscal, a Mercadona pagou 237 milhões de euros em impostos em Portugal, através da sua filial Irmãdona Supermercados, sediada em Vila Nova de Gaia.

Para 2025, a Mercadona prevê continuar a sua expansão, com um investimento de 157 milhões de euros e a abertura de 10 novas lojas. Um dos marcos mais esperados será a chegada à cidade de Lisboa, onde a empresa abrirá dois supermercados.

A nível global, a empresa antecipa um crescimento de 3,5% nas vendas, atingindo os 40.100 milhões de euros, e a criação de mais de 1.000 novos postos de trabalho.

 

 

 

 

Sobre o autorAna Rita Almeida

Ana Rita Almeida

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EcoPack Solidário Acreditar disponível no mercado

O EcoPack Solidário Acreditar da Água Monchique, a mais recente edição da campanha “Água por uma Causa”, já está disponível no mercado. Com esta iniciativa, cada unidade vendida contribui diretamente para a Acreditar, associação que apoia crianças e jovens com cancro e as suas famílias.

A edição especial EcoPack Solidário Acreditar, da Água Monchique, já se encontra disponível no mercado, dando continuidade à campanha “Água por uma Causa”. Esta iniciativa solidária tem como objetivo apoiar instituições com impacto social, destinando €0,25 por cada unidade vendida à associação Acreditar, que presta suporte a crianças e jovens com cancro, bem como às suas famílias.

Depois das edições anteriores dedicadas à Kastelo e aos Palhaços d’Opital, os consumidores podem agora encontrar nos pontos de venda esta nova versão do EcoPack Solidário, contribuindo ativamente para a missão da Acreditar.

“A Acreditar é a terceira instituição que apoiamos no âmbito desta iniciativa solidária. Tem sido um caminho incrível aquele que temos trilhado ao longo dos últimos meses com o apoio e o contributo fundamental de todas as famílias portuguesas. Estas associações desempenham um papel crucial na nossa sociedade e no apoio aos mais necessitados”, sublinha Vítor Hugo Gonçalves, CEO da Água Monchique.

A campanha “Água por uma Causa” foi lançada em outubro e, ao longo dos últimos meses, tem disponibilizado sequencialmente no mercado edições especiais dos EcoPacks Solidários, personalizadas com a imagem de cada instituição beneficiária.

Os EcoPacks Solidários Monchique estão disponíveis em vários pontos de venda, incentivando os consumidores a participar nesta iniciativa que apoia três instituições: Kastelo (Unidade de Cuidados Continuados e Paliativos Pediátricos, que acolhe crianças e jovens até aos 18 anos),  Palhaços d’Opital (Primeira associação europeia dedicada a levar humor e alívio emocional aos mais velhos em ambiente hospitalar) e Acreditar (Associação que apoia crianças e jovens com cancro e as suas famílias, ajudando-as a enfrentar os desafios da doença).

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'Trinca-Espinhas' foi o projeto vencedor dos Prémios Inovação Expo Fish Portugal, em 2024
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Prémio Inovação Expo Fish Portugal da Docapesca abriu candidaturas

Destina-se a premiar os melhores projetos e ideias no âmbito da inovação e investigação ligadas ao setor das pescas e da aquicultura.

A 4ª Edição do Prémio Inovação Expo Fish Portugal destina-se a pessoas individuais, como estudantes, professores ou investigadores do ensino superior, bem como pessoas coletivas, incluindo start-ups ou centros de investigação, informa a Docapesca.

O prémio tem o patrocínio institucional do Ministério da Agricultura e Pescas e tem como objetivo galardoar os melhores projetos e ideias no âmbito da inovação e investigação ligadas ao setor das pescas e da aquicultura.

As candidaturas estão abertas até ao dia 31 de outubro de 2025 e podem ser submetidas através do site oficial: www.expofishportugal.com. Segundo a Docapesca, serão atribuídos prémios monetários de cinco mil euros a três projetos, um por cada uma das três categorias: Novos produtos alimentares do mar, Pesca e aquicultura mais sustentável e Novos equipamentos, soluções e serviços digitais..

Na edição de 2024, o Prémio Inovação Expo Fish Portugal recebeu 44 candidaturas que abrangeram projetos ligados ao desenvolvimento de novos produtos, á pesca e aquicultura sustentáveis, à criação de processos e equipamentos inovadores, a novas soluções digitais e ao desenvolvimento de artes de pesca biodegradáveis.

O projeto ‘Trinca-Espinhas’, da Universidade Católica Portuguesa que desenvolveu crackers de farinha de espinha de peixe e alecrim foi o vencedor da última edição, com o segundo lugar a caber ao projeto ‘Conserva Azul’, uma parceria entre a Associação Nacional dos Industriais de Conservas de Peixe (ANICP) e a Universidade Católica, visando promover a sardinha portuguesa certificada no Japão. O terceiro lugar foi entregue a um projeto de investigação conjunto entre o Centro de Ciências Marinhas da Universidade do Algarve (CCMAR) e a Necton, que procura reduzir as deformações ósseas em peixes de aquacultura através de alimentos funcionais contendo microalgas.

A Docapesca é uma empresa do setor empresarial do Estado, tutelada pelo Ministério da Agricultura e Pescas e pelo Ministério das Finanças, que tem a seu cargo, em Portugal continental, a gestão dos portos de pesca e a organização do serviço público de primeira venda de pescado, assim como atribuições de autoridade portuária nas áreas sob sua jurisdição, onde se incluem infraestruturas de apoio à náutica de recreio, estaleiros navais e outras atividades conexas ao setor da pesca profissional e da aquicultura.

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Logística

Dachser apresenta serviços integrados para vinhos e bebidas espirituosas na ProWein

Multinacional aposta em soluções logísticas especializadas para a indústria do vinho e bebidas espirituosas.

A Dachser vai estar presente na ProWein 2025, de 16 a 18 de março, em Düsseldorf. No pavilhão 4, stand D18, a empresa apresentará as suas soluções logísticas globais para este setor, incluindo transporte de aprovisionamento e distribuição, serviços de logística contratual e gestão aduaneira.

“A nossa gama de serviços é tão sofisticada como os vinhos e bebidas espirituosas do mundo”, afirma Stefan Käufer, key account manager da Dachser Food Logistics.

“Na ProWein, queremos falar com os vários produtores e retalhistas de vinho e bebidas espirituosas e apresentar-nos como um parceiro logístico integrado, internacional e fiável. Com a nossa capacidade inovadora e experiência em logística, combinadas com qualidade superior, flexibilidade e uma rede conectada, estamos muito bem posicionados”, acrescenta.

Sob o lema “Descubra o sabor de amanhã”, a Dachser contará com a presença de Martin Göbl, professor de Administração de Empresas e sommelier certificado, que conduzirá provas comparativas de vinhos do Velho e Novo Mundo. Durante a manhã, serão apresentados vinhos brancos, enquanto a tarde será dedicada aos vinhos tintos.

Os vinhos do Velho Mundo terão origem na Europa, enquanto os do Novo Mundo representarão regiões como América do Sul, Oceânia e África do Sul.

“Ao interligar estreitamente os serviços dos nossos segmentos de negócio de Road Logistics e Air & Sea Logistics, conseguimos oferecer aos nossos clientes soluções integradas eficientes e sem interrupções”, afirma Stefan Behrendt, Managing Director da Dachser Food Logistics, resumindo a estratégia de crescimento internacional. Refira-se, igualmente, que, este ano e pela primeira vez, dois colaboradores da Dachser da Argentina estarão presentes no stand da multinacional.

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Retalho

Pedro Alves é o Head of Permanent Recruitment South da Adecco Portugal

Com mais de uma década de experiência na área de recrutamento especializado e transformação organizacional, junta-se à Adecco para fortalecer a operação em Lisboa.

A Adecco Portugal anunciou a integração de Pedro Alves como Head of Permanent Recruitment South, um reforço estratégico que visa consolidar a posição da empresa no setor de recrutamento especializado. “Com esta nomeação, a Adecco reforça a sua aposta na inovação e na excelência operacional, garantindo um serviço ainda mais personalizado para clientes e candidatos”, refere a empresa.

Com mais de uma década de experiência na área de consultoria e recrutamento especializado, nos últimos oito anos Pedro Alves destacou-se na Michael Page e acumula experiência na liderança de equipas, desenvolvimento de talento e recrutamento especializado.
“A chegada do Pedro Alves é um verdadeiro marco para a nossa equipa. A sua experiência, aliada à capacidade de antecipar tendências e transformar desafios em oportunidades, será crucial para reforçar a nossa posição como parceiros estratégicos dos nossos clientes,” afirma Bernardo Samuel, Country Head of Permanent Recruitment da Adecco Portugal.

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Alimentar

Lavazza apresenta nova coleção de blends

‘Tales of Italy’ é a nova coleção da Lavazza e foi apresentada no mercado ibérico na feira HIP de Madrid.

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A ‘Tales of Italy’ é uma linha de blends premium “que combinam o corpo cheio caraterístico do café italiano tradicional com um bouquet aromático excecional, dando vida a um sabor contemporâneo, redondo e distinto”, define a Lavazza. Galleria, Canal Grande, Trastevere e Riviera di Chiaia são os quatro blends da coleção.

São quatro sabores que integram como inovação o café Robusta Fermentado e o Arábica Cereja Apasita. “Estes blends oferecem uma sensação menos amarga e mais equilibrada, especificamente formulada para satisfazer os gostos das novas gerações de consumidores”, revela a marca. “Esta nova coleção substituirá parte da gama atual, que representa uma parte substancial dos volumes atuais no nosso país, numa transição destinada a adaptar-se à evolução das preferências dos consumidores modernos”, explica Victor Santos, diretor regional Ibérico da Lavazza.

O sabor Canal Grande apresenta notas de chocolate e amêndoa, enquanto o Trastevere engloba notas de chocolate preto e canela. No Galleria sobressaem notas de mel e passas e Riviera di Chiaia apresenta-se como um blend com notas de cacau e caramelo.

Para celebrar a coleção, a Lavazza recorreu ao chef pasteleiro Fabrizio Fiorani para criar um conceito experimental denominado ‘Unconventional Breakfast’, uma série de criações artesanais concebidas para complementar os blends ‘Tales of Italy’.

A nova linha será distribuída em exclusivo para o canal Horeca, tanto em grão como em cápsulas, pelo distribuidor exclusivo de Lavazza em Portugal, New Coffee.

A Lavazza, fundada em Turim em 1895, pertence à família Lavazza há quatro gerações. Atualmente, o Grupo é um dos principais protagonistas do panorama cafeeiro mundial, com um volume de negócios superior a três mil milhões de euros. Está presente em todos os setores de atividade e opera em 140 mercados, com oito fábricas em cinco países e cerca de 5.500 colaboradores em todo o mundo.

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Logística

Portuguesa Homycasa instala-se no Panattoni Park Porto Valongo

Com um total de 76.209 m² distribuídos por dois armazéns, o hub logístico está localizado a 25 minutos do centro do Porto.

A Panattoni, promotora imobiliária líder do setor logístico-industrial, arrendou a última fração de 7.500 m² no parque multi-inquilino Panattoni Park Porto Valongo à Homycasa, empresa portuguesa especializada em mobiliário e decoração. Com um total de 76.209 m² distribuídos por dois armazéns, este parque logístico apresenta-se como o maior projeto logístico construído a risco (sem cliente para ocupar) no norte de Portugal.

“É um prazer contar com a Homycasa no Panattoni Park Porto Valongo. A sua escolha reflete a capacidade da Panattoni Iberia em oferecer soluções logísticas adaptadas a empresas em crescimento, contribuindo para a sua eficiência e expansão”, afirma Gustavo Cardozo, diretor geral da Panattoni Iberia. O acordo com a Homycasa reforça a presença da empresa no país, uma vez que representa o último arrendamento disponível no armazém norte, que tem uma área total de 26.400 m². O armazém sul conta com uma extensão de 49.734 m², dos quais 37.000 m² estão disponíveis, a partir de 14.000 m².

Implantado a 25 minutos do centro do Porto e com acesso direto às autoestradas A41 e A4, o Panattoni Park Porto Valongo apresenta um design sustentável, apoiado pela certificação Breem Very Good, iluminação Led de baixo consumo e estações de carregamento para veículos elétricos.

Sobre o autorAna Grácio Pinto

Ana Grácio Pinto

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