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Fujitsu apresenta novos mini-PC ESPRIMO

A Fujitsu anunciou recentemente a disponibilidade de dois novos modelos da família ESPRIMO: os pequenos ESPRIMO Q9000 e ESPRIMO Q1510 que incluem os novos processadores Intel Core 2010. O ESPRIMO […]

Victor Jorge
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Fujitsu apresenta novos mini-PC ESPRIMO

A Fujitsu anunciou recentemente a disponibilidade de dois novos modelos da família ESPRIMO: os pequenos ESPRIMO Q9000 e ESPRIMO Q1510 que incluem os novos processadores Intel Core 2010. O ESPRIMO […]

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A Fujitsu anunciou recentemente a disponibilidade de dois novos modelos da família ESPRIMO: os pequenos ESPRIMO Q9000 e ESPRIMO Q1510 que incluem os novos processadores Intel Core 2010.

O ESPRIMO Q9000 foi concebido para utilizadores que querem um PC de secretária totalmente equipado, com baixo consumo de energia e pequena dimensão. O ESPRIMO Q9000 cumpre todos os requisitos de um PC completo graças à mais recente Intel Mobile Technology e ao sistema operativo Microsoft Windows 7 Professional. Do tamanho de uma caixa de CD (apenas 165 x 168 x 57 mm) e com um volume de 1,6 litros, o mini-PC ESPRIMO Q9000 inclui todas as ligações essenciais como HDMI, DVI e eSATA. Além disso, a novíssima tecnologia de processamento Intel Core 2010 acrescenta desempenho e eficiência, com o consumo de energia do processador Intel Core i5 a ser de apenas 19 Watts em modo de inactividade, bem como configurações alargadas de gestão de energia.

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O ESPRIMO Q1510 substitui o ESPRIMO Q1500, trazendo diversas vantagens. Inclui controlo remoto, drive Blu-ray opcional, suporte total para HDMI e Microsoft Windows 7 Home Premium. A novíssima tecnologia de processamento Intel Core 2010 possibilita um desempenho superior com um consumo energético constantemente baixo e um funcionamento muito silencioso, outra vantagem para quem o usar como PC de sala. Poderá incluir WLAN para ser ligado ao servidor de casa para ouvir música ou mostrar as fotografias das férias na TV, e possui um leitor de cartões 6-em-1 para descarregar fotografias da câmara.

Ambos os mini-PC ESPRIMO têm discos rígidos até 500GB, 4GB de RAM e incluem 6 portas USB, com WLAN e bluetooth opcionais.

O Fujitsu ESPRIMO Q9000 e o ESPRIMO Q1510 estão disponíveis para entrega imediata na Europa, Médio Oriente e África, com preços a partir de 689 euros (IVA incluído).

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Sabe bem neste verão: a sugestão de Inês Alves, responsável de marketing da Adega do Cartaxo

Inês Alves, responsável de marketing da Adega do Cartaxo, garante: esta é, por excelência, a altura de maior consumo do espumante Plexus.

Inês Alves, responsável de marketing da Adega do Cartaxo, sublinha que no verão há um aumento de consumo de vinhos brancos e rosés, quer na categoria de tranquilos, quer de espumantes.

E avança: “Esta é, por excelência, a época de vendas do nosso espumante Plexus – para beber a solo ou em cocktails e sangrias”.

E é por isso que a Adega do Cartaxo tem apostado na ativação da marca Plexus e este espumante, durante estes meses, tem sido estrela em eventos de contato direto com o consumidor final.

 

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Logística

Garland cria nova parceria na Suíça para fortalecer os serviços de transporte terrestre

O Grupo Garland estabeleceu uma parceria com a empresa suíça Streck, que “permitirá a criação de sinergias valiosas entre a Garland Transport Solutions (GTS) em Portugal e Espanha”, destaca a empresa.

O Grupo Garland estabeleceu uma nova parceria que envolve a Garland Transport Solutions, empresa de transportes do Grupo, e a Streck, empresa suíça com 75 anos de experiência no setor. Esta colaboração permitirá à empresa nacional do setor da logística, transportes e navegação, fortalecer os seus serviços de transporte terrestre de e para a Suíça, ampliando a sua presença no mercado europeu.

“Com esta nova parceria, a Garland Transport Solutions oferece saídas semanais de Lisboa e Porto para Basel, garantindo um serviço de recolhas e entregas em todo o território suíço. O tempo de trânsito estimado é de quatro a cinco dias úteis, proporcionando uma solução eficiente e competitiva para mercadorias como grupagem, cargas gerais, mercadorias perigosas (ADR) e cargas com temperatura controlada”, assegura a Garland.

A Garland já opera na Suíça há mais de 20 anos, com saídas regulares de duas vezes por semana para Basel. Com a Streck, o serviço passa a cobrir todo o país helvético, com operações otimizadas a partir do terminal de Basel, incluindo descargas/cargas diretas para Less Than Truckload (LTL) e Full Truckload (FTL) em todo o território suíço, revela ainda a empresa

“Esta parceria visa precisamente atender a esta dinâmica comercial, proporcionando um serviço logístico robusto que facilita o fluxo de mercadorias entre os dois países”, explica Giles Dawson, CEO da Garland Transport Solutions, empresa de transportes do Grupo Garland.

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I&D

IA generativa nas empresas quadruplicou em um ano

80% das empresas aumentou os seus investimentos em IA generativa desde 2023, e consideram que este ramo da inteligência artificial contribui para gerar mais receitas e impulsionar a inovação.

É o que revela o ‘Harnessing the value of generative AI: Use cases across sectors’ (‘Aproveitando o valor da IA generativa: casos de uso em todos os setores’), realizado pelo Resarch Institute da Capgemini.

Entre outras conclusões, adianta que as empresas estão a adotar a IA generativa incentivadas pelo aumento dos investimentos e pelo valor que esta tecnologia transformadora lhes proporciona. Todas as empresas inquiridas no âmbito do estudo, independentemente do seu setor de atividade, reportaram um aumento dos use cases desta tecnologia, com quase um quarto a revelar que atualmente já têm IA generativa integrada nalguma das suas instalações ou/e funções – um aumento de 6% em relação a 2023.

O estudo revela igualmente que, as empresas pioneiras na adoção de tecnologias de IA generativa já começaram a colher benefícios, que vão desde a melhoria dos rácios de eficiência operacional até à experiência do cliente e ao aumento das vendas.

“A IA generativa está a começar a transformar os negócios das empresas, que já estão a testemunhar um crescimento tangível nas suas receitas e na inovação. Este aspeto é também muito relevante, porque indica que as empresas, em vez de se concentrarem apenas na otimização de custos, estão a explorar ativamente novos caminhos para aproveitarem a IA Generativa e para criarem mais-valias mensuráveis,” refere Pascal Brier, diretor de Inovação da Capgemini e membro do comité executivo do grupo.

IA generativa permite mais e novas receitas

Outra conclusão do estudo indica que quase três quartos das empresas (74%) asseguram que a IA generativa contribui para as ajudar a gerarem mais e novas receitas e para inovarem. 

O estudo aponta para níveis elevados de confiança na utilização de agentes de IA em tarefas específicas, como escrever e-mails profissionais ou codificar e analisar dados. No entanto, também revela que os líderes empresariais estão conscientes da necessidade de manter esta confiança e a transparência ética tando a nível do desenvolvimento, como da implementação.

A aceleração da adoção da IA generativa nos últimos 12 meses não se limita às empresas, uma vez que os recentes desenvolvimentos tecnológicos também tornaram mais acessíveis as ferramentas públicas aos não especialistas.

Como resultado, e embora a sua adoção tenha aumentado, apenas 3% das empresas proibiram o uso de ferramentas públicas de IA generativa no local de trabalho. Quase todas as empresas (97%) permitem que os seus colaboradores usem a IA generativa de alguma forma, e mais de metade das organizações define regras de utilização específicas para as suas equipas.

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Retalho

Lidl e Cáritas fazem regressar a campanha de angariação de material escolar

A Cáritas e o Lidl Portugal realizam, pelo segundo ano consecutivo, uma campanha de recolha de material escolar nas lojas da insígnia. Decorre a 7 e 8 de setembro.

No âmbito da sua estratégia de responsabilidade social e corporativa ‘Mais Lidl’, o Lidl Portugal volta a juntar-se à Caritas numa campanha de recolha de material escolar em mais de 70 lojas da insígnia, nos dias 7 e 8 de setembro.

“A campanha tem como objetivo apoiar as famílias mais carenciadas, suprindo as dificuldades que muitos agregados atravessam na gestão diária dos seus gastos no início do ano letivo, privilegiando a educação como pilar essencial”, destaca o Lidl Portugal.

Os clientes que quiserem participar poderão adquirir artigos de material escolar, disponíveis nas lojas Lidl, e entregá-los aos voluntários da Cáritas, presentes na antecâmara de loja, que estarão a receber as contribuições dos clientes nas lojas dos distritos de Vila Real, Aveiro, Viseu, Castelo Branco, Guarda, Coimbra, Leiria e Lisboa.

Em 2023 a campanha decorreu em 35 lojas nos distritos de Lisboa e Leiria e beneficiou mais de 1.500 crianças no seu regresso às aulas. A iniciativa decorre no âmbito da parceira do Lidl com a Cáritas que, desde 2017, realiza um peditório monetário anual nas lojas Lidl de norte a sul do país.

Há 29 anos em Portugal, o Lidl tem cerca de 9000 colaboradores, distribuídos por mais de 275 lojas, de norte a sul do país.

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Retalho

Bricomarché assinala 26 anos em Portugal com campanha de preços

A campanha decorre de 7 de setembro a 6 de outubro em todas as lojas da marca.

O Bricomarché assinala o seu 26º aniversário em Portugal com o lançamento da campanha ‘É Festa Para Toda a Obra’.

A campanha lançada pela insígnia do Grupo os Mosqueteiros, referência em bricolage, construção, casa e jardim, decorre de 7 de setembro a 6 de outubro e oferece descontos em todas as lojas.

Para assinalar os 26 anos em Portugal, a marca preparou uma ação exclusiva para o primeiro dia da campanha, 7 de setembro, na qual os clientes poderão beneficiar de 20% de desconto em cartão em toda a loja. Esta promoção é válida em todos os pontos de venda da insígnia.

Há mais de duas décadas em Portugal, o Bricomarché conta com 59 lojas no total.

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Exportação

Melom inicia agora a expansão por toda a Espanha

A empresa portuguesa, que está presente em Madrid desde janeiro de 2021, acaba de assinar um acordo de extensão da marca para toda a Espanha.

tagsMelom

Depois de três anos a operar exclusivamente em Madrid, a empresa, que atua no setor das obras residenciais, inicia agora o seu plano de expansão para a cobertura integral no país vizinho, “com o objetivo de criar a maior rede espanhola de profissionais do setor de obras domésticas, à semelhança do trabalho feito em Portugal”, assume num comunicado.

Nos últimos três anos, a empresa consolidou o negócio de remodelação e reabilitação de imóveis no setor das obras residenciais na comunidade de Madrid com 32 franchisados, “com mais de 200 obras adjudicadas e uma escola de formação para profissionais do setor”, e prepara agora a sua transformação para Melom Espanha.

“Existem inúmeras oportunidades no mercado vizinho, um mercado estimado de mais de 60 mil milhões de euros, onde à semelhança de Portugal não existe qualquer referência; em Espanha mais de 70% das habitações tem 30 ou mais anos e quatro em cada cinco edifícios não são eficientes. O mercado gigantesco, aliado ao fato das empresas que operam neste setor terem carências nas áreas de tecnologia, marketing e desenvolvimento dos seus negócios criaram a oportunidade perfeita para o crescimento da Melom que depois de testar o conceito amplia assim a sua operação para toda a Espanha”, destaca João Carvalho, co-fundador da Melom.

O responsável revela que o plano de expansão representa um investimento de um milhão de euros e criará 10 postos de trabalho diretos na estrutura central, “a que se somarão os postos indiretos na rede de franquias”. “Os objetivos estabelecidos para Espanha para os próximos três anos são atingir uma rede com 240 franchisados e alcançar uma faturação de 50 milhões de euros”, reforça João Carvalho.

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Foto: Facebook Ministério da Agricultura e Pescas

ESG

Portugal defende financiamento europeu para a água destinada à agricultura

Segurança alimentar significa, em primeiro lugar, ‘comida no prato’, e a água “é crucial para alcançar este objetivo e garantir a competitividade e coesão social e territorial”, defendeu o ministro da Agricultura e Pescas, em reunião do MED9.

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O ministro da Agricultura e Pescas defende a complementaridade entre fundos europeus, instrumentos financeiros e Orçamento do Estado para financiar investimentos no armazenamento e uma rede de distribuição eficiente da água os agricultores.

José Manuel Fernandes marcou presença na reunião dos ministros da Agricultura dos Países Mediterrânicos (MED9), que se realizou entre 1 e 3 de setembro, em Chipre, com o intuito de discutir estratégias para enfrentar os principais desafios relacionados com a seca nesta região.

Na reunião, o ministro da Agricultura e Pescas referiu a importância estratégica da água para o desenvolvimento da agricultura em Portugal e afirmou que o financiamento para o armazenamento e a distribuição eficiente de água para a agricultura e para o consumo humano é uma prioridade para o Governo, que vê o financiamento europeu como uma alavanca fundamental para alcançar este objetivo, informa uma nota divulgada pelo Ministério da Agricultura e Pescas de Portugal.

“Este é um assunto de grande interesse e relevância para Portugal. Tenho enfatizado sistematicamente que ‘segurança alimentar’ significa, em primeiro lugar, “comida no prato”. A água é crucial para alcançar este objetivo e garantir a competitividade e coesão social e territorial. A Política Agrícola Comum (PAC) não pode ser o único instrumento a financiar este desígnio. A PAC não se pode desviar do seu objetivo principal – produzir alimentos suficientes, de qualidade, a preços acessíveis, respeitando os mais elevados padrões ambientais”, sublinhou José Manuel Fernandes.

Nesse sentido, o titular da pasta da Agricultura e Pescas acrescentou que os fundos da Política de Coesão, o InvestEU e o Banco Europeu de Investimento “devem participar no financiamento das infraestruturas necessárias que mitiguem os efeitos negativos das alterações climáticas”. “Garantir a complementaridade entre os fundos europeus, os instrumentos financeiros e o Orçamento do Estado é crucial. A PAC não pode ser a única a financiar a biodiversidade e os investimentos destinados à agricultura. Em Portugal o Fundo Ambiental também tem de cumprir esta missão” defendeu.

Maior cooperação dentro do MED9 

Durante a reunião, Chipre, Croácia, Eslovénia, Espanha, França, Grécia, Itália, Malta e Portugal, mantiveram o consenso sobre a importância do reforço da implementação de práticas sustentáveis de gestão da água na agricultura, assim como da adoção de tecnologias de uso eficiente da água.

Concluíram ainda que, para isso, é necessária “uma maior cooperação entre os países do MED 9, traduzida numa partilha de informação mais acentuada e na participação conjunta em programas de investigação, tendo em vista a troca de experiências, de melhores práticas de gestão, e de soluções tecnológicas inovadoras para mitigar as consequências da falta de água”, refere a nota divulgada pelo Ministério da Agricultura e Pescas.

Em Portugal, o Governo lançou recentemente a iniciativa ‘Água que Une’, que vai definir a partir de 2025 um cronograma de investimentos com o objetivo de se construir uma rede interligada para armazenar e distribuir água de forma eficiente para a agricultura e para o consumo humano.

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Retalho

Laia Andreu é a nova country retail manager da IKEA Portugal

No ano em que se celebram os 20 anos da IKEA em Portugal, Laia Andreu assume a função de Country Retail Manager e CSO da marca no país.

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Laia Andreu iniciou o seu percurso na IKEA em 2010, em Barcelona. Após participar num programa interno de desenvolvimento de jovens talentos, tornou-se Market Manager aos 26 anos. Entre 2018 e 2021, deu apoio ao CEO e à Direção do Grupo Ingka, e, em 2022, juntou-se à IKEA Portugal, enquanto Area Manager.

Ao longo destes anos, Laia Andreu teve responsabilidades em diferentes áreas do negócio (como Recursos Humanos, Customer Relations e Vendas), sempre com uma abordagem muito focada nas pessoas e no negócio. Com um percurso de 14 anos na marca de origens suecas, é desde o passado dia 1 de setembro a mais jovem Country Retail Manager do país, sucedendo a Helen Duphorn.

“Estamos muito orgulhosos destes 20 anos em Portugal, e muito entusiasmados para construir a IKEA do futuro. A relação entre a IKEA e os portugueses é uma história de amor e de sucesso, e provámos que, com foco, entusiasmo e paixão, conseguimos criar um melhor dia a dia para os nossos clientes e para os nossos colaboradores. Tornámo-nos relevantes na vida das pessoas graças ao nosso conhecimento da vida em casa, aos nossos produtos e serviços cada vez mais acessíveis e à nossa luta incansável por construir uma empresa e uma sociedade cada vez mais justas e igualitárias”, destaca Laia Andreu que aos 35 anos é a nova country retail manager da IKEA Portugal.

“Estamos a trabalhar para nos tornarmos cada vez mais omni, e assim conseguir estar perto de um número cada vez maior de pessoas em Portugal, através das lojas e Estúdios de Planificação e Encomenda, do nosso site, da nossa app e do nosso apoio ao cliente. A sociedade está a transformar-se todos os dias, e é nossa responsabilidade acompanhar as pessoas nesta mudança”, conclui.

Apresentação teve lugar na nova pop-up do Colombo

A apresentação oficial como nova Country Retail Manager da IKEA Portugal teve lugar na nova loja pop-up no Centro Colombo, em Lisboa, um formato totalmente inovador para a retalhista no nosso país, que estará em funcionamento até março do próximo ano e contará com 11 colaboradores.

A loja vai estar situada no piso 0, num dos corredores de acesso à praça central, e vai permitir adquirir no momento várias dezenas de produtos, especialmente acessórios e pequenos móveis. Inicialmente, será focada na gama de Sono, a grande prioridade da IKEA para o próximo ano fiscal, mas a sua oferta de produtos disponíveis para compra será renovada frequentemente.

A chegada da IKEA ao Colombo fica também marcada pela abertura de mais um ponto de recolha móvel, disponível no parque de estacionamento, todos os dias da semana mediante marcação (2ª, 4ª e Sábado das 12:00 às 14:00; e 3ª, 5ª e 6ª das 17:00 às 19:00).

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Bebidas

Sabe bem neste verão: a sugestão do enólogo Tiago Macena

O enólogo Tiago Macena, prestes a tornar-se o nosso primeiro Master of Wine, e um dos sócios da No Rules Wines, deixa como sugestão para o verão um novo vinho que a marca vai lançar brevemente no mercado: o vinho tinto Código Ancestral 2023.

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“O Código Ancestral, é um vinho cujo o lote se constitui maioritariamente por Jaen, cerca de 80%, sendo os restantes 20% constituídos por Tinta Pinheira (Aka Rufete)”, explica. “É um vinho tinto de uma extracção super delicada, feito em depósitos de inox, para preservar a fruta e com um final de fermentação fora das massas vinicas para reduzir a extracção de taninos”, acrescenta.

“Conservado em inox, procuramos manter a jovialidade, a frescura e a crocancia de um vinho tinto mais delicado, mais sumarento e menos extraído. Daí ser um excelente vinho de verão, servido, ligeiramente refrescado – 14 – 16ºC acompanha perfeitamente uma boa conversa ou uma refeição mais ligeira como saladas ou um barbecue entre amigos”, aconselha.

“A ancestralidade que agora o batiza, procura o Dão de antigamente, vinhos de cor mais aberta, mais ligeiros de estrutura e teor alcoólico, mas de grande finesse à mesa. Um tinto de verão, leve, refrescante.”, conclui.

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Bebidas

Sogrape e Porto Business School lançam programa premium sobre vinhos

A Porto Business School (PBS), em parceria com a Sogrape Wine Academy, lança o Porto WineXacademy, um programa de cinco dias sobre o património vitivinícola português e o seu olhar sobre o futuro.

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O Porto WineXacademy é apresentado como uma jornada que combina uma viagem ao ecossistema de produção do vinho, com uma experiência sensorial e cultural para explorar o Porto e o Douro Vinhateiro, património da UNESCO, através de masterclasses orientadas por especialistas.

Este programa, ministrado integralmente em inglês, decorre entre os dias 29 de setembro e 4 de outubro de 2024, em várias localizações icónicas da cidade do Porto e do Vale do Douro, entre as quais a Estação de S. Bento e a Livraria Lello no Porto, as Caves Ferreira em Vila Nova de Gaia e a Quinta do Seixo no Douro. Dirigido a entusiastas do vinho, o Porto WineXacademy permite aprofundar conhecimentos sobre a história e estórias do vinho, compreender o processo de produção, desde o cultivo da uva ao engarrafamento, descobrir as castas portuguesas, e explorar práticas inovadoras e sustentáveis.

“Esta é a primeira edição do Porto WineXAcademy, uma experiência educativa e cultural imersiva, que pretende aportar mais conhecimentos in loco sobre os vinhos portugueses, e tirar partido dos insights partilhados por especialistas do setor”, refere José Esteves, Dean da Porto Business School.

“É com grande satisfação que colaboramos com a Porto Business School, partilhando o nosso conhecimento para enriquecer este programa e oferecer aos entusiastas sobre o mundo do vinho a oportunidade de desenvolverem competências sensoriais através de uma abordagem prática. Esta é mais uma parceria que a Sogrape Wine Academy celebra com parceiros reconhecidos, contribuindo para difundir o conhecimento vínico e promover a cultura do vinho”, comenta Filipe Gonçalves, chief marketing officer da Sogrape.

As inscrições estão abertas até ao dia 20 de setembro.

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