Código de Boas Práticas para a logística
A Associação Portuguesa de Operadores Logísticos (APOL) decidiu desenvolver um Código de Boas Práticas aplicáveis ao sector da prestação de serviços logísticos, contendo um conjunto de guidelines alinhadas com as […]
Victor Jorge
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A Associação Portuguesa de Operadores Logísticos (APOL) decidiu desenvolver um Código de Boas Práticas aplicáveis ao sector da prestação de serviços logísticos, contendo um conjunto de guidelines alinhadas com as melhores práticas do sector, e que estão a ser apresentadas aos associados e público em geral.
Este código surge, de acordo com a associação, “num contexto de globalização e numa economia cada vez mais competitiva, com clientes cada vez mais informados e exigentes, tendo vindo a verificar-se uma crescente procura de melhoria contínua, inovação e eficiência dos processos de negócio”. Na opinião dos responsáveis da APOL, “a capacidade de superar estes desafios, ditará o sucesso ou insucesso das organizações e, no limite, a sua sobrevivência”.
“Deste modo, as organizações têm que desenvolver esforços e adoptar práticas, metodologias e ferramentas, que lhes permitam descobrir novas formas de fazer negócio, desenvolver novos métodos de trabalho, atingir níveis de desempenho superiores e dar respostas inovadoras, inteligentes e distintas aos novos desafios com que se deparam. Esta mudança de paradigma obriga a repensar a organização e a realizar análises (internas e externas) para melhorar os processos para o futuro”, salienta a APOL.
Com a definição do Código de Boas Práticas, a APOL define como objectivos, entre outros, o apoio ao tecido empresarial português para que este encontre os Operadores Logísticos mais adaptados às suas necessidades maximizando os ganhos inerentes à subcontratação; apoiar as empresas para que estas encontrem parceiros para o desenvolvimento das suas operações; garantir que um conjunto alargado de empresas, prestadoras de serviços logísticos, se encontram capacitadas para discutir e desenvolver os modelos logísticos e a cadeia de abastecimento dos seus clientes; reconhecimento do sector de prestação de serviços logísticos como uma área de criação de valor; transmitir a solidez e dimensão deste sector e da sua importância no panorama empresarial português; bem como garantir o desenvolvimento, dentro destas organizações, de profissionais altamente qualificados ao serviço dos clientes e da melhoria operacional.
Tendo em consideração a importância deste projecto, a APOL decidiu convidar a PricewaterhouseCoopers (PwC) para a apoiar neste projecto.
Sendo o sector de prestação de serviços logísticos um dos pilares fundamentais da Economia, tanto ao nível europeu, como mundial, a PwC decidiu aceitar o convite da APOL enquanto equipa responsável pela definição do Código de Boas Práticas.
O desenvolvimento do Código de Boas Práticas considerará várias fases, iniciando-se na pesquisa das melhores empresas e práticas do sector; entrevistas com interlocutores chave de modo a compreender e avaliar as actuais práticas em curso; desenvolvimento do Código de Boas Práticas (considerando as melhores práticas; melhores empresas; benchmarking; riscos do negócio; estudos&artigos publicados; até à divulgação do Código de Boas Práticas.