Novo ciclo Scania em Portugal
A agora denominada Scania Cimpomóvel S.A. fez, recentemente, a apresentação oficial da nova estrutura em Portugal, iniciando assim o novo ciclo da sua presença no País. O principal objectivo é […]

António Soares
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A agora denominada Scania Cimpomóvel S.A. fez, recentemente, a apresentação oficial da nova estrutura em Portugal, iniciando assim o novo ciclo da sua presença no País. O principal objectivo é «ter uma operação rentável acrescido de uma forte presença no mercado».
Depois da aquisição do seu distribuidor oficial no País (Cimpomóvel Veículos Pesados), os responsáveis da Scania, ou melhor, da Scania Cimpomóvel, consideram este um passo bastante importante na estratégia do construtor. Segundo o vice-presidente do grupo, Hans-Chirster Holgersson, «a transacção representa mais um passo na cadeia de valor e abre caminho para uma melhor coordenação entre a rede de distribuição Scania em toda a Europa, aumentando as sinergias». O vice-presidente adianta ainda que «a Scania está bastante satisfeita com a operação em Portugal» pelo facto de ter liderado o mercado no primeiro trimestre de 2007, contudo, acrescenta que o «principal objectivo é ter uma operação rentável acrescido de uma forte presença no mercado». O mesmo acrescenta que o «acordo feliz» com a Cimpomóvel «representa mais um passo na cadeia de valor, abrindo também o caminho para uma melhor coordenação entre as redes de distribuição Scania na Europa».
À frente dos destinos do construtor em Portugal ficará Richard König, um sueco nascido na ilha da Madeira que tem vindo a desenvolver a sua carreira na Scania nos últimos 20 anos. A empresa dispõe de rede própria constituída por seis filiais de vendas e pós-venda, complementada por cinco oficinas autorizadas.
A marca tem como missão a oferta de alta qualidade, através de veículos pesados, no transporte rodoviário de mercadorias e passageiros, sendo que os seus principais compromissos, para o nosso País, se centram na implementação de ferramentas e métodos standard, na coordenação e sinergias com a rede no mundo Scania, na inclusão de melhores práticas globais e num desenvolvimento local da gama de produtos e serviços de acordo com as necessidades e expectativas dos clientes em Portugal.
Ainda no panorama nacional, a Scania Cimpomóvel S.A., avançou com alguns números. Em 2006, a marca reportou vendas no montante de 72 milhões de euros, totalizando cerca de 500 camiões, o que representa uma quota de mercado de 13%. a Nível internacional, os fornecedores estão obrigatoriamente forçados a aumentar os seus níveis de produção. A marca espera que num prazo máximo de dois anos seja atingido um volume de vendas de 100 mil unidades.
O Mundo Scania
Sendo uma empresa com 116 anos de história industrial, a Scania tem vindo a registar um crescimento significativo a nível das vendas/exportações dos seus veículos (camiões e autocarros).
Entre os maiores mercados de entrega de camiões é de registar a Grã–Bretanha onde, em 2006, foram entregues 5.440 unidades, o Brasil, que surge no segundo lugar do Top 10 com 5.063 e a Rússia que, apesar de se encontrar na oitava posição, registou uma recepção de 2.565 unidades face às 1.422 do ano anterior. Aliás, este último país, que representa 30% da importação de camiões, aparece como uma forte aposta para a Scania tal como acontece com o resto do mercado da Europa Central e de Leste. O rápido crescimento económico, o investimento em infra-estruturas, a aproximação dos padrões de consumo à Europa Ocidental e o aumento da procura de transportes devido à forte instalação de unidades de produção, justificam o investimento dos suecos. Um reflexo do crescimento nestes países são os resultados fornecidos pela própria marca sobre a evolução da taxa de crescimento anual, entre 1996 e 2005, a rondar os 18%.
No mesmo período, mas no mercado da Europa Ocidental, a taxa registou um crescimento anual de cerca de 3,8%. Mesmo com valores inferiores, o impacto da Europa Comunitária integrada, o investimento económico europeu ou mesmo o aumento de fretes, proveniente do crescimento do consumo de bens, fazem com que o crescimento tenha sido mantido ao longo dos anos, assim como se espera que essa tendência continue.
Actualmente, a Scania dispõe de Unidades de vendas e Serviços em 100 países com mil pontos de venda, 1.500 oficinas, 32 mil colaboradores, 95% de disponibilidade de peças e uma garantia de assistência de 24 horas por dia. As Unidades de Produção encontram-se na Suécia, Brasil, Holanda, Argentina e França.
Para o futuro, a aposta vai para o aproveitamento do conceito de “One-Stop Shopping”, ou seja, no mesmo posto de venda é possível satisfazer todas as necessidades desde assistência Scania, gestão de frotas, financiamento, formação de motoristas, veículos de aluguer, seguros entre outros.