Palavra-chave
por Vanessa Ribeiro, Qualquer empresa ambiciona alcançar o sucesso. Mas o que define o sucesso? Poderá ser reconhecido pela sobrevivência a longo prazo da organização, pelo seu crescimento contínuo e […]

Hipersuper
Casaleiro com nova imagem e novas referências
Mars vai investir 27 milhões de dólares para reduzir emissões em explorações agrícolas
Sophos e Pax8 anunciam parceria para simplificar a gestão da segurança
Wells abre nova loja em Aveiro
Panattoni Iberia constrói parque logístico em Santarém
Corticeira Amorim promove novo programa de recolha seletiva e de reciclagem de rolhas de cortiça em Nova Iorque
MO reabre lojas em Esposende e Abrantes
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
por Vanessa Ribeiro,
Qualquer empresa ambiciona alcançar o sucesso. Mas o que define o sucesso? Poderá ser reconhecido pela sobrevivência a longo prazo da organização, pelo seu crescimento contínuo e pela demonstração de uma sólida capacidade de inovação. Mas como garantir a sua continuidade?
Ao desenvolver uma estratégia, cria-se uma decisão e orientação sólida relativamente aos objectivos que a empresa se propõe a alcançar. Pode-se dizer que é um conjunto de escolhas fulcrais para o seu sucesso, para a sua adaptação à evolução do meio envolvente e para a sua influência sobre ele.
No que concerne os recursos humanos da empresa, pode-se definir uma reflexão estratégica que se justifica quando permite reforçar a consciência das pessoas face às metas a atingir e criar valor no trabalho desenvolvido. No caso da área do trabalho temporário, as duas fontes de valor poderão ser a qualidade e a rapidez no serviço face ao que os concorrentes podem oferecer.
Mas mesmo após a definição de uma estratégia/valor para a empresa, é importante compreender o processo implícito neste objectivo, sobretudo porque o sucesso se alcança pelo trabalho integral de uma equipa. O objectivo comum será o crescimento da empresa, através do lucro, mas pode-se confirmar que todos os seus elementos têm a noção desta realidade e do que é necessário para o alcançar?
A comunicação entre todos os membros da equipa é um dos elementos-chave após a definição de uma estratégia, não só em termos de objectivos e planos de crescimento, mas também no sentido de fomentar o próprio crescimento de cada elemento pertencente à mesma. Esta comunicação interpessoal permite o desenvolvimento de um relacionamento positivo entre todos e estimula a motivação individual de cada elemento.
Será que o aspecto mais importante é o resultado financeiro alcançado da empresa ou a própria satisfação da equipa que a integra? Será que o sucesso verdadeiro é o alcance de ambos, ou será que um põe em causa o outro?
Podemos resumir estas ideias a uma só palavra-chave: processo. Será que a empresa pode garantir o seu sucesso através de uma simples análise dos processos intrínsecos e extrínsecos inerentes à mesma? Serão casos que surgem no dia-a-dia e que permitem uma análise constante das necessidades da organização?
No fundo, será que existe uma palavra-chave quando se fala em sucesso? São apenas questões que podemos reter para nos ajudarem a reflectir…
Responsável de Selecção da Olympia