Amanhã no Hipersuper: Gigantes (inter)nacionais
Amanhã no Hipersuper: Top 250 do retalho mundial, análise Kantar Worldpanel (combustíveis), queijos em Portugal, entrevistas Silvex, LEGO e SISAB, Toyota, opiniões Michael Page, Edigma e Hays.
Hipersuper
El Corte Inglés ilumina-se de azul para sensibilizar importância da luta contra o Cancro da Próstata
Quinta da Vacaria investe na produção de azeite biológico
Grupo Rotom reforça presença no Reino Unido com aquisição da Kingsbury Pallets
Diogo Costa: “Estamos sempre atentos às necessidades e preferências dos nossos consumidores”
Staples une-se à EDP e dá passo importante na descarbonização de toda a sua cadeia de valor
CTT prepara peak season com reforço da capacidade da operação
Já são conhecidos os três projetos vencedores do Prémio TransforMAR
Campolide recebe a terceira loja My Auchan Saúde e Bem-Estar
Montiqueijo renova Selo da Igualdade Salarial
Sensodyne com novidades nos seus dentífricos mais populares
Amanhã é dia de mais uma edição do Jornal Hipersuper. Nesta edição destacamos a o TOP 250 do retalho mundial – Global Powers of Retailing – realizado pela Deloitte Touche Tohmatsu Limited, em parceria com a Stores Media, que coloca entre os maiores retalhista do mundo dois grupos nacionais: Jerónimo Martins e Sonae.
Mais do que destacar as posições ocupadas por este dois retalhistas portugueses, tentámos perceber se possuem possibilidades de subir ainda mais no ranking, com que negócios/estratégias e se estas performances os tornam “mais compráveis” aos olhos dos big players internacionais.
Ainda no “Retalho”, a Kantar Worldpanel analisa o mercado dos combustíveis, sector que tem sido alvo de inúmeras críticas ao longo dos últimos anos, devido aos preços praticados nas estações de serviço. A consultora conclui que, hoje, 57% do volume comprado é já realizado com uma redução de preço face à tabela dos principais operadores, entre promoções e hipermercados.
Na “Produção”, analisamos o mercados dos queijos em Portugal, que continua alvo de uma clara transferência de consumo de fora para dentro do lar, além de continuar dependente da matéria-prima leite – e dos seus preços. O ano de 2010 não foi muito diferente, mas a verdade é que há quem veja na transferência do consumo e respectivos hábitos de consumo uma oportunidade para desenvolver o negócio.
Ainda na “Produção”, entrevistámos Hernâni Magalhães, Director de Marketing da Silvex, que se prepara para “produzir em exclusivo para o mundo”. Isto porque a primeira película aderente biodegradável do Mundo nasceu no seio da Silvex e está à venda nos hipermercados Continente, tendo chegado às mãos de muitos portugueses antes de ser lançado no resto do Planeta.
Para finalizar a “Produção”, entrevistámos o Director de Marketing da LEGO Ibéria, Joachim Schwidtal, que admitiu que a empresa está a crescer 55% nos jogos de mesa. Aliás, a entrada da Lego neste mercado a meio do ano passado nesta categoria não é certamente alheia ao facto do segmento de jogos de mesa em Portugal ter crescido, em 2010, 4,1 vezes mais do que o mercado de brinquedos.
Entrevistado foi também, para as “Feiras”, o Administrador do SISAB, evento que se realiza de 21 a 23 de Fevereiro, em Lisboa. Crítico das entidades públicas responsáveis pela dinamização das exportações e apoio às empresas portuguesas, Carlos Morais admite que o evento “é a verdadeira plataforma de marcas e produtos portugueses para a exportação”.
Na “Logística”, salientamos a promoção das boas práticas de segurança por parte da Toyota e Agência Europeia para a Segurança e Saúde com o slogan “quando se trata de manutenção a prevenção é o melhor remédio”.
No “Profissionalmente Pessoal, convidámos José Pinto Gaspar, Presidente da CVR Tejo.
Isto tudo além dos artigos de opinião: “A guerra das plataformas”, de Pedro Fernandes (Edigma); “2010: O ano da consagração da Marca Própria”, de Sérgio de Sena Leote (Michael Page); e “Downshifting – Mudar de direcção”, de Mónica Pinheiro (Hays Portugal).
Boas leituras!