Pão é principal alimento no pequeno-almoço das crianças
De acordo com o estudo sobre os Hábitos de Consumo de Pão em Portugal, 76,6% dos inquiridos afirma que o pão é o principal alimento à mesa na hora de os filhos tomarem a primeira refeição do dia.

Rita Gonçalves
Casaleiro com nova imagem e novas referências
Mars vai investir 27 milhões de dólares para reduzir emissões em explorações agrícolas
Sophos e Pax8 anunciam parceria para simplificar a gestão da segurança
Wells abre nova loja em Aveiro
Panattoni Iberia constrói parque logístico em Santarém
Corticeira Amorim promove novo programa de recolha seletiva e de reciclagem de rolhas de cortiça em Nova Iorque
MO reabre lojas em Esposende e Abrantes
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
A maioria das crianças portuguesas privilegia o consumo de pão ao pequeno-almoço, segundo um estudo encomendado pelo Museu do Pão e pela Fundação Portuguesa de Cardiologia (FPC) à Marktest.
De acordo com o estudo sobre os Hábitos de Consumo de Pão em Portugal, 76,6% dos inquiridos afirma que o pão é o principal alimento à mesa na hora de os filhos tomarem a primeira refeição do dia.
Os cereais de pequeno-almoço começam também a ganhar relevo na dieta dos mais pequenos.
Os hábitos de consumo de pão entre crianças e adolescentes variam, no entanto, consoante a região do País, nota Pedro Vitorino, responsável do Museu do Pão.
“É no Norte de Portugal que mais se come pão ao pequeno-almoço. Esta região do País lidera pelos bons exemplos. Enquanto no Norte a grande maioria das crianças consome pão na primeira refeição do dia no Centro o pão está cada vez mais a ser substituído pelos cereais de pequeno-almoço”.
O aumento de consumo de pão nas refeições intercalares é mais uma conclusão deste estudo feito em Maio deste ano e que resulta da realização de 400 entrevistas a portugueses entre os 30 e 50 anos.
76,5% dos inquiridos consome mais pão ao pequeno-almoço e 55,5% ao lanche, “o que revela um comportamento alimentar mais saudável”, garante Elsa Feliciano, nutricionista da FPC.
Também aqui o Norte do País, concretamente o Grande Porto, tem lições a dar às restantes regiões. “Na área do Grande Porto o consumo de pão nas refeições intercalares está acima da média nacional, assim como o consumo de pão nas refeições principais está baixo da média do País”, sublinha Pedro Vitorino.
O tipo de pão é o factor que mais influencia a compra deste alimento (76,8%). O preço ocupa a terceira posição (23,4%).