Esporão lança Monocastas 2008: Touriga Nacional, Syrah, Petit Verdot e Alicante Bouschet
A Herdade do Esporão lançou quatro novos vinhos da renovada gama de monocastas: Touriga Nacional, Syrah, Petit Verdot e Alicante Bouschet. Estes vinhos de 2008 caracterizam-se pela baixa produção: cerca […]
Hipersuper
El Corte Inglés ilumina-se de azul para sensibilizar importância da luta contra o Cancro da Próstata
Quinta da Vacaria investe na produção de azeite biológico
Grupo Rotom reforça presença no Reino Unido com aquisição da Kingsbury Pallets
Diogo Costa: “Estamos sempre atentos às necessidades e preferências dos nossos consumidores”
Staples une-se à EDP e dá passo importante na descarbonização de toda a sua cadeia de valor
CTT prepara peak season com reforço da capacidade da operação
Já são conhecidos os três projetos vencedores do Prémio TransforMAR
Campolide recebe a terceira loja My Auchan Saúde e Bem-Estar
Montiqueijo renova Selo da Igualdade Salarial
Sensodyne com novidades nos seus dentífricos mais populares
A Herdade do Esporão lançou quatro novos vinhos da renovada gama de monocastas: Touriga Nacional, Syrah, Petit Verdot e Alicante Bouschet.
Estes vinhos de 2008 caracterizam-se pela baixa produção: cerca de 5.000 litros de cada variedade. O Syrah e o Petit Verdot são estreias absolutas nesta gama.
A selecção dos monocastas parte de um intenso trabalho de experimentação e colaboração das equipas de enologia e viticultura do Esporão.
Assenta na vinificação de pequenos lotes em extreme da mesma casta provenientes de talhões distintos, em que o objectivo final é compreender e potenciar o carácter de cada casta associado ao tipo de solo e micro-clima em que está instalada.
A conclusão deste trabalho de ensaios contínuo das duas equipas, resume-se no lançamento destes vinhos de carácter singular, vindima após vindima.
Na colheita de 2008, as temperaturas e a precipitação comportaram-se dentro das médias dos últimos dez anos, sendo que o Verão ficou marcado pela ausência de chuva nos meses de Junho, Julho e Agosto.
Além do conhecimento das potencialidades vínicas de diferentes variedades de uvas, os quatro vinhos monocasta afiguram-se adequados a momentos diferentes, intensos e exploratórios. Trata-se de uma experiência de degustação muito especial, indicada para conhecedores mas aberta a todos os que têm um apelo irresistível por provar vinhos de autor e terroir.
Touriga Nacional 2008
O Touriga Nacional 2008 tem cor violeta concentrada, aroma a flor-de-laranjeira, envolvida delicadamente em notas de cacau. A nível gustativo, revela elegância com uma textura sedosa que deixa um final de boca muito persistente. Fermentado a 22º em cubas roto-fermentativas, estagiou durante doze meses em barricas de carvalho francês, seguido de mais doze meses em garrafa antes de ir para o mercado.
O monocasta Touriga Nacional 2008 nasceu na “Vinha do Badeco”, na Herdade do Esporão, constituída por solos delgados e pedregosos, com origem xistosa e textura franca, onde a Touriga Nacional foi plantada em 1988.
Com maturação média e baixo rendimento, esta vinha dá origem a vinhos muito equilibrados, alcoólicos e indicados para envelhecer.
Syrah 2008
O Syrah 2008 é um vinho de cor profunda e densa cujo olfacto sugere frutos pretos, cacau e subtis notas de tabaco. No paladar revela fruta muito intensa e taninos sólidos mas fundidos e um final de boca persistente. Este monocasta foi fermentado a 28º em cubas de inox de pequena capacidade, estagiou durante doze meses em barricas de carvalho americano, seguido de mais doze meses em garrafa antes de ir para o mercado.
Este vinho nasce na Vinha do Telheiro, onde o Syrah foi plantado há doze anos em solos são de textura franca, cor clara, pedregosos e pouco profundos.
Com um ciclo de maturação e rendimento médio, o Syrah distingue-se pela intensidade dos aromas.
Petit Verdot 2008
O Petit Verdot 2008 é um vinho com laivos de cor violeta, aroma complexo da casta que lhe deu origem, sugerindo notas de musgo, caixa de charuto e subtis notas de couro. Ao nível gustativo mostra complexidade, boa acidez e taninos poderosos que anunciam grande potencial de envelhecimento. Este vinho foi fermentado a 24º em cubas de inox de pequena capacidade, estagiou durante doze meses em barricas de carvalho francês com um ano de uso, seguido de mais doze meses em garrafa antes de ir para o mercado.
Nasceu na Vinha dos Andorinhos onde os solos são de textura franca, muito pedregosos, com lajes de xisto à superfície a cobrir o solo.
Alicante Bouschet 2008
O Alicante Bouschet 2008 é um vinho de cor profunda e concentrada, com o aroma complexo da casta, sugerindo groselhas e cassis envolvida em aromas terrosos. Tem um palato rico, com taninos robustos, terminando de forma longa e persistente. Fermentado em cubas de inox à temperatura de 28º, o vinho estagiou 12 meses em barricas de carvalho americano, seguido de mais doze meses em garrafa antes de ir para o mercado.
Este vinho nasce na “Vinha das Palmeiras”, local de solos profundos e de cor escura, com origem calcária e textura argilosa, na Herdade dos Perdigões, onde a Alicante Bouschet foi plantada há 10 anos. Com ciclo de maturação médio/tardio e rendimento elevado, esta casta dá origem a vinhos bem estruturados, com boa acidez e longevidade em garrafa.