Volvo Trucks testa camiões a diesel alimentados a gás
A Volvo Trucks dará, brevemente, início a testes de motores diesel alimentados a gás metano.

Victor Jorge
Pombos-correio no marketing? Essa é a proposta da E-goi
Adega da José Maria da Fonseca distinguida como a mais sustentável da Europa
Rui Miguel Nabeiro apresenta livro sobre a liderança e legado do avô, fundador da Delta Cafés
Grupo Global Quality Ibéria entrega prémios Top Beleza 2025, Troféu da Casa e Pet Care em Barcelona
Super Bock Group conquista 11 medalhas no Monde Selection de La Qualité
Action chega a Ovar, Évora e Sintra em abril
Mário David Carvalho assume direção Hisense HVAC em Portugal
DPD Portugal lança calculadora de carbono para monitorizar impacto ambiental das entregas
LASO Transportes nomeada para os ESTA Awards 2025 com transporte de pontes metálicas de 80 toneladas
Vitacress e STEF formalizam parceria estratégica para otimizar distribuição nacional de frescos
Em Fevereiro, a Volvo Trucks dará início a testes de motores diesel alimentados a gás metano. A tecnologia será testada em operações comerciais, em conjunto com vários clientes suecos. “Estamos a fazer isto para podermos disponibilizar no mercado uma combinação superior de propriedades ambientais, eficiência energética, facilidade de condução e baixos custos de manutenção”, revelou Gunnar Ekwall, gestor de produto para a Volvo Trucks na região nórdica.
À medida que a rede de estações de biogás continua a crescer em vários países, existe cada vez mais interesse em veículos alimentados a gás de melhor qualidade. Com a tecnologia única que a Volvo Trucks desenvolveu, o motor a diesel passa a poder funcionar com uma mistura de gás metano (LNG ou CNG) e gasóleo. Como resultado, os benefícios do gás metano conjugam-se com a maior eficiência (cerca de 35%) do motor de ciclo diesel quando comparado com um motor de ignição por vela (ciclo Otto).
O camião consumirá assim menos energia do que um camião convencional a gás, equipado com um motor de Ciclo Otto.
“Para além do baixo consumo de energia, a tecnologia a metano permite também mais fiabilidade e menores custos de manutenção. Para além disso, o condutor pode sempre continuar a conduzir só com gasóleo, se não houver gás disponível. Isto torna-o uma alternativa prática e realista para muitos clientes, mesmo em locais onde as infra-estruturas de distribuição de gás não estão ainda completamente operacionais,” explica Gunnar Ekwall.
A tecnologia da Volvo Trucks de gás metano e diesel tem, segundo o construtor, como pontos fortes: “menos 25% de consumo de energia quando comparado com um motor a gás tradicional; a mesma potência e facilidade de condução de um camião diesel normal; a utilização de dois combustíveis permite continuar a viagem usando apenas diesel se o gás acabar – uma característica útil até que a rede de distribuição de gás esteja totalmente desenvolvida; a grande eficiência do motor, combinada com a opção de usar tanques de gás líquido (GNL), torna esta tecnologia uma opção viável para transportes de maior curso”.