Marcas próprias lideram lançamentos no Brasil
As marcas próprias da Moderna Distribuição lideram o lançamento de produtos este ano no Brasil, segundo dados do Núcleo de Estudos da Embalagem da ESPM, divulgados pela Exame.

Rita Gonçalves
Quinta da Lagoalva lança colheita de 2024 de brancos e rosé
Agricultura perde mais de 16 mil trabalhadores num ano e enfrenta desafios estruturais no recrutamento
InPost nomeia Luis Florit como diretor comercial para a Península Ibérica
Continente e Pingo Doce lideram ranking das marcas mais relevantes para os consumidores
DHL Supply Chain adquire IDS Fulfillment e reforça oferta para PME no setor de e-commerce
Pingo Doce regressa à Festa do Livro de Loures
ÉvoraWine celebra 10ª edição com 300 vinhos em prova
Love Butternut apoia e-book sobre abóbora da Associação Portuguesa de Nutrição
Continente promove “O Melhor de Portugal” em feira dedicada à produção nacional
Red Bull lança edição limitada com sabor a pêssego
As marcas próprias da Moderna Distribuição lideram o lançamento de produtos este ano no Brasil, segundo dados do Núcleo de Estudos da Embalagem da ESPM, divulgados pela Exame.
De um total de 8.503 novos produtos colocados no mercado em 2010, 13% são de marcas brancas. O grupo brasileiro Pão de Açúcar é o número 1 do ranking, com a marca Qualitá (0,9%), seguido da americana Walmart e da francesa Carrefour, ambos com 0,8% dos novos lançamentos.
A quota de mercado em valor das marcas próprias no retalho é de 5,4%, segundo a ABMAPRO (Associação Brasileira de Marcas Próprias e Terceirização), e a taxa de crescimento é de 25,7% em vendas.
O número total de produtos de marcas próprias no país é de 29.754 e as principais redes de retalho são líderes no número de referências de marca branca: Walmart (12.726), Pão de Açúcar (7.704) e Carrefour (7.779).
Alimentar, bebidas, limpeza doméstica, higiene e beleza, bazar, produtos electrónicos e têxtil, são as categorias com o maior número destas marcas no Brasil.