Conselho dos Notáveis
As insígnias mais baratas do mercado português, segundo a Proteste, o peso dos maiores players na distribuição ibérica, a adaptação ao novo comportamento do consumidor e o IVA?nas indústrias […]
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As insígnias mais baratas do mercado português, segundo a Proteste, o peso dos maiores players na distribuição ibérica, a adaptação ao novo comportamento do consumidor e o IVA?nas indústrias agro-alimentares, foram as primeiras questões colocadas ao Conselho dos Notáveis. O?painel também foi questinado relativamente à quebras registada nas vendas de produtos tecnológicos e as empresas de bebidas que resistiram à crise.
1. As insígnias Jumbo (Pão de Açúcar) e Ecomarché (Os Mosqueteiros) são as mais baratas, diz a Proteste. Acredita que este tipo de estudo de preço influencia a escolha do supermercado:
a) Sim 44.4%
b) Não 15.9%
c) Depende da região do País 12.7%
d) Depende da tipologia de consumidor 27.0%
2. De acordo com uma análise efectuada pela consultora DBK, 50% da distribuição ibérica pertence a 10 empresas.
a) A concentração é prejudicial para os fabricantes, que perdem poder negocial 36.5%
b) A concentração beneficia o consumidor por causa das economias de escala 3.2%
c) É uma situação transversal a todos os países europeus 34.9%
d) É demasiado poder nas mãos de 10 empresas 25.4%
3. Para se adaptar ao novo comportamento do consumidor, é preciso “transformar a venda numa experiência de compra, comunicar-se de forma objectiva e personalizada com o público-alvo, lançar mão da tecnologia, sem descuidar do atendimento primoroso e personalizado”. Os players da distribuição moderna em Portugal estão a fazer isso?
a) Sim 12.7%
b) Não 25.4%
c) Alguns 61.9%
4. As indústrias agro-alimentares pretendem que o acesso ao crédito bancário seja facilitado, “aliviando” os spreads praticados, e que a taxa reduzida de IVA seja alargada a todos os alimentos.
a) São medidas indispensáveis para a sobrevivência de algumas agro-indústrias portuguesas 63.9%
b) As empresas solicitam demasiados apoios. Está na altura de dependerem menos dos incentivos e ajudas 19.7%
c) São reivindicações pré-eleitorais 6.6%
d) Essa terá de ser uma das prioridades do novo Executivo 9.8%
5. De acordo com a GfK TEMAX® Portugal, o mercado português de produtos tecnológicos (electrónica de consumo, fotografia, pequenos e grandes electrodomésticos, telecomunicações, tecnologias de informação e equipamento de escritório), apresentou, no 2.º trimestre de 2009, uma queda de 11,8% em relação ao mesmo período do ano passado.
a) Dada a conjuntura económica actual, esta quebra era esperada 83.9%
b) Nada tem a ver com a crise 0%
c) O mercado evoluiu tanto nos últimos anos, que seria expectável o mercado descer 3.2%
d) O ritmo de venda destes equipamentos caiu em todos os países europeus 12.9%
6. Um relatório da Moody´s – “Global Beverage Industry Outlook” – concluiu que as empresas de bebidas resistiram à crise.
a) Só aquelas que conseguiram acompanhar a transferência de consumo de fora para dentro do lar 43.5%
b) Na generalidade, essa conclusão está correcta 24.2%
c) Essa conclusão está incorrecta 6.5%
d) É a prova de que uma estratégia bem planeada dá bons resultados 25.8%