Vendas da Corticeira Amorim caem 11%
A Corticeira Amorim registou uma quebra de 11,3% nas receitas no final do ano 2009 face ao exercício anterior, tendo totalizado 415,2 milhões de euros contra os 468,3 milhões de euros obtidos em 2008.
Victor Jorge
El Corte Inglés ilumina-se de azul para sensibilizar importância da luta contra o Cancro da Próstata
Quinta da Vacaria investe na produção de azeite biológico
Grupo Rotom reforça presença no Reino Unido com aquisição da Kingsbury Pallets
Diogo Costa: “Estamos sempre atentos às necessidades e preferências dos nossos consumidores”
Staples une-se à EDP e dá passo importante na descarbonização de toda a sua cadeia de valor
CTT prepara peak season com reforço da capacidade da operação
Já são conhecidos os três projetos vencedores do Prémio TransforMAR
Campolide recebe a terceira loja My Auchan Saúde e Bem-Estar
Montiqueijo renova Selo da Igualdade Salarial
Sensodyne com novidades nos seus dentífricos mais populares
A Corticeira Amorim registou uma quebra de 11,3% nas receitas no final do ano 2009 face ao exercício anterior, tendo totalizado 415,2 milhões de euros contra os 468,3 milhões de euros obtidos em 2008.
Já quanto aos lucros, a quebra foi de 16,9%, tendo caído para 5,1 milhões de euros, ou seja, menos um milhões de euros que no ano passado.
O ritmo da quebra das vendas foi sendo atenuado ao longo do exercício, tendo inclusive a Unidade de Negócios (UN) Isolamentos completado o último trimestre com vendas superiores às do trimestre homólogo de 2008. Em termos acumulados, as vendas desta UN ficaram, no entanto, 8,2% abaixo do registado em 2008.
A empresa salienta também o desempenho da UN Rolhas, a qual conseguiu terminar o exercício com um desvio de -8,5% nas suas vendas. “Face à evolução do mercado de rolhas, esta variação indicia um reforço na respectiva quota de mercado”, conclui a Amorim, em comunicado.
As outras duas UN com vendas para clientes finais, Revestimentos e Compósitos, registaram volumes de negócios inferiores a 2008, na ordem dos 16 a 17%.
De referir que a Corticeira Amorim manteve a estratégia de diminuir a dívida remunerada líquida ao longo de todo o ano, o que teve um impacto positivo quer nos resultados líquidos, dada a diminuição dos custos com juros, quer na autonomia financeira que evolui favoravelmente, atingindo os 47,6%.
A dívida remunerada líquida, no final de Dezembro de 2009, cifrava-se em 138,6 milhões de euros, evidenciando uma diminuição de 84,3 milhões de euros (37,8%) face aos 223 milhões registados um ano antes.