Conselho dos Notáveis
Neste início de 2009, questionámos o Conselho dos Notáveis acerca do pacote de medidas anunciado pelo Governo para combater a crise, o papel da comunicação social na cobertura da actual […]
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Neste início de 2009, questionámos o Conselho dos Notáveis acerca do pacote de medidas anunciado pelo Governo para combater a crise, o papel da comunicação social na cobertura da actual conjuntura, qual a maior preocupação para o ano que agora se inicia e uma proposta de “política comercial aberta” do Comissário dos Assuntos Monetários e Económicos, Joaquim Almúnia, entre outros.
1. O Governo anunciou recentemente um pacote de medidas para fazer face à crise económico-financeira, revelando ter mais 2,1 mil milhões de euros para estimular a economia.
a) O pacote e medidas anunciadas pelo Executivo são benéficas para a economia e ajudam a ultrapassar algumas dificuldades: 25%
b) Faltou ao Governo explicar como e onde o dinheiro vai ser investido. Não basta dizer que se tem o dinheiro, há que investi-lo nos sítios certos: 52.1%
c) As medidas são correctas, mas o Governo deveria canalizar também algum do dinheiro que tem previsto investir nas grandes obras para a economia real: 12.5%
d) O valor do investimento anunciado pelo Governo é pouco para a gravidade da crise: 10.4%
2. De acordo com o Parlamento britânico, a imprensa é uma das grandes culpadas pela dimensão da crise actual, considerando que caberia à imprensa descobrir a tempo e horas aquilo que motivou a crise, tendo lançado, inclusive, uma investigação formal para averiguar se não deveriam ser aplicadas regras aos jornalistas em tempos de crise.
a) Não faz qualquer sentido culpar a imprensa por esta situação. Os media devem cingir a sua actuação exclusivamente a dar informação: 16.7%
b) De facto, os media empolaram a situação ao dar notícias demasiado dramáticas quando não se justificava: 6.3%
c) Não se deve censurar o trabalho nos media, desde que seja bem feito: 8.3%
d) Cabe às entidades reguladoras averiguar e descobrir fraudes e situações ilícitas. Os media estão cá para informar o público: 68.7%
3. Qual é a maior preocupação para 2009?
a) A continuação da crise económica no geral: 69.6%
b) O aumento do desemprego: 19.6%
c) A contínua diminuição da competitividade do tecido empresarial português: 10.8%
d) A falta de investimentos públicos para dinamizar a economia nacional: 0.0%
4. A Comissão Europeia (CE), pela voz do Comissário dos Assuntos Monetários e Económicos, Joaquim Almúnia, propôs uma “política comercial aberta” para enfrentar as consequências do impacto conjugado da “situação de desaceleração económica actual “e da alta de preços registada entre Agosto de 2007 e Julho de 2008.
a) A economia europeia só beneficiaria da aplicação de uma medidas destas: 29.2%
b) Uma maior concorrência faria os preços baixar, o que é sempre positivo: 25%
c) É uma medida utópica: 20.8%
d) Seria benéfico para o consumidor nacional, mas prejudicial para os operadores nacionais, dado não possuírem competitividade para concorrer com os grandes players internacionais: 25%
5. Aumentar a área de venda de um centro comercial passará a estar a cargo do processo de licenciamento, deixando de ser a autarquia local a fazê-lo. A revisão desta lei elimina o sistema de fases e os pedidos de instalações de lojas e centros comerciais podem ser entregues em conjunto.
a) Esta revisão da lei elimina a burocracia, o que é sempre positivo: 31.9%
b) É uma medida negativa. Já existem centros comerciais a mais: 10.6%
c) Tudo o que facilita a instalação de empresas e promova a concorrência, é positivo: 46.9%
d) A medida mais correcta seria a de congelar a construção de centros comercias durante algum tempo: 10.6%
6. A “marca Portugal” não vende. Exemplo disso mesmo foi dado por Pedro Bidarra, vice-presidente da BBDO, durante o congresso da APAVT, em Macau, que apresentou o caso da Sogrape, revelando que, para lançar o Mateus Rosé em Espanha, a empresa utilizou o slogan: “Mateus Rosé, the taste of Spain”.
a) É no mínimo incompreensível como é que uma empresa portuguesa não promove o seu produto como sendo de Portugal: 24.4%
b) É um reflexo de quão pequeno é Portugal no mundo dos vinhos: 26.7%
c) Se uma empresa como a Sogrape não consegue impor o Mateus Rosé como um produto português no mercado internacional, o que dizer de empresas mais pequenas: 28.9%
d) Situações como estas não deviam ser permitidas. Se é um produto português, as autoridades nacionais deveriam obrigar as empresas a promovê-los como “de Portugal”: 20%
Quem são:
– Alexandre Relvas, Director-geral da Logoplaste
– Álvaro Piteira, Director de Vendas da Bonduelle
– Américo Ribeiro, Director-geral da Auchan Portugal
– Ana Calheiros, Responsável pela de Soluções Empresariais da Microsoft
– António Machado, Director de Expansão da IKEA
– António Pereira Joaquim, Director de Comunicação da Nissan
– António Reffoios, Administrador-delegado da Nestlé
– António Reis Pereira, Country Manager da MAN Financial Services Portugal
– António Simões, Administrador da Sovena
– Arménio Mendes, Director-geral da Dr. Oetker
– Artur Moreira, Director Comercial da El Pozo
– Beatriz Imperatori, Directora-geral da Centromarca
– Carlos Liz, Director-geral da APEME
– Carlos Maia, Director-geral da Staples Portugal
– Carlos Martins, Director-geral da Manuel Nunes Cash&Carry
– Carlos Miguel da Conceição, Director Comercial e Marketing da Empresa Águas do Vimeiro
– Carlos Truta, Director-geral da Gateway
– Clara de Moura Guedes, Administradora-delegada da Saloio
– Cláudia Almeida e Silva, Directora-geral da FNAC Portugal
– Cláudia Portugal, Directora-geral da PrimeDrinks
– Eduardo Medeiro, Administrador da Aliança
– Emmanuel Pouey, General Manager da Baccardi-Martini Portugal
– Fernanda Vieira, Administradora da José Maria Vieira
– Fernando Costa, Director Comercial da Fricon
– Gonzalo Sanmartin, Gestor de mercado da Kellog´s Portugal
– Henrique Lehrfeld, Director-geral da Hörmann Portugal
– Jaime Alves Cardoso, Director de Marketing da Sumolis
– Joana Queiroz Ribeiro, Directora de Comunicação e Relações Institucionais da Unicer
– João Almeida, Director-geral da Iveco Portugal
– João Morais e Castro, Presidente do Conselho de Administração da Azal
– João Palmeira, Director-geral da Chep
– João Torres, Gestor de Comunicação e Mercado, da Unidade de Camiões e Autocarros Volvo
– João Ribeiro, General Manager da ADT Portugal
– Joaquim Lima, Director-geral da APCOR
– Joaquin Borges Martins, Director Marketing da Henkel
– Jorge Amado, Director-geral da Europastry
– Jorge Ferraz, Director de Operações da McDonalds Portugal
– Jorge Henriques, Director-geral da Mineraqua
– Jorge Lopes, Director Comunicação da Unilever
– Jorge Valdeira, Director-geral da Kimberly Clark
– José Alberto Antunes, Marketing Manager Coca-Cola
– José António Rousseau, Director-geral da APED
– José António Silva, Presidente da CCP
– José Fortunato, Director de Marketing da Sonae Distribuição
– José Seno, Membro da AICC
– Luís da Bernarda, Administrador da PortSpar
– Luís Pires, Director-geral da Ségécé
– Manuel Pinheiro, Presidente da CVRVV
– Manuel Rocha, Director-geral da PortuVinus
– Manuel Sousa Pinto, Director-geral da Sogrape Distribuição
– Manuel Tarré, Director-geral da Gelpeixe
– Maria do Carmo Pinto Sousa, Trade Marketing Manager da Active Brands
– Maria João Freixo, Head of Category Solutions da Johnson&Johnson
– Maria Luiza Carreira, Secretária-geral da CODIPOR
– Miguel Major, Director-geral da Itautec Portugal
– Nelson Brito, Director-geral da Kraft Foods
– Nuno Teles, Director de Marketing da Sociedade Central de Cervejas e Bebidas
– Paul Miles, Presidente da POPAI
– Paulo Amorim, Presidente da Anceve
– Paulo Borges, Director de Marketing para Sul da Europa da Checkpoint Systems
– Paulo Caldeira, Business Development Director da TNS Euroteste
– Paulo Carracha, Director-geral da Imaje
– Paulo Castro Dias, Administrador-delegado da Florette Portugal
– Paulo Gomes, Director de Comunicação e Imagem da SGS
– Paulo Ribeiro, Director-geral da Brindauto
– Pedro Couto, Responsável Nacional de Vendas da Silvex
– Pedro Nogueira, Director-geral da Diageo Portugal
– Pedro Queiroz, Director-geral da FIPA
– Rui Braga, Director-geral da Iglo
– Rui Garcia, Director de Vendas da F. Lima
– Rui Leite, Presidente da ANIL
– Rui Miguel Nabeiro, Administrador do grupo Nabeiro-Delta Cafés
– Sandra Campos, Head of Retail da Cushman&Wakefield
– Susana Pais, Marketing Manager da Vitacress
– Vera Norte, Directora de Comunicação da Tetra Pak Ibéria
– Vítor Amaral, Marketing Director da Nielsen Portugal