Conselho dos Notáveis
As opiniões relativamente à abertura de lojas em 2009, o Global Powers of Retailing 2009 e a presença de dois grupos portugueses entre o Top 250, a decisão da Mercadona […]
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As opiniões relativamente à abertura de lojas em 2009, o Global Powers of Retailing 2009 e a presença de dois grupos portugueses entre o Top 250, a decisão da Mercadona em retirar dos lineares várias marcas de fabricante e as medidas até agora anunciadas por Barack Obama, foram as primeiras questões colocadas ao Conselho dos Notáveis. Além disso, a luta das cervejeiras pelas quotas e as primeiras opiniões sobre a Alimentaria Lisboa 2009.
1. De acordo com as mais recentes notícias, o ano de 2009 deverá registar mais de 70 novas lojas dos mais diversos retalhistas a actuar no mercado português.
a) Este número, dada a actual conjuntura económica, é demasiado 12.1%
b) É uma forma de apostar na criação de emprego 6.9%
c) Portugal já possui um elevado número de super e hipermercados 12.1%
d) Com as vendas no retalho a registar quebras, talvez o número de aberturas de loja conheça uma revisão 68.9%
2. O Global Powers of Retailing 2009, coloca dois grupos portugueses entre os 250 maiores retalhistas do mundo: Jerónimo Martins e e Sonae Distribuição, nos 116.º e 175.º lugares, respectivamente.
a) É a prova de que o retalho português está bem organizado 21.1%
b) Estas posições no ranking são inconsequentes, dada a dimensão dos grupos 14.1%
c) É provável que a JM consiga subir mais no ranking, dada a estratégia definida para a operação polaca 17.5%
d) Se os grupos apostarem na internacionalização e retalho não alimentar, talvez consigam subir mais no ranking 47.3%
3. Em Espanha, a Mercadona, um dos principais grupos retalhistas, decidiu retirar dos lineares várias marcas de fabricante e apostar mais na marca própria. A estratégia, diz, é baixar o preço médio do carrinha de compras.
a) É uma estratégia correcta em benefício do consumidor 10.7%
b) É errado colocar em cima das marcas de fabricante a política de redução de preços 3.6%
c) É a “guerra” distribuição vs produção que só beneficia a distribuição 17.9%
d) Uma correcta política de redução de preços não passa pela “expulsão” das marcas de fabricante dos lineares 67.8%
4. Após a tomada de posse de Barack Obama como Presidente dos EUA e embora só exerça o cargo há menos de um mês
a) As medidas até agora anunciada vão de encontro ao esperado 20.7%
b) Eram de esperar medidas mais profundas, dada a gravidade da crise económico-financeira mundial 6.9%
c) É pouco tempo para fazer qualquer juízo 68.9%
d) As medidas até agora anunciadas só terão impacto a nível doméstico e não globalmente 3.5%
5. Unicer (Super Bock) e Sociedade Central de Cervejas e Bebidas (Sagres) lançaram recentemente dois filmes publicitários, assumindo a liderança na mercado nacional de cervejas. No entanto, os dados não correspondem ao mesmo período de tempo. No caso da Sagres trata-se dos meses Outubro e Novembro de 2008, e na Super Bock ao total do ano 2008.
a) São estratégias de publicidade e comunicação como quaisquer outras 36.8%
b) Torna-se já aborrecida esta “guerra” de quotas nas cervejas 38.6%
c) Não se pode cair no “pormenor” de afirmar-se líder durante um ou dois meses, quando na análise anual não se é líder 12.3%
d) Se a liderança em determinado período é confirmada por dados concretos, esta deve ser aproveitada 12.3%
6. Estamos a menos de três meses da realização da Alimentaria Lisboa 2009.
a) Na actual conjuntura, ainda é cedo para se perceber se uma participação na feira traz retornos 18.9%
b) A participação nesta feira é demasiado onerosa, dada a actual crise 27.6%
c) A feira vem na altura certa 1.7%
d) Se bem planeada e organizada, a participação numa feira deste tipo é sempre proveitosa 51.8%