Conselho dos Notáveis
O crescimento das quotas das marcas próprias da Distribuição Moderna, a crise económica mundial e as consequências para a economia nacional e para as exportações portuguesas foram as primeiras questões […]
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O crescimento das quotas das marcas próprias da Distribuição Moderna, a crise económica mundial e as consequências para a economia nacional e para as exportações portuguesas foram as primeiras questões colocadas ao Conselho dos Notáveis. Além disso, a crise do leite na China e a garantia deixada pela ASAE, e a abertura da primeira loja da Starbucks em Portugal.1. As quotas das marcas próprias da Distribuição Moderna estão a crescer.
É uma consequência da situação económica do País. – 43.5%
Em tempos de crise o consumidor prefere comprar o mesmo produto, mas mais barato. – 32.2%
Os consumidores já perceberam que não vale a pena comprar marcas de fabricante, se as marcas próprias possuem a mesma qualidade. – 19.5%
É uma realidade passageira, uma vez que a qualidade das marcas de fabricante será sempre melhor. – 4.8%
2. Quando é que a crise económica/financeira mundial irá afectar Portugal?
A crise já está a afectar Portugal há alguns anos. Os últimos acontecimentos só vieram agravar a situação. – 55.5%
A crise afectará Portugal ainda em 2008. – 17.5%
2009 será o ano em que a crise mundial terá mais efeitos sobre a nossa economia. – 25.4%
Portugal não será muito afectado por esta situação. – 1.6%
3. O que é que tem prejudicado mais as exportações portuguesas?
A alta do euro. – 10%
A falta de capacidade para produzir mais a um custo menor. – 23.3%
O desenvolvimento da mão-de-obra barata nos mercados emergentes. – 41.7%
A falta de empenho e investimento das empresas nacionais na exportação. – 25%
4. Conhecida que é a crise económica/financeira mundial, qual a região que mais influência tem sobre as exportações portuguesas?
EUA + Canadá. – 19%
Europa. – 71.4%
África. – 4.8%
Ásia. – 4.8%
5. O jornal Público comprou bebidas de leite chinesas, apesar de em 2002 a UE ter decretado um embargo a estes produtos e de a ASAE ter assegurado que não se encontram à venda em Portugal.
Esta situação vem demonstrar a falta de fiscalização existente no nosso País. – 22.9%
É impossível controlar as fronteiras e a entrada de produtos depois do acordo de Schengen. – 4.9%
São casos pontuais que acontecem em qualquer país. – 36.1%
Estas situações só se resolvem com maior fiscalização e multas pesadas aos infractores. – 36.1%
6. A Starbucks abriu recentemente a primeira loja em Portugal. O local escolhido: Centro Comercial Alegro. Apesar de já estar anunciada uma loja para Belém…
Fazia mais sentido que a primeira loja ficasse localizada numa zona central de Lisboa. – 25.8%
Dado que a abertura das duas lojas acontece quase em simultâneo, a questão não se coloca. – 11.3%
É uma estratégia bem desenhada, dado o gosto dos portugueses por centros comerciais. – 17.7%
O importante é a entrada da Starbucks em Portugal e não tanto a localização da primeira loja. – 45.2%
Fonte: Dados recolhidos e trabalhados pelo Jornal Hipersuper; Universo de 76 pessoas, 62 respostas