Promoção e internacionalização das Frutas, Legumes e Flores de Portugal já possui entidade própria
Portugal Fresh. É sob esta denominação que o sector das Frutas, Legumes e Flores de Portugal está, a partir de agora, representado, com o objectivo de promover inúmeras acções nacionais e internacionais, com destaque para a exportação.

Victor Jorge
Quinta da Lagoalva lança colheita de 2024 de brancos e rosé
Agricultura perde mais de 16 mil trabalhadores num ano e enfrenta desafios estruturais no recrutamento
InPost nomeia Luis Florit como diretor comercial para a Península Ibérica
Continente e Pingo Doce lideram ranking das marcas mais relevantes para os consumidores
DHL Supply Chain adquire IDS Fulfillment e reforça oferta para PME no setor de e-commerce
Pingo Doce regressa à Festa do Livro de Loures
ÉvoraWine celebra 10ª edição com 300 vinhos em prova
Love Butternut apoia e-book sobre abóbora da Associação Portuguesa de Nutrição
Continente promove “O Melhor de Portugal” em feira dedicada à produção nacional
Red Bull lança edição limitada com sabor a pêssego
As Frutas, Legumes e Flores de Portugal já possuem uma associação que as represente: Portugal Fresh. Constituída no passado dia 06 de Dezembro e apresentada publicamente há dois dias, a nova associação de empresas, criada com o apoio do Ministério da Agricultura do Desenvolvimento Rural e das Pescas, visa a promoção e o desenvolvimento do sector das Frutas, Legumes e Flores de Portugal.
Esta foi uma iniciativa do tecido empresarial de um sector que representa um volume de negócios superior a 2.300 milhões de euros, considerando-se na apresentação que, “tendo já uma evidente tendência exportadora, é também fortemente gerador de emprego, grande parte dele especializado e jovem. Estão em causa a produção de bens alimentares qualificados, usando tecnologias amigas do ambiente, com uma forte acção funcional ao nível da saúde humana na luta contra muitas doenças do século”.
A Portugal Fresh, subdividida em várias áreas funcionais, actuará junto dos mercados nacional e internacional, promovendo proactivamente inúmeras acções, com base num planeamento estratégico e cooperativo. Entre as diversas iniciativas que pretende executar, destaque para a promoção das exportações nos diversos mercados europeus e de países terceiros. Procurará incentivar de uma forma institucional o consumo de Frutas e Legumes, em particular junto dos estratos mais jovens da população, assim como das Flores.
Esta organização que de forma similar já existe, em muitos países produtores, pretende, segundo avançam os responsáveis da entidade, em comunicado, “posicionar este sector da agricultura portuguesa de forma acrescida, como parte integrante da economia portuguesa direccionada para a exportação, ao mesmo tempo que dinamiza e alavanca a reestruturação das empresas e organizações de produtores”.
Para já está prevista a participação conjunta do tecido empresarial na Fruit Logistica 2011, a principal plataforma mundial de negócios do sector, que se realizará em Berlim, entre os dias 09 e 11 de Fevereiro de 2011.