Promoção e internacionalização das Frutas, Legumes e Flores de Portugal já possui entidade própria
Portugal Fresh. É sob esta denominação que o sector das Frutas, Legumes e Flores de Portugal está, a partir de agora, representado, com o objectivo de promover inúmeras acções nacionais e internacionais, com destaque para a exportação.

Victor Jorge
Casaleiro com nova imagem e novas referências
Mars vai investir 27 milhões de dólares para reduzir emissões em explorações agrícolas
Sophos e Pax8 anunciam parceria para simplificar a gestão da segurança
Wells abre nova loja em Aveiro
Panattoni Iberia constrói parque logístico em Santarém
Corticeira Amorim promove novo programa de recolha seletiva e de reciclagem de rolhas de cortiça em Nova Iorque
MO reabre lojas em Esposende e Abrantes
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
As Frutas, Legumes e Flores de Portugal já possuem uma associação que as represente: Portugal Fresh. Constituída no passado dia 06 de Dezembro e apresentada publicamente há dois dias, a nova associação de empresas, criada com o apoio do Ministério da Agricultura do Desenvolvimento Rural e das Pescas, visa a promoção e o desenvolvimento do sector das Frutas, Legumes e Flores de Portugal.
Esta foi uma iniciativa do tecido empresarial de um sector que representa um volume de negócios superior a 2.300 milhões de euros, considerando-se na apresentação que, “tendo já uma evidente tendência exportadora, é também fortemente gerador de emprego, grande parte dele especializado e jovem. Estão em causa a produção de bens alimentares qualificados, usando tecnologias amigas do ambiente, com uma forte acção funcional ao nível da saúde humana na luta contra muitas doenças do século”.
A Portugal Fresh, subdividida em várias áreas funcionais, actuará junto dos mercados nacional e internacional, promovendo proactivamente inúmeras acções, com base num planeamento estratégico e cooperativo. Entre as diversas iniciativas que pretende executar, destaque para a promoção das exportações nos diversos mercados europeus e de países terceiros. Procurará incentivar de uma forma institucional o consumo de Frutas e Legumes, em particular junto dos estratos mais jovens da população, assim como das Flores.
Esta organização que de forma similar já existe, em muitos países produtores, pretende, segundo avançam os responsáveis da entidade, em comunicado, “posicionar este sector da agricultura portuguesa de forma acrescida, como parte integrante da economia portuguesa direccionada para a exportação, ao mesmo tempo que dinamiza e alavanca a reestruturação das empresas e organizações de produtores”.
Para já está prevista a participação conjunta do tecido empresarial na Fruit Logistica 2011, a principal plataforma mundial de negócios do sector, que se realizará em Berlim, entre os dias 09 e 11 de Fevereiro de 2011.