Conselho dos Notáveis
A possibilidade do comércio taxar os pagamentos com cartão, a cobrança de taxas por parte da distribuição espanhola para compensar os roubos de bebidas alcoólicas, a quebra no retalho em […]
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A possibilidade do comércio taxar os pagamentos com cartão, a cobrança de taxas por parte da distribuição espanhola para compensar os roubos de bebidas alcoólicas, a quebra no retalho em Portugal e a marca da Kellogg´s nos Corn Flakes para lutrar contra as MDD, foram as primeiras questões colocadas ao Conselho dos Notáveis. O?painel também foi questinado relativamente à influència das MDD nas marcas líderes e 63.º Hiring Survey Portugal.
1. Foi recentemente colocada a possibilidade de o comércio taxar pagamentos com cartão, sendo que a medida não é obrigatória.
a) Esta medida seria completamente contraproducente 70,9%
b) Já que existe uma transacção que implica maior tecnologia, esta deverá ser taxada 5,4%
c) A taxa deveria ser mais baixa e única por pagamento 9,1%
d) Esta medida poderá originar novas discriminações entre empresas 14,6%
2. A Distribuição espanhola está a cobrar taxas aos fabricantes de bebidas alcoólicas, que, em alguns casos, atingem 8%, para compensar os roubos dentro da loja, denunciou o “El Economista”.
a) Com o valor da perda desconhecida a aumentar, é uma medida justa 8,8%
b) A medida é completamente injusta 77,2%
c) Ocorrem situações idênticas em Portugal 3,5%
d) Não é expectável que situações idênticas ocorram em Portugal 10,5%
3. De acordo com o 2.ª edição do Barómetro Nacional da Quebra no Retalho, o retalho perdeu 177 milhões de euros devido aos furtos, atingindo assim 1,16% do volume de vendas.
a) É um reflexo dos tempos de crise 28,1%
b) Estes números revelam que as empresas não têm investido na protecção 45,6%
c) É um número normal para o contexto actual 12,3%
d) Se a situação económica não melhorar, até poderá aumentar 14,0%
4. A Kellogg´s anunciou recentemente que irá marcar cada floco a laser com o logótipo da empresa, reforçando, assim, a mensagem que não faz cereais para outras empresas e para lutar contra os seus concorrentes de marcas de distribuição.
a) Esta decisão parece ser a mais correcta para diferenciar as marcas de fabricante das marcas de distribuição 15,8%
b) Não alterará a opção de compra do consumidor 22,8%
c) É um investimento desnecessário 5,3%
d) Tudo o que a indústria fizer para diferenciar e valorizar o seu produto é uma mais-valia 56,1%
5. Segundo Javier Robles, presidente da Danone Espanha, as marcas próprias “têm afectado pouco o desempenho das marcas líderes de mercado. As de segunda e terceira categoria é que têm sido afectadas”.
a) A afirmação é correcta 15,5%
b) A afirmação é incorrecta 27,6%
c) É normal que as líderes não sejam as mais afectadas, até porque são as que investem mais para chegar ao consumidor final 41,4%
d) Muitas vezes as marcas sacrificam as segunda ou terceira marcas para se concentrar na marca líder 15,5%
6. De acordo com o 63.º Hiring Survey Portugal (2.º semestre), realizado pela MRINetwork Portugal, durante o segundo semestre de 2009, 76% das empresas inquiridas revelaram intenções de aumentar ou manter o seu quadro de pessoal.
a) Esta é uma excelente notícia para a recuperação económica 39,6%
b) É previsão é fundamental para aumentar a confiança do consumidor e, assim, o consumo 17,2%
c) Estas previsões não passam disso mesmo. Tudo está dependente da conjuntura económica mundial 34,5%
d) Tudo dependerá das novas políticas económicas e financeiras do novo Executivo 8,7%
Fonte: Dados recolhidos e trabalhados pelo Jornal Hipersuper; Universo de 76 pessoas, 58 respostas