Amanhã no Hipersuper: Portugal exportador no SIAL 2010
Amanhã no Hipersuper: Scantrend Nielsen, Seminário Centromarca, Luís Marques (Atlantic Meals), Quinta dos Jugais, Análise Kantar Worldpanel (produtos de papel), Bebidas Espirituosas, Filipe Bonina (Coca-Cola), SIAL 2010 e Conselho dos Notáveis.
Hipersuper
El Corte Inglés ilumina-se de azul para sensibilizar importância da luta contra o Cancro da Próstata
Quinta da Vacaria investe na produção de azeite biológico
Grupo Rotom reforça presença no Reino Unido com aquisição da Kingsbury Pallets
Diogo Costa: “Estamos sempre atentos às necessidades e preferências dos nossos consumidores”
Staples une-se à EDP e dá passo importante na descarbonização de toda a sua cadeia de valor
CTT prepara peak season com reforço da capacidade da operação
Já são conhecidos os três projetos vencedores do Prémio TransforMAR
Campolide recebe a terceira loja My Auchan Saúde e Bem-Estar
Montiqueijo renova Selo da Igualdade Salarial
Sensodyne com novidades nos seus dentífricos mais populares
Amanhã é dia de mais uma edição do Jornal Hipersuper. Neste número destacamos a reportagem sobre o SIAL 2010, salão internacional agro-alimentar, realizado em Paris (França). Nos corredores do aeroporto Orly, em Paris, uma enfiada de cartazes promovia o azeite da Tunísia. No acesso ao parque de exposições onde decorreu o SIAL 2010, o azeite de Marrocos anunciava-se em grandes formatos. O mesmo acontecia com a gastronomia do Brasil, publicitado como “um país, muitos sabores”. Dentro dos pavilhões, a carne argentina, tal como a uruguaia, reclamavam atenções. A sensação de gigantismo prosseguia pelos vários espaços do salão internacional alimentar, sempre com um ou outro tipo de produto e/ou país em grande destaque. Este é um combate de grandes potências, onde nem todas as economias conseguem entrar. Neste mundo de alta competição alimentar, como se estão a posicionar as empresas portuguesas? O Hipersuper falou com 15 empresas portuguesas que marcaram presença no evento.
No “Retalho”, trazemos o Scantrend da Nielsen relativamente às semanas 37-40 de 2010. A análise da consultora indica que os Bens de Grande Consumo (BGC) estagnaram face a período homólogo.
Na “Produção”, marcámos presença no IX Seminário de Reflexão Estratégica da Centromarca de onde saiu uma certeza deixa por António Pires de Lima, presidente executivo da Unicer: “na maioria dos segmentos ou categorias, só há espaço para uma ou duas marcas fortes”.
Também na “Produção”, entrevistámos Luís Marques, administrador da Atlantic Meals, empresa que fornece arroz para várias marcas da distribuição. De resto, o responsável pela empresa reconhece que “o negócio hoje é da distribuição que proporciona ao consumidor final um serviço completo”.
Ainda na “Produção”, damos a conhecer a Quinta dos Jugais, empresa que iniciou a sua actividade em 2001 e que no final desse ano atingiu uma facturação de 50 mil euros. Dez anos depois, António e Pedro Martins estão á frente de uma empresa que deverá facturar 10 milhões de euros e que exporta para diversos mercados internacionais.
Para finalizar a “Produção”, a Kantar Worldpanel analisa o mercado de “produtos de papel”. De acordo com as contas da consultora, “papel higiénico, rolos de cozinha, guardanapos e lenços de papel perderam 2%, em valor, e 1,3%, em volume, no primeiro semestre de 2010”.
Nas “Bebidas”, analisamos o mercado da “Espirituosas”, colocando a questão: está ou não a crise a afectar o sector das bebidas espirituosas? Saiba o que os especialistas – PrimeDrinks, Pernod Ricard, Diageo e Gran Cruz – têm a dizer sobre o tema.
Ainda nas “Bebidas”, entrevistámos Filipe Bonina, director de Marketing da Coca-Cola, a propósito do lançamento no nosso País de Coca-Cola Zero sem Cafeína. O responsável pelo marketing da multinacional norte-americana no nosso País traça o objectivo: “vamos duplicar o segmento sem cafeína num ano”.
Numa edição enriquecida com o “Conselho dos Notáveis”, colocámos à consideração do painel questões relacionadas com o Orçamento de Estado para 2011 e as principais conclusões saídas do World Retail Congress, realizado recentemente em Berlim (Alemanha).
Isto tudo além dos artigos de opinião: “O consumidor virtual”, de João Paulo Girbal (Centromarca); e “Porque motivo os comerciais não se dão com cientistas de mercado”, de Filipe Charters de Azevedo (PricewaterhouseCoopers).
Boas leituras!