Jerónimo Martins extingue marca Feira Nova
É o adeus ao Feira Nova. A Jerónimo Martins vai reconverter os nove hipermercados em lojas mais pequenas sob a insígnia Pingo Doce.

Rita Gonçalves
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É oficial. A Jerónimo Martins anunciou a extinção do Feira Nova.
Os nove hipermercados Feira Nova no País vão ser reconvertidos em lojas mais pequenas, sob a insígnia Pingo Doce, com cerca de cinco mil metros quadrados, explicou Pedro Soares dos Santos, administrador para a área de retalho alimentar em Portugal e na Polónia.
A redução da área dos pontos de venda (actualmente com nove mil metros quadrados) deixa espaço para alienar ou alugar o espaço a outras empresas.
O projecto passa por construir centros comerciais de pequena dimensão cuja principal loja âncora é o Pingo Doce. O objectivo é gerar tráfego à insígnia que começou o ano a investir fortemente em campanhas publicitárias.
As duas primeiras reconversões terão lugar ainda este ano. A loja de Sintra, cujo espaço foi parcialmente adquirido pela promotora de centros comerciais Multi-Development, e o espaço de Braga, o qual a JM optou por alienar na totalidade arrendado apenas o espaço suficiente para a instalação do hipermercado.
Pedro Soares dos Santos avançou ainda que a Biedronka, insígnia do grupo na Polónia, representou em 2009 60% dos resultados líquidos da JM, acrescentando que vai apresentar uma grande novidade na segunda parte do ano no país do zloty.
Quanto à internacionalização do negócio, o administrador revela que só após 2012, depois de consolidado o negócio na Polónia, que prevê um parque de duas mil lojas. Mas lança critérios: o país tem de ter mais de 40 milhões de habitantes e viver em democracia.