Conselho dos Notáveis
A?possível expansão da Jerónimo Martins na Polónia e o aumento dos lançamentos de seguros destinados ao comércio foram as primeiras questões colocadas ao Conselho dos Notáveis. O?painel também foi questinado […]
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A?possível expansão da Jerónimo Martins na Polónia e o aumento dos lançamentos de seguros destinados ao comércio foram as primeiras questões colocadas ao Conselho dos Notáveis. O?painel também foi questinado relativamente às alterações dos hábitos de consumo, vendas de águas, refrigerantes e sumos, declarações do ministro da Agricultura e exportações portuguesas para Angola.
1. Notícias recentes dão conta de que a Jerónimo Martins poderá voltar às compras na Polónia.
a) É uma decisão acertada, já que detendo a liderança no país, vê reforçada a sua posição 75.7%
b) A Jerónimo Martins deveria capitalizar o sucesso polaco e expandir-se para países vizinhos 22.7%
c) Seria preferível aumentar a expansão em Portugal 1.6%
d) É mera especulação 0%
2. Ao longo dos últimos meses tem-se registado um aumento do lançamento de seguros destinados ao comércio.
a) É normal que, dada a actual conjuntura, este seja um negócio que possa ser rentabilizado pelas seguradoras 59.7%
b) São oportunidades de mercado que surgem e que deverão ser colmatadas 26.9%
c) É um simples aproveitar das dificuldades dos comerciantes 5.9%
d) São produtos que apresentam mais-valias 7.5%
3. Um recente estudo da Nielsen, em Espanha, concluiu que metade dos consumidores que passaram para as marcas próprias, não voltarão aos produtos de fabricante.
a) É um conclusão correcta 4.5%
b) É uma conclusão incorrecta 10.6%
c) Tudo dependerá dos preços praticados, tanto pelas marcas de distribuição como marcas de fabricante 60.7%
d) Esta será uma tendência global, já que com preços mais baixos e qualidade semelhante, o consumidor não irá pagar mais por um produto 24.2%
4. De acordo com os últimos dados da Associação Portuguesa dos Industriais de Águas Minerais e de Nascente e Associação Nacional dos Industriais de Refrigerantes e Sumos de Frutos (APIAM/ANIRSF), as vendas de águas e refrigerantes caíram em 2008, mas os sumos registaram uma subida.
a) Dada a actual conjuntura, é normal que alguns destes segmentos de bebidas registem quebras 44.6%
b) É o normal desenrolar do mercado 9.2%
c) É uma clara tendência de mercado: refrigerantes a cair e sumos a subir 46.2%
d) Esta realidade deve-se ao aumento de preços 0%
5. Numa recente entrevista ao Expresso, o ministro da Agricultura, Jaime Silva, admite que nunca houve tanto dinheiro no mundo rural em Portugal.
a) É uma afirmação correcta 4.7%
b) O problema não está em haver mais ou menos dinheiro, mas sim na correcta utilização do mesmo 81.2%
c) É uma afirmação falsa 9.4%
d) Sempre houve dinheiro para a agricultura 4.7%
6. As exportações portuguesas para Angola aumentaram 21,6% no final de Abril face ao mesmo período de 2008, e atingiram 720 milhões de euros, segundo afirmou o presidente da Câmara do Comércio e Indústria Portugal Angola (CCIPA).
a) Estes números mostram bem a importância que Angola possui para o mercado português 41.8%
b) Apesar destes números, Portugal não deverá concentrar as exportações somente num país 17.9%
c) A aposta nacional deverá centrar, actualmente, na Ásia, região com maior potencial de crescimento 2.9%
d) A conclusão é simples: Portugal deveria apostar cada vez mais nos países de língua oficial portuguesa e capitalizar as boas relações com esses países 37.4%